Segurança da Informação

Os avanços tecnológicos e a informatização trouxeram para as empresas uma série de vantagens e benefícios. Antes, gastávamos uma enorme quantidade de espaço com arquivos físicos e perdíamos muito tempo buscando as informações das quais precisávamos.Hoje em dia, os computadores fazem esse serviço de forma eficaz e rápida, sem que tenhamos sequer muito trabalho. A vida de uma empresa e seus detalhes mais sutis estão ali, guardados no interior de possantes máquinas.

Isso é excelente em termos de produtividade, mas também coloca em risco informações confidenciais. Pois, se alguém mal intencionado acessar esses dados, terá a possibilidade de conhecer a fundo o funcionamento e os segredos da companhia. O único jeito de não ter esse tipo de problema é investindo em segurança da informação. realizando uma verdadeira blindagem nas máquinas da empresa. Quer descobrir como fazer isso? Confira no texto a seguir:

Use um firewall

A primeira dica de segurança de informação é firewall. Um software ou hardware que checa as informações vindas da internet. Com uma seleção rigorosa, ele autoriza ou proíbe que elas passem e entrem nos computadores da empresa. Dessa forma, ele ajuda a impedir que hackers tenham acesso aos dados ou que softwares mal intencionados consigam obter informações.

Invista num antivírus

Vírus, worms ou cavalos de Tróia: não importa o nome, as pessoas mal intencionadas farão de tudo para acessar seus dados e danificar seu sistema. Esses programas criados por hackers podem replicar-se em seu computador ou invadi-lo. Dando a impressão de ser um programa comum enquanto, na verdade, estão apagando informações ou enviando dados para o seu autor. Como se não bastasse, eles comprometem o desempenho da máquina e deixam os processos mais lentos.

Existem muitos antivírus disponíveis no mercado, alguns com uma atuação mais voltada para o meio empresarial. Prefira os que têm a opção de atualizar-se automaticamente. Pois novos vírus são desenvolvidos todos os dias e a proteção não pode falhar nunca. Comumente, as atualizações estabelecem o pagamento de uma taxa de inscrição anual, mas é um investimento mais que necessário para manter seus dados blindados.

Siga a norma ISO 27001

A norma ISO 27001 é o padrão e a referência internacional para a gestão da segurança da informação. Ela vem sendo melhorada com o passar dos anos e sua origem remonta a um conjunto anterior de normas. Milhares de profissionais contribuíram com o passar do tempo para estabelecer essas regras, que continuam a evoluir e seguir os passos que a segurança exige. Ela tem como princípio geral a adoção de um conjunto de requisitos e processos de controle para gerir de maneira mais eficaz os riscos.

Diversas entidades utilizam esse conjunto de práticas e recebem a certificação que demonstra que agem de maneira idônea e cumprem os requisitos básicos estabelecidos na norma. Além disso, muitas organizações obrigam que seus fornecedores e parceiros detenham a ISO 27001, o que dá um nível a mais de conforto e confiança em termos de segurança da informação.

Conte com um software de gestão seguro

Outra maneira de proteger as informações importantes do seu negócio é contar com um ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão empresarial) como o Bling!, que coloca seus dados na nuvem e garante sua proteção. Assim, além de poder se beneficiar com as vantagens próprias desse tipo de