Como funciona o ponto de coleta Magalu e como usar?

02 janeiro, 2026

ponto de coleta magalu

Agilizar e otimizar as entregas são ações que só trazem benefícios para os lojistas. Por esse motivo, o Magazine Luiza criou os pontos de coleta Magalu, que são estabelecimentos autorizados a receber encomendas a serem enviadas para a rede logística.

Ou seja, os vendedores depositam seus pedidos nesses locais e uma equipe própria faz a coleta e os entrega aos clientes. E o serviço tem se mostrado vantajoso até o momento.

Para se ter uma ideia, o volume de vendas atingiu o valor de R$ 65 bilhões em 2024, 3% maior do que o ano anterior, sendo que 71% desse valor foi decorrente de compras online, segundo o próprio Magalu.

Parte desse sucesso pode ser explicada por entregas mais rápidas e fretes mais baixos. E no artigo, exploramos esse assunto, com a explicação sobre o que é o ponto de coleta Magalu, como funciona e quais são as vantagens para os vendedores. Confira!

Principais aprendizados deste artigo

  • Os pontos de coleta Magalu são locais onde os vendedores podem despachar suas encomendas para serem entregues pela rede logística da plataforma.
  • O serviço usa lojas próprias e parceiros credenciados para expandir seu campo de atuação e oferece praticidade e bom custo-benefício.
  • Por usar recursos próprios, como centros de distribuição e frotas, além de transportadoras, o sistema de entregas ajuda a agilizar os envios e melhorar a experiência dos clientes.
  • É possível integrar o Bling ao Magalu para centralizar o gerenciamento dos envios, além de processos como emissão de NF e etiquetas. Faça sua inscrição e comece a testar a plataforma gratuitamente.

O que é o ponto de coleta Magalu?

É a rede de estabelecimentos credenciados para receber ou enviar encomendas feitas pelo Magalu Entregas, o serviço logístico do marketplace. Esses pontos consistem, basicamente, nas lojas da marca e em empreendimentos que optam por se tornar parceiros. Ou seja, cadastram-se para serem uma Agência Magalu.

Esse serviço serve principalmente para facilitar o acesso dos vendedores da plataforma à sua rede logística, o que agiliza as entregas e melhora a jornada dos clientes nas lojas virtuais.

Vale destacar também que o Magalu Entregas é o modelo ideal para vendedores iniciantes na plataforma, pois é acessível e funciona bem para lojistas que ainda têm um baixo volume de vendas diário.

Antes de continuar a leitura para ver como funcionam os pontos de coleta do Magalu, aproveite para conferir o nosso artigo que detalha as principais funcionalidades desse marketplace!

Como funciona o ponto de coleta Magalu?

No geral, o vendedor (você) deve executar os seguintes passos:

  • confirmar a compra e o pagamento na sua loja virtual que funciona no Magalu;
  • emitir e imprimir a etiqueta de envio, que contém informações vitais sobre a entrega, e a nota fiscal (NF);
  • embalar o produto e colar tanto a etiqueta quanto a NF em local facilmente visível;
  • ir até uma Agência Magalu e despachar a mercadoria.

A partir daí, a rede logística do marketplace fica responsável por cuidar de todo o processo de envio, inclusive de garantir que o pacote chegue no prazo previsto e em segurança às mãos do seu cliente.

Bem fácil, concorda? Porém, é preciso cumprir alguns requisitos para usar o ponto de coleta Magalu. Veja quais são logo abaixo.

Quais são os requisitos para usar o ponto de coleta Magalu?

A lista inclui fatores como:

  • ter um CNPJ ativo, MEI também é aceito;
  • emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e);
  • ser um vendedor cadastrado no marketplace do Magalu;
  • ter um celular Android, já que o aplicativo para agendar e acompanhar os envios só funciona nesse sistema operacional.

É importante ficar atento também aos limites dos pacotes a serem enviados.

Na prática, os itens despachados nos pontos de coleta devem ter, no máximo, 30 quilos. Adicionalmente, cada lado das embalagens precisa ser menor que um metro e a soma de todos os lados não deve ultrapassar dois metros.

Outro ponto é garantir que as mercadorias estejam embaladas corretamente, para garantir a integridade dos itens, e identificadas com etiquetas e nota fiscal para evitar problemas durante as entregas.

Só para complementar o assunto, quem tem um ponto físico e deseja se tornar um parceiro Magalu precisa:

  • CNPJ ativo e um local para armazenar os produtos até o momento da coleta;
  • disponibilidade de horários para receber as encomendas e a equipe responsável por buscá-las diariamente;
  • celular com sistema operacional Android para usar o App.

Em seguida, apresentamos as principais vantagens do ponto de coleta Magalu para os vendedores para mostrar que, sim, vale a pena usar esse serviço nas suas entregas. Confira!

Quais são as vantagens do ponto de coleta Magalu para os vendedores?

Os principais prós desse serviço são:

  • simplificação dos processos logísticos, pois o vendedor tem acesso a uma rede completa;
  • redução dos custos operacionais;
  • aumento da visibilidade da loja online, o que gera mais vendas;
  • mais agilidade nas entregas ao usar processos e parceiros qualificados;
  • melhora da experiência dos clientes.

Veja mais detalhes nos tópicos seguintes!

1. Simplificação dos processos logísticos

Os vendedores que optam por usar um dos pontos de coleta credenciados usufruem de processos logísticos mais simplificados, o que faz com que tenham tempo livre para se dedicar a outras tarefas importantes, como marketing e atendimento ao cliente.

O que ocorre é que no Magalu Entregas, os lojistas cadastrados no marketplace precisam apenas se certificar de embalar corretamente os produtos e manter os limites de peso e tamanho.

Todo o resto, o que inclui o transporte, rastreio e a entrega no prazo, fica sob responsabilidade da plataforma. Na prática, os vendedores podem ficar mais tranquilos e aproveitar de processos menos complexos.

2. Redução dos custos operacionais

Outra vantagem que merece destaque é a diminuição dos custos com as entregas para os vendedores, que também refletem nos clientes, pois podem impactar o preço final dos produtos.

E os motivos são simples: além de oferecer condições mais vantajosas aos seus lojistas, graças ao grande volume de entregas diárias, o marketplace ainda conta com um subsídio no qual “cobre” parte do frete de produtos acima de R$ 79.

As regras para ter acesso variam conforme o tipo de entrega e as faixas de desconto e apenas vendedores que apresentam 97% das vendas despachadas no prazo têm acesso a esse desconto, que, em alguns casos, pode chegar a 75% do valor total da entrega.

3. Aumento da visibilidade da loja online

Mais um motivo para usar os pontos de coleta Magalu é o fato de que vendedores que usam o serviço de logística da plataforma ganham destaque no site e no aplicativo. Essas lojas virtuais recebem um selo para indicar que as entregas são mais rápidas e gerenciadas internamente.

Adicionalmente, a possibilidade de oferecer frete mais barato ou até grátis para os clientes ajuda a atrair visitantes para a página. No fim das contas, os vendedores ganham mais visibilidade e, consequentemente, podem aumentar seu volume de vendas.

4. Mais agilidade nas entregas

Atualmente, o Magalu conta com 21 centros de distribuição (CDs) espalhados pelo país. Esses armazéns centralizam as entregas e aumentam a eficiência da rede logística. O resultado é uma entrega mais ágil e segura.

Não para por aí, além dos CDs, o Magalu tem uma frota própria e uma rede de transportadoras que atuam como parceiras, além de um sistema logístico de ponta que permite gerenciar todos os pontos da entrega.

5. Melhora da experiência dos clientes

A última vantagem da nossa lista é a melhora da experiência dos clientes, que é impactada por diversos fatores.

Primeiro, devido à agilidade nas entregas, os consumidores que recebem seus pedidos antes do prazo previsto ficam mais satisfeitos e tendem a comprar novamente com a loja.

Segundo, porque os vendedores podem focar outras tarefas estratégicas, como oferecer um atendimento ao consumidor de altíssima qualidade ou pensar em novas estratégias de vendas ou produtos para levar para sua loja.

Por fim, os pontos de coleta também podem ser usados no pós-venda. Mais especificamente nos processos de troca ou devolução de produtos, o que também melhora a experiência do público.

Agora que explicamos o que é, como funciona e quais são as vantagens de usar esse serviço, chegou o momento de ver onde encontrar um ponto de coleta Magalu perto de você!

Onde encontrar um ponto de coleta Magalu?

No aplicativo da Agência Magalu ou pela plataforma Parceiro Magalu. Nos dois casos é necessário ter uma loja no marketplace. Ao fazer o login no sistema, é necessário escolher a opção de envio Magalu Entregas para ter acesso à lista de lojas e estabelecimentos autorizados a recolher os produtos.

Vale a pena ressaltar que, ao todo, a empresa conta com 736 pontos de postagem, destes, 400 são as lojas físicas e os demais englobam todos os parceiros credenciados. Logo, há bastante opção para os vendedores.

Contudo, para usar, é necessário fazer o cadastro no ponto de coleta Magalu. Mais especificamente, solicitar o uso do serviço de entrega da plataforma. Veja o passo a passo no próximo tópico!

Como fazer o cadastro no ponto de coleta Magalu?

O passo a passo para usar o serviço envolve:

  1.  Acessar o Portal do Parceiro e seguir até o painel de controle;
  2.  Clicar no banner Magalu Entregas e escolher a opção Ativar Serviço;
  3.   Preencher os dados solicitados, no geral, informações sobre sua loja, como localização;
  4.   Ler com cuidado e, em seguida, clicar na opção Assinar o contrato de serviço.

Pronto, após executar essas tarefas, você pode levar suas encomendas até um dos pontos de coleta e fazer o despache de forma prática, rápida e econômica.

A seguir, temos uma dica para otimizar ainda mais o processo logístico de quem vende no Magalu: a integração da plataforma com o Bling. Veja as vantagens de usar e como conectar os dois sistemas!

Como o Bling otimiza suas operações no Magalu?

Com um ERP integrado ao Magalu. A solução conta com funcionalidades como importação e exportação de produtos, sincronização de estoque, emissão de etiquetas e rastreamento de encomendas. A grande vantagem da plataforma é a centralização dos processos, já que tudo pode ser acessado de um só lugar.

Para usar o sistema, é preciso somente:

  • ter um cadastro no Magalu Entregas;  
  • acessar sua conta Bling;  
  • ir até o campo Integrações, seguido de Marketplaces e Magalu;  
  • entrar com seu login e senha como vendedor do Magalu;  
  • configurar a sincronização.

Ao final desse processo, você pode preparar seus produtos e, em seguida, levar suas encomendas até o ponto de coleta Magalu mais próximo e fazer o despache.

Aproveite para começar a usar o Bling agora mesmo. Faça sua inscrição e teste a plataforma gratuitamente por 30 dias.

FAQ: Perguntas frequentes sobre o ponto de coleta Magalu

Quais produtos podem ser enviados pelo ponto de coleta Magalu?

Itens embalados em plástico ou papelão, desde que não ultrapassem os limites de 30 quilos e 100 centímetros (1 metro) de dimensão. A soma de todos os lados deve ser, no máximo, 200 centímetros (2 metros). Já quanto às restrições, o serviço segue as regras dos Correios, que proíbem o envio de:

  • produtos com embalagens fora do padrão;  
  • materiais perigosos, como inflamáveis e venenosos;  
  • itens de venda proibida;  
  • dinheiro;  
  • animais.

O ponto de coleta Magalu oferece embalagem?

Não, os vendedores são responsáveis por embalar e etiquetar corretamente suas encomendas. Os pontos de coleta oferecem apenas o serviço de coleta e despache. Ou seja, pegam os produtos dos vendedores e os entregam à rede logística do marketplace. Logo, é importante ficar atento para não descumprir as regras.

Qual é o horário de funcionamento do ponto de coleta Magalu?

No geral, a rede credenciada segue o horário comercial, que é durante o dia de segunda a sexta. Porém, há variações, especialmente porque as lojas do Magalu e parceiros podem ter horários de funcionamento diferenciados. O ideal é confirmar nos próprios estabelecimentos para evitar confusões.

Buscar no Blog