Pensar na evolução do varejo nos últimos anos é pensar também em alguns fatores fundamentais para essa evolução, como a transformação digital e a mudança do comportamento do consumidor. O ambiente de compra passou a ganhar horário e possibilidades mais amplas através do e-commerce, fazendo surgir o conceito de varejo 4.0. 

Assim como as pessoas estão hiperconectadas, os varejistas também precisaram se adequar e criar presença digital em múltiplos canais sempre em busca da melhor experiência de consumo para a jornada do cliente. 

Dentro deste contexto, o marketing 4.0 também vem para definir e se aplicar dentro de um caminho evolutivo de consumo, oferecendo integração plena entre os canais de venda e visando sempre as estratégias embasadas em dados.

Neste artigo, vamos abordar o varejo 4.0, tecnologias e oportunidades do empreendedor.

O que é Varejo Digital?

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o consumidor passou a consumir mais a partir do varejo digital: o e-commerce

Com ferramentas que auxiliam na gestão do negócio, o empreendedor online passa a ganhar facilidades e percebe as possibilidades maiores de venda que o varejo digital proporciona.

 Paralelo a isso, o comportamento de consumo das pessoas migrou em parte para o e-commerce, fortalecendo o formato que se intensificou e cresceu exponencialmente neste último ano em que enfrentamos uma pandemia.

O varejo digital é formado, além da loja virtual, também pelas redes sociais, que se destacam na visibilidade e acesso do consumidor. Vender nas redes sociais significa também criar vínculos com o cliente, pois possibilita interagir, gerar conversas e trocas e engajar a marca em campanhas relevantes e que, consequentemente, alavancam as vendas da loja virtual. 

A loja virtual também pode ser integrada a outros canais de venda, como os marketplaces. Isso faz com que o seu negócio crie uma presença digital forte e gere uma experiência omnichannel, ou seja, presença em diversos canais e formatos para o consumidor escolher onde, quando e como quer fazer a sua compra. 

Então, o que é Varejo 4.0?

O diferencial do varejo online é, além da possibilidade de crescer, também a construção contínua de marca e experiência de compra.

Quando falamos em varejo 4.0, referimos ao acompanhamento de um movimento da indústria 4.0 e do marketing 4.0, que se refere à Quarta Revolução Industrial: a revolução da tecnologia e automação. 

Quando o empreendedor se depara com essa transição do varejo online e offline, ele também é apresentado à possibilidade de integração no e-commerce, onde o gestor integra os setores e administra as operações em multiplataformas de forma descomplicada e eficiente.

O objetivo é criar um único espaço de compra, valendo-se mais uma vez de tecnologia através de venda omnichannel, tours virtuais, realidade aumentada, entre outras.  

O varejo 4.0 se baseia nas práticas do novo marketing e é focado na experiência do consumidor a fim de gerar repercussão positiva e ampliar o seu alcance. 

Na prática, como funciona o Varejo 4.0?

As empresas já estão investindo no modelo de varejo 4.0, é o caso de varejistas que dispõe de canal online e também loja física e podem gerar experiências positivas com as integrações dos canais, seja comprando online e retirando na loja ou outras integrações como: 

  • PDV online: com as lojas virtuais e marketplaces todo o processo é online, e a boa notícia é que o PDV pode estar integrado ao sistema ERP, automatizando os processos e auxiliando no controle. Também faz parte o PDV mobile, onde os lojistas conseguem dar ao cliente físico a mobilidade de fechamento da compra sem passar pelo caixa e criar filas. 
  • Locker: Sistema que armazena as compras feitas pelo e-commerce na loja física e possibilita o cliente fazer a retirada do produto sem pagar pelo frete. 
  • Provadores interativos: Através de realidade aumentada o cliente pode simular a prova da roupa ou acessório a partir do seu reflexo.

Além disso, outra tendência importante são os provadores sem gênero, evitando qualquer desconforto por parte dos clientes. 

Nas lojas físicas o varejo 4.0 também se caracteriza pelo apelo sustentável, cuidado com o lixo, excesso de plástico nas embalagens, tudo isso para criar uma experiência de consumo que vai ao encontro dos ideais do cliente do nosso tempo. 

Principais tecnologias presentes no Varejo 4.0

Como citamos, o varejo 4.0 tem sua base na utilização de tecnologia. Algumas ferramentas podem ser destacadas:

  • Inteligência artificial: 

Pode ser notada através dos totens de atendimento espalhados pelas lojas físicas, onde é possível consultar valores e fazer pagamentos sem passar pelo atendimento presencial. 

Na loja virtual, um filtro de atendimento através do chatbot também é parte do recurso de inteligência artificial, assim como as indicações de produtos semelhantes na finalização do seu pedido, indicando que outros consumidores também compraram combos compondo a compra. 

  • Big data: 

A conexão gera dados dos consumidores para que as empresas possam utilizar informações para criar ações de marketing e gerar mais resultados positivos para o negócio. 

As ferramentas de big data possibilitam a utilização de dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que desde 2020 é a legislação que visa proteger os dados de todas as pessoas e empresas. Vai desde a lembrança do aniversário do cliente, oferecendo algum desconto, até e-mail marketing e aviso de novidades. 

  • Internet das coisas: 

Este termo está associado aos objetos conectados à internet, e que fazem parte do varejo 4.0. Seja através de comando de voz, robôs, fechaduras inteligentes e até automação. 

  • Realidade virtual: 

A experiência de realidade virtual vai desde a utilização de óculos VR para ter uma experiência em algum lugar, ou mesmo aprovar um projeto arquitetônico, dando ao cliente a sensação de entrar no ambiente e visualizar como ficará disposto o espaço. 

  • UX – User Experience: 

Sempre que falamos em UX referimo-nos à experiência do usuário. No momento do primeiro contato com a marca até a finalização e entrega de alguma compra, a experiência do cliente deve ser pensada para ser positiva e memorável.

Muitas marcas apostam desde as músicas que estão sendo tocadas no ambiente, até o design da navegação da loja virtual. Em loja física também é relevante a disposição dos produtos para criar um ambiente propício e atrativo, passando também pelo atendimento presencial ou virtual deste cliente. 

  • Experiência Omnichannel: 

O consumidor do agora (e do futuro) não quer limites para a sua experiência de compra. Quer comprar de plataformas diferentes, pesquisar de qualquer lugar e fazer as suas próprias decisões, inclusive ao que se refere ao formato de pagamento ou entrega.

Dar opções ao cliente é a premissa básica para quem deseja criar uma experiência omnichannel.

A interligação dos canais de venda através de um sistema de gestão unificado, que sincroniza os setores internos e também os canais de venda, torna-se fundamental para dar ao cliente a sensação de integração da sua compra, sem perder a qualidade do atendimento, evitando também falhas de entrega ou produto.  O atendimento continuado também é uma característica e deve fazer parte da estratégia da empresa. 

Empreendedor: conheça os desafios do Varejo 4.0

A indústria 4.0, o marketing 4.0 e o varejo 4.0, são evoluções de sistemas que já viemos aplicando há anos, em outros formatos e contextos.

Para o empreendedor deste tempo, onde a integração é necessária e a tecnologia faz parte da nossa vida em todos os sentidos, também passam a surgir desafios para este empreendedor do varejo 4.0. 

A primeira dica é sempre capacitar a equipe de gestores e colaboradores para que todos tenham ferramentas necessárias e conhecimento para atender o novo consumidor. 

A transformação Digital dita uma nova era de consumo e não existe a possibilidade de efetivar vendas apenas no modo offline, negligenciando as possibilidades que o e-commerce nos apresenta. 

A cultura da empresa deve estar adaptada ao varejo digital e focada na experiência do consumidor, investindo em ferramentas de gestão que automatizam processos manuais e possibilitam integração entre os setores internos e canais de venda variados. 

O Varejo 4.0 já é uma realidade e nos apresenta cada vez mais novidades e inovação no mercado, é importante a atualização constante, de equipamentos, de informações e conhecimento coletivo para acompanhar as transformações intensas que estamos vivendo. 

A maneira como as pessoas consomem deve ser objeto de estudo a fim de criar estratégias para o seu negócio crescer e se destacar perante os concorrentes.