Faz alguns anos que se fala bastante do conceito de branding, que são as ações de posicionamento de marca das empresas. Para todo o negócio, é pensado uma estrutura que apoia o marketing e faz com que os consumidores escolham determinada marca por seus propósitos e ações de engajamento.

Mas o que também tem trazido boas discussões em pauta é o place branding, ou seja, pensar nos lugares como marcas.

E o que isso tem a ver com meu negócio?

A partir do momento que o lugar é fortalecido como marca, o produto ganha referência do lugar de procedência e as lojas físicas também acabam, por consequência, se valorizando.

A ideia de place branding tem unido profissionais da comunicação com arquitetos e engenheiros, que já pensam na marca do lugar projetado, com mais estratégia no processo de transformação dos lugares.

Quando o seu negócio for uma loja física, então a relação é ainda mais próxima, já que pode trabalhar o place branding através da sua localização e peculiaridades do bairro ou das pessoas que vivem por perto.

É tudo parte de um grande processo

Vale enfatizar que não existe mágica para a construção de um conceito de place branding da noite para o dia. É a soma de ações, valorização daquilo que é realmente importante e diferenciado no negócio e no espaço.

E não é somente enfatizar a estrutura física, mas os sotaques, as pessoas que compõem a empresa, as comidas típicas da região, os encantos daquele lado da cidade ou a mistura de pessoas que se juntam no centro urbano. Ou seja, o envolvimento é essencial para mostrar ao público onde é o lugar que a sua marca nasceu e quais as características que ela mantêm disso.

Esse conceito cria uma nova dimensão na hora de consumir, que juntamente também com uma necessidade de se diferenciar, acaba impactando uma comunidade como um todo.

Exemplos de place branding consolidados

Para visualizar melhor a ideia, movimentos de lugares plurais como grandes centros, acabaram se tornando também um conceito. Apesar de ter diversos atrativos, a cidade de Las Vegas é reconhecida com o slogan “What happens in Vegas, stays in Vegas”, ou “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”, criando uma ideia de que na cidade tudo pode acontecer.

Esse conceito foi construído durante anos para ser reconhecido, mas é puramente place branding, assim como o movimento ‘I love NY’, que iniciou nos anos de 1960 para afastar a imagem violenta da cidade e acabou sendo reconhecida com um destino turístico indispensável e motivo de orgulho aos seus moradores.

Claro que estamos falando de grandes cidades, mas isso também vale para o bairro, ou cidade pequena em que seu negócio está localizado, dando destaque às peculiaridade que só o seu negócio tem, afinal, cada lugarzinho nesse mundo é único!

Valorizando a cultura local

Quando se fala em local, pode ser macro (país, região, estado) ou micro (cidade, bairro, rua, prédio). É na singularidade que o place branding acontece, e com engajamento, acaba fomentando de forma criativa a cultura local. É preciso ter em mente que a marca agrega recursos, pessoas, empresas e eventos sob um símbolo e a partir disso transmite em ideias, através de campanhas e produtos.

Cada local tem algo a ser destacado e quando se identifica isso, por consequência, se evidencia a marca e agrega valor aos produtos. É uma sinergia entre todos os envolvidos e o ambiente.

Resultados positivos do movimento

A globalização despertou o interesse das pessoas em conhecer novos lugares, com as pequenas iniciativas locais, assim como culturas e hábitos. Com o cidadão circulando pelo mundo e com a internet em mãos, é preciso criar diferenciais únicos para tornar o produto ou serviço especiais.

O place branding funciona muito bem para promover destinos turísticos e o orgulho das pessoas locais. Além disso, aquece a economia e aproxima pessoas do mundo todo. Como consequência se imprime uma identidade ao lugar.

Dica de leitura

Se ficou curioso em conhecer mais, a indicação é a leitura do livro Place Branding, do consultor Caio Esteves. Ele defende que todos temos ‘lugares favoritos’, contudo, não sabemos explicar racionalmente o motivo das predileções.

Essa relação entre pessoas e lugares é o objeto central do place branding, tema do livro. Ele também aborda estratégias para fortalecer e alavancar esses lugares e enfatiza que o termo é abrangente, e vai desde o café da esquina até a cultura de determinado país. O livro pode ser encontrado na Saraiva.