Pagamento online é todo tipo de transação realizada totalmente pela internet, uma tendência que não para de crescer no Brasil.
Estamos falando de uma modalidade de negócios capaz de movimentar nada menos que R$ 53 bilhões em um semestre.
Em tempos de crise na economia, contrastando com uma alta absurda no e-commerce (31% de um ano para o outro), seria uma loucura não aproveitar essa onda no seu negócio, certo?
Ainda mais em uma época de grandes oportunidades como a Black Friday (e logo ali, dobrando a esquina, o Natal).
Para explorar todo esse potencial, é preciso facilitar o pagamento online ao máximo.
Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre pagamento online em suas diversas formas e como aproveitar isso na Black Friday, com uma grande oportunidade para você ao final.
O que você verá no artigo:
Pagamento online: qual a importância dele na Black Friday?
Não é preciso ser especialista em e-commerce para saber o que a Black Friday significa para as vendas online.
Os grandes marketplaces das redes de varejo, as lojas online de qualquer porte e nicho, até mesmo os vendedores pessoa física: todo mundo bombardeia o público com descontos e oportunidades especiais nesta época.
A data é relativamente recente no Brasil, mas está crescendo em popularidade por aqui a cada ano, e muitos consumidores já guardam dinheiro pensando nas promoções do período.
Segundo uma pesquisa do Google, citada pela CNN, 64% dos brasileiros querem comprar algo durante a Black Friday.
São números espantosos: estamos falando de quase dois terços de todo o público ouvido pela pesquisa.
Entre os itens mais procurados, estão vestuário (mencionado por 62% dos entrevistados), celulares (40%), livros e papelaria (38%) e produtos de cuidado pessoal (27%).
Um grande contingente dessas pessoas vai procurar suas compras na internet.
E aí, será que é importante ter uma boa plataforma de pagamento online para atender a esse povo?
Quais as melhores formas de pagamento para a Black Friday?
Imagine uma parte dessa multidão encontrando sua loja na internet, sendo atraída pelos produtos e ofertas, decidindo comprar, mas na hora de finalizar a transação, vem o problema.
O seu e-commerce não aceita a forma de pagamento preferida pelo cliente.
Muito provavelmente ele não vai providenciar outro método de pagar para continuar comprando com você, e sim procurar pelo produto em outro lugar.
E todo o seu esforço para chegar até a conversão vai por água abaixo.
Isso não seria bom em qualquer hipótese ou momento, mas em uma data como a Black Friday, então, seria um desastre.
Se quiser evitar isso, você precisa ter o máximo de opções possíveis.
Para começo de conversa, é necessário oferecer o “pacote básico”:
- Cartão de crédito: o meio de pagamento online mais importante é o cartão de crédito. É importante permitir a compra à vista ou parcelada
- Boleto bancário: apesar da popularidade do cartão, tem uma parte do público que ainda prefere o bom e velho boleto
- Pix: lançado em novembro de 2020, tornou-se o sistema de pagamento instantâneo com adesão mais rápida no mundo, mais popular entre o público mais jovem.
A partir daí, você pode pensar em alternativas diferentes para garantir que nenhum cliente será perdido.
Contar com o apoio de algumas plataformas de pagamento pode representar um grande diferencial competitivo, além de garantir mais segurança para você e seu negócio.
Como a Vindi, que é especialista em pagamentos recorrentes e está integrada com dezenas de serviços financeiros e sistemas antifraude. É muito indicada para combater a inadimplência no e-commerce e trabalhar com planos e assinaturas.
Depois de resolver a solução de pagamento, é hora de pensar nas promoções para essa data tão importante.
Como criar uma estratégia de precificação inteligente para a Black Friday?
Você já deve ter ouvido piadas sobre algumas promoções de Black Friday que se vê por aí: “tudo pela metade do dobro”, ou seja, descontos maquiados, que não são verdadeiros.
Isso se deve à prática de alguns comércios que elevam seus preços discretamente nas semanas anteriores a novembro e depois baixam, fazendo um grande alarde, sendo que na verdade os valores estão próximos dos originais.
Além de não ser uma ideia recomendável pela desonestidade em si, hoje em dia, é um tiro no pé.
Até porque há aplicativos de acompanhamento de preços que permitem aos clientes mais atentos perceberem a variação suspeita.
Neste caso, além das próprias vendas em um período tão importante, a sua credibilidade como um todo vai pelo ralo.
Para precificar de forma inteligente na Black Friday, é importante fazer isso de forma profissional, de preferência com a ajuda de bons sistemas de gestão, como veremos mais adiante.
Até quanto de desconto eu posso oferecer na Black Friday?
Essa é a pergunta que vale 1 milhão de dólares (ou pelo menos o faturamento de cada lojista na Black Friday).
Há uma série de situações a se levar em conta na hora de decidir o tamanho do desconto.
A principal é não comprometer o seu balanço financeiro.
Não adianta nada chamar a atenção com uma oferta arrasadora que não vai dar lucro nenhum e terminar o período da Black Friday no vermelho.
É melhor oferecer descontos honestos, mesmo que pequenos ou médios, em uma grande diversidade de produtos do que fazer um único desconto gigantesco.
Até porque, diversificando mais, você compensa margens menores em algumas vendas com o que vai ganhar em outras.
Mas como planejar e organizar tudo isso?
Vamos ver no próximo tópico.
A importância de uma boa integração ERP + solução de pagamento na BF
Independentemente do tamanho da sua loja virtual, é altamente recomendável que você faça uso de um sistema de gestão eletrônico.
Nada de ficar fazendo conta em papel de pão.
Esses softwares, conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais), auxiliam em todas as áreas da sua empresa.
Aliás, eles servem justamente para fazer a integração entre as diversas áreas, inclusive as soluções de pagamento diferentes que mencionamos anteriormente, deixando tudo facilmente manejável dentro de um mesmo sistema.
Na Black Friday, um bom ERP pode ajudar a planejar e gerenciar as vendas de forma específica para este período.
Como vimos, é um momento mais do que propício para fazer investimentos nesse sentido (e saber como escolher o melhor ERP para o seu negócio é fundamental).
Os relatórios gerados pelo sistema vão detalhar o comportamento médio dos seus clientes, com informações preciosas para montar a sua estratégia.
Assim, você poderá saber onde apostar suas fichas em termos de desconto, por exemplo.
Também vai ser útil para elaborar ações de marketing, sabendo como se comunicar com os consumidores.
Ainda por cima, vai ajudar a gerenciar toda a parte logística, que é crucial para que você consiga entregar o que prometeu durante a Black Friday, literalmente.
Enquanto isso, a integração com os sistemas de pagamento garante que você vai receber por aquelas vendas, sem perder clientes ou sofrer com eventual inadimplência em compras a prazo.
Oferta Vindi para a Black Friday
Para você que é cliente Bling, a Vindi tem uma oferta especial, aproveitando o clima da Black Friday.
É uma promoção voltada para negócios que estão escalando e precisam de vantagens para realizar mais vendas.
O plano de até 125 transações sai com desconto de 50%, de R$ 99 por R$ 49,50 mais 2,49% por cobrança bem sucedida no cartão de crédito à vista.
Não perca essa oportunidade, que vale até o dia 30 de novembro de 2021.
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