O conceito de vendas multicanal, como o próprio nome sugere, tem como foco distribuir os produtos de lojistas em várias plataformas de venda. O objetivo é aumentar as chances do comprador encontrar a mercadoria da sua empresa e gerar mais vendas. 

Na prática, todo lojista tem esse objetivo comum: conquistar mais clientes e aumentar o faturamento. 

E, atualmente, isso vai muito além de ter um e-commerce. É preciso estar onde os consumidores estão, o que significa, em muitos casos, apresentar seus produtos em mais de uma plataforma online. 

Nesse sentido, voltamos ao termo que abriu esse artigo: as vendas multicanal. 

Mas, afinal, como colocar em prática esse modelo comercial? Quais são os seus principais desafios? Como escolher os canais de venda? E quais as reais vantagens disso? 

Essas são algumas das perguntas que respondemos a seguir. Se elas estão rondando a sua cabeça, te convidamos a continuar com a gente e a ler o nosso guia sobre o assunto.

O que é uma estratégia de venda multicanal?

Uma estratégia multicanal considera a comunicação baseada em preferências e a forma que cada público se comporta e interage com a sua marca, visando o desenvolvimento de uma boa estratégia de relacionamento com todos, por meio dos diversos canais que são disponibilizados.

Em outras palavras, uma estratégia de venda multicanal é aquela em que uma mesma empresa comercializa seus produtos em diferentes plataformas, entre elas:

  • loja física;
  • redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter);
  • email;
  • marketplaces;
  • mídias tradicionais (Rádio, impresso, TV);
  • SMS;
  • site ou e-commerce.

Isso significa que para atender as demandas atuais dos compradores é preciso ampliar os canais em que suas mercadorias estão disponíveis para a compra. 

Mas, por que fazer isso? Simplesmente, porque nos últimos anos, a jornada de compra no varejo sofreu muitas mudanças. 

Com o crescimento da tecnologia, principalmente dos dispositivos móveis, os consumidores estão mais empoderados no momento da compra. 

Com apenas um clique podemos pesquisar preços, modelos, tamanhos, taxas de entrega e muito mais.

Após essas mudanças os varejistas começaram a mudar junto com seu público, deixando de lado a prática de oferecer os produtos por um único canal de vendas. E assim, a cada dia se faz mais presente a estratégia de vendas multicanal. 

Devido à relação diária do consumidor com a tecnologia, as pesquisas com intuito de compra não se limitam a uma única plataforma. 

Quem consome quer ter opções de maneira prática. Uma pesquisa de Mercado e Consumo, mostra que o Instagram, por exemplo, é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos com 62% das pesquisas, seguido pelo Facebook com 61%, Google Shopping com 61% e Whatsapp com 37%.

Perceba que as preferências estão distribuídas e é justamente por isso que é preciso se reinventar, criando diversas alternativas de vendas, expandindo sua marca e alcançando vendas maiores. É isso que vai tornar você multicanal.   

Leia também: Tudo sobre Marketplace: dicas, vantagens e como funciona!

Como iniciar vendas em multicanais?

Caso você já tenha uma loja física, o primeiro passo para iniciar suas vendas online é investir em uma plataforma de e-commerce baseada no conceito omnichannel.  

Esse é um sistema facilitador, pois todas as informações ficam armazenadas em um só lugar, facilitando o dia a dia da operação, levando também um novo caminho para o marketing e a comunicação da empresa. Visando sempre melhorar a experiência do consumidor.

De acordo com uma pesquisa de 2021 do International Data Corporation (IDC) e Infobip, 25% dos clientes gastaram mais com empresas que utilizam de plataformas digitais integradas à experiência do usuário. 

Mas, atenção, afinal, cada canal terá suas próprias necessidades. Você precisará escolher aqueles que mais atendam às características do seu negócio. 

Por exemplo, se sua opção for investir em mídias digitais, é necessário ter um profissional especializado, como um social media ou analista de redes sociais. 

Ele irá atualizar esses meios constantemente, expandindo o relacionamento com os clientes nas redes e percebendo as necessidades do público.

Após a escolha de quais meios utilizar, defina os produtos por canal. Se o seu catálogo de produtos ou serviços for grande, pode ser uma estratégia escolher em quais você deve vender. 

