Nos últimos anos, a jornada de compra no varejo sofreu muitas mudanças. Com o crescimento da tecnologia, principalmente dos dispositivos móveis, os consumidores estão mais empoderados no momento da compra. Com apenas um clique podemos pesquisar preços, modelos, tamanhos, taxas de entrega e muito mais.

Após essas mudanças os varejistas começaram a mudar junto com seu público, deixando de lado a prática de oferecer os produtos por um único canal de vendas. E assim, a cada dia se faz mais presente a estratégia: VENDAS MULTICANAL. 

Devido à relação diária do consumidor com a tecnologia, as pesquisas não se limitam a um único canal para procurar produtos ou serviços. Quem consome quer ter opções de maneira prática. O Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos com 62%, seguido pelo Facebook com 61%, Google Shopping com 61% e Whatsapp com 37% (MERCADO E CONSUMO, 2021). 

Por isso, as empresas precisam se reinventar em diversas alternativas de vendas, expandindo sua marca e alcançando vendas maiores. Isso é o que torna MULTICANAL. 

Mas, afinal o que é estratégia multicanal?

Uma estratégia multicanal considera a comunicação baseada em preferências e a forma que cada público se comporta e interage com a sua marca, visando o desenvolvimento de uma boa estratégia de relacionamento com todos, por meio dos diversos canais que são disponibilizados.

Exemplo: 

  • Loja Física
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
  • Email
  • Marketplaces
  • Mídias tradicionais (Rádio, impresso, TV)
  • SMS
  • Website

Como iniciar vendas em multicanais?

Caso você já tenha uma loja física, o primeiro passo para iniciar suas vendas on-line é investir em uma plataforma de e-commerce baseada no conceito omnichannel.  Esse é um sistema facilitador, pois todas as informações ficam armazenadas em um só lugar, facilitando o dia a dia da operação, levando também um novo caminho para o marketing e a comunicação da empresa. Visando sempre melhorar a experiência do consumidor. 

De acordo com uma pesquisa de 2021 do International Data Corporation (IDC) e Infobip, 25% dos clientes gastaram mais com empresas que utilizam de plataformas digitais integradas à experiência do usuário. 

Cada canal terá suas próprias necessidades. Você precisará escolher aqueles que mais atendam às características do seu negócio. Por exemplo, se sua opção for investir em mídias digitais, é necessário ter um profissional especializado, como um social media ou analista de redes sociais. Ele irá atualizar esses meios constantemente, expandindo o relacionamento com os clientes nas redes e percebendo as necessidades do público.

Após a escolha de quais meios utilizar, defina os produtos por canal. Se o seu catálogo de produtos ou serviços for grande, pode ser uma estratégia escolher em quais você deve vender. 

Como escolher os melhores canais?

Para escolher os melhores canais de venda, busque conhecimento sobre o seu público-alvo e se certifique sobre como utilizar a demanda de sua empresa. É indispensável estudar sobre produtos que podem ser oferecidos no meio virtual e físico, de acordo com a probabilidade de vendas e alcance.

Após um estudo do seu público-alvo, elabore uma persona e alinhe onde e como ela utiliza os seus canais de consumo. Fazendo isso, será mais ágil a escolha do seu segmento de vendas. 

Veja as vantagens e benefícios de vender em multicanais:

  • Facilidade nas trocas

Havendo vários meios disponíveis para as compras e retiradas, haverá também mais facilidade para as trocas, pois os clientes irão dispor de mais opções . 

  • Otimização do tempo

Quando se trata de otimização, voltamos a falar da estratégia Ominichanel, unindo as vendas físicas às digitais um único sistema, que facilita o trabalho de toda a empresa. Com isso, o atendente tem acesso a qualquer informação com muito mais rapidez, sem precisar procurar os registros de um cliente em vários lugares diferentes, por exemplo.

  • Aumento nas vendas

Quando um cliente encontra um produto de qualidade e um bom atendimento, ele mesmo faz a propaganda do seu negócio. Entendendo que, alguns consumidores preferem comprar pela internet, enquanto outros preferem lojas físicas. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 97% dos consumidores buscam informações online antes de comprar na loja física. 

  • Atendimento personalizado

Se houver o registro de dados dos consumidores e das vendas, fica ainda mais dinâmico realizar um atendimento de forma específica. Você cria uma experiência unificada, ao combinar canais físicos e virtuais. Podendo, assim, proporcionar experiências consistentes para consumidores em todas as plataformas. 

  • Acesso a relatórios completos

Para localizar os pontos de melhoria no atendimento multicanal é necessário ter acesso ao relatório de métricas e indicadores de cada canal escolhido. Com base nisso, é possível criar ofertas customizadas, focadas de maneira específica, como cupons de desconto e links de entrada.

  • Satisfação dos clientes

Quando o cliente está satisfeito, compra com frequência na mesma empresa. Além disso, a loja passa a ser bem avaliada, e, dessa forma,  mais pessoas passam a querer conhecer a organização e consumir os seus produtos.

“66% dos clientes comprariam novamente se recebessem comunicação constante durante sua compra.” (INFOBIP, 2021)

Lembre-se: Uma estratégia multicanal não diz respeito a uma  divulgação disparada em meios de comunicação diferentes, de forma simultânea. É um conjunto de ações que visa a  alcançar vendas, por meio de diversos canais que usam linguagens distintas. 

A estratégia Multicanal, se usada da maneira correta, pode ser muito útil e gerar bons resultados. Entender isso faz toda a diferença para  impactar mais consumidores e favorecer o sucesso em suas vendas! 

Por isso, a Conecta Lá está pronta para te ajudar a transformar sua experiência de venda em multicanais. Conheça nossas soluções e descubra como vender sem burocracia nos maiores marketplaces do Brasil. 

Gostou de saber mais sobre a estratégia de venda multicanal? Siga nossas dicas e tenha sucesso nas suas vendas! Até a próxima conexão.