O Certificado Digital é uma identidade eletrônica que pode ser utilizada tanto por pessoas jurídicas, como por pessoas físicas. Ele garante autenticidade e segurança para as transações da empresa ou trabalhador em ambiente virtual.

Ou seja, o certificado funciona como uma assinatura digital que comprova as informações e os responsáveis pelas movimentações online do negócio.

Qual a importância do certificado digital para uma empresa?

Como o próprio nome já diz, o Certificado Digital é uma ferramenta importante para empresários que precisam de certificação para realizar negócios e transações via internet. Isso significa que muitos serviços que utilizam o certificado não têm necessidade de presença física do empreendedor, o que gera rapidez e maior facilidade nos processos.

O certificado digital ainda confere segurança para as movimentações das seguintes atividades:

  • Transações bancárias;
  • Declarações empresariais;
  • Logins em meios digitais;
  • Envio de documentos eletrônicos;
  • Assinatura de notas fiscais eletrônicas (NF-e);
  • Assinatura de manifestações de destinatários.

Como você pode notar, o certificado digital é uma maneira de identificar uma pessoa ou empresa no mundo virtual, serve como um RG ou CPF eletrônico, e sua assinatura tem o mesmo valor que uma em papel.

Como é o processo para renovar o certificado digital?

Todo o processo para renovar certificado digital é bem simples. Com a ajuda de videoconferência em alguns casos, o procedimento pode ser feito 100% online sem a necessidade de comparecimento aos órgãos responsáveis.

Com a Certisign, por exemplo, maior Autoridade Certificadora do Brasil e parceira do Bling!, o processo de renovação de certificado digital é feito em apenas 4 passos:

1. É só conectar a mídia do certificado digital que você quer renovar;

2. Confira os dados para ver se eles estão corretos;

3. Efetue o pagamento de renovação;

4. Pronto! É só emitir seu certificado com nova data de validade.

Lembrando que esse processo online é somente para certificados digitais que ainda estão dentro do prazo de validade.

Quais são os requisitos para renovação do certificado digital?

Umas das dicas mais valiosas no caso de renovação certificado digital, é que ela seja realizada com pelo menos 30 dias de antecedência ao dia de vencimento. Assim, o empresário ou pessoa física tem tempo de resolver quaisquer pendências de documentação – geralmente as empresas pedem os documentos em arquivos de formato PDF, antes de iniciar a renovação.

O único requisito é que o empresário já possua um certificado digital ativo, dentro do prazo de validade.

Quanto custa a renovação do certificado digital?

O custo em renovar certificado digital depende de alguns fatores como:

– Os tipos de certificado digital: A1 ou A3;

– Se ele é e-CPF, e-CNPJ, NF-e, etc;

– Mídia do certificado: Pen drive, cartão, token, arquivo de computador, nuvem;

– Empresa que você escolheu para fazer a renovação.

Com relação ao último item, o Bling! oferece um desconto imperdível para quem precisa de um certificado digital novo para autenticar e fornecer mais segurança para seus documentos na internet. Por apenas R$ 139,00, o cliente Bling! pode adquirir o certificado digital A1.

Quanto tempo antes do vencimento é preciso renovar o certificado digital?

Não existe uma data antes do vencimento para o empresário que quer renovar seu certificado digital – algumas Autoridades Certificadoras pedem como prazo, no mínimo, 3 dias de validade para dar tempo de realizar o processo de renovação.

O ideal para especialistas do setor, como já foi mencionado antes, é 30 dias de antecedência para dar entrada na renovação, garantindo assim, que o processo esteja concluído dentro do prazo de validade do certificado atual.

O que acontece se perder o prazo de renovação do certificado digital da empresa?

Perder o prazo de renovação de certificado digital da sua empresa pode trazer algumas consequências prejudiciais aos negócios, como:

  • O certificado perde toda sua funcionalidade;
  • Não é possível emitir notas fiscais, prejudicando pedidos e entregas;
  • Documentos digitais importantes ficam sem autenticidade e validade jurídica;
  • A empresa ou pessoa física não consegue realizar transações bancárias online.

Dúvidas Frequentes: saiba as questões frequentes sobre renovar certificado digital

Posso emitir certificado digital de forma remota?

Em janeiro de 2021, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou a emissão remota primária dos Certificados Digitais no País. Isso significa que o empresário não precisa mais marcar uma reunião presencial para adquirir seu Certificado Digital.

Uma opção mais rápida e moderna é a videoconferência, que é usada para comprovar sua biometria e autenticidade no processo de aquisição do certificado.

Posso renovar certificado digital expirado ou revogado?

Não é possível realizar a renovação de certificado digital expirado ou revogado de forma online. A recomendação nesse caso, é a compra de um novo.

É possível renovar um certificado digital A1 para A3?

Devido às características próprias dos modelos de certificado digital A1 e A3, não é possível fazer a transferência de um modelo para o outro pelo processo de renovação online, e vice-versa. Para mudar o tipo de certificado é preciso efetuar a compra de um novo, no modelo desejado.

Algumas Autoridades Certificadoras oferecem a opção de mudança de modelo e de mídia do certificado digital, somente com a renovação presencial.

Posso renovar um certificado digital NF-e para e-CNPJ e vice-versa?

Não é possível mudar o tipo de certificado digital pelo meio da renovação. Tanto porque, nesse caso, um e-CNPJ atende as necessidades de empresas, e o NF-e, é específico para emissão de notas fiscais eletrônicas.

São modelos feitos para titulares com necessidades diferentes.

Como verificar a validade do certificado digital?

Geralmente os modelos disponíveis no mercado de certificado digital A3 e A1, possuem validade de 1 a 3 anos. Para checar quanto tempo o seu certificado ainda tem de validade, é só acessar a página “Teste seu Certificado”, da Certisign. Você vai encontrar as seguintes informações:

– tempo de validade;

– informações do titular;

– modelo e o tipo;

– de qual empresa ele foi emitido.

Posso alterar os dados do meu certificado digital durante a renovação?

Com os certificados digitais no modelo e-CPF, de pessoas físicas, é possível alterar dados como:

– e-mail;

– telefone de contato;

– senha de revogação.

Para efetuar outras alterações, algumas empresas oferecem o serviço de maneira presencial, em uma das unidades de atendimento.

Outro responsável legal pela empresa pode renovar o certificado digital?

Contanto que essa outra pessoa seja, de fato, um responsável legal pela empresa, ela pode fazer a renovação.

No ato da emissão de qualquer certificado digital para pessoas jurídicas pelo ICP-Brasil, é preciso informar o titular do CNPJ, o representante e o responsável legal. O responsável legal é quem vai ficar com o certificado na prática, e só ele pode fazer os processos de alteração de dados ou renovação.

E se precisar renovar o certificado digital da Receita Federal?

Assim como os outros certificados digitais, o certificado da RFB (Receita Federal do Brasil) pode ser renovado através de qualquer Autoridade Certificadora, sempre que ele ainda esteja dentro da validade.

Gostou das dicas para renovar seu certificado digital?

O sistema de ERP do Bling! pode te ajudar a simplificar os processos de gestão da sua empresa, assim como todos os processos relacionados ao certificado digital.

Além disso, clientes do Bling! ganham um desconto imperdível para comprar o certificado com a Certisign, Autoridade Certificadora pioneira no Brasil.

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