Além disso, para facilitar a gestão de um negócio com vendas multicanal, é fundamental um ERP para e-commerce e marketplace, como o do Bling, que permite a integração das múltiplas plataformas de venda em um único lugar. 

Dessa forma, você como gestor, poderá ter acesso a todas as informações e atualizar tudo o que for preciso, como o estoque, usando uma única ferramenta. Dá para imaginar como isso vai facilitar o seu trabalho, não é mesmo? 

No vídeo abaixo falamos mais sobre como lidar com as demandas das vendas omnichannel, criando canais integrados. Entenda também se seu negócio está pronto para isso. Confira!

Como escolher os melhores canais?

Para escolher os melhores canais de venda, busque conhecimento sobre o seu público-alvo e se certifique sobre como utilizar a demanda de sua empresa. 

É indispensável estudar sobre produtos que podem ser oferecidos no meio virtual e físico, de acordo com a probabilidade de vendas e alcance.

Após um estudo do seu público-alvo, elabore uma persona e alinhe onde e como ela utiliza os seus canais de consumo. Fazendo isso, será mais ágil a escolha do seu segmento de vendas. 

Veja as vantagens e benefícios de vender em multicanais

Agora que você já sabe o que são vendas multicanal, que tal repassar seus benefícios? Afinal, o investimento só vale a pena se trouxer retorno, não é mesmo?

Por isso, fique atento e conheça os prós da venda multicanal: 

  • Facilidade nas trocas
  • Otimização do tempo
  • Aumento nas vendas
  • Atendimento personalizado
  • Acesso a relatórios completos
  • Satisfação dos clientes

Facilidade nas trocas

Havendo vários meios disponíveis para as compras e retiradas, haverá também mais facilidade para as trocas, pois os clientes irão dispor de mais opções . 

Otimização do tempo

Quando se trata de otimização, voltamos a falar da estratégia de venda omnichannel, unindo as vendas físicas às digitais um único sistema, que facilita o trabalho de toda a empresa. 

Com isso, o atendente tem acesso a qualquer informação com muito mais rapidez, sem precisar procurar os registros de um cliente em vários lugares diferentes, por exemplo.

Aumento nas vendas

Quando um cliente encontra um produto de qualidade e um bom atendimento, ele mesmo faz a propaganda do seu negócio. 

Entendendo que, alguns consumidores preferem comprar pela internet, enquanto outros preferem lojas físicas. 

Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 97% dos consumidores buscam informações online antes de comprar na loja física. 

Atendimento personalizado

Se houver o registro de dados dos consumidores e das vendas, fica ainda mais dinâmico realizar um atendimento de forma específica. Você cria uma experiência unificada, ao combinar canais físicos e virtuais. 

Podendo, assim, proporcionar experiências consistentes para consumidores em todas as plataformas. 

Acesso a relatórios completos

Para localizar os pontos de melhoria no atendimento multicanal é necessário ter acesso ao relatório de métricas e indicadores de cada canal escolhido. 

Com base nisso, é possível criar ofertas customizadas, focadas de maneira específica, como cupons de desconto e links de entrada.

Satisfação dos clientes

Quando o cliente está satisfeito, compra com frequência na mesma empresa. Além disso, a loja passa a ser bem avaliada, e, dessa forma,  mais pessoas passam a querer conhecer a organização e consumir os seus produtos.

“66% dos clientes comprariam novamente se recebessem comunicação constante durante sua compra.” (INFOBIP, 2021)

Opte pela integração ao fazer vendas multicanal

Uma estratégia multicanal não diz respeito a uma divulgação disparada em meios de comunicação diferentes, de forma simultânea.

É um conjunto de ações que visa a  alcançar vendas, por meio de diversos canais que usam linguagens distintas. 

Para que isso funcione de maneira eficiente, entretanto, é preciso integrar todas as funções da empresa, como estoque, finanças, notas fiscais e muito mais. 

Além disso, se torna indispensável reunir  as informações de todos os canais comerciais em um único sistema. Somente assim a gestão será eficiente e escalável, independente do número de plataformas escolhidas para vender. 

Como dissemos acima, o ERP para e-commerce e marketplace do Bling oferece essa integração, por um preço acessível e com recursos valiosos. Acesse nosso site e entenda tudo o que podemos fazer por você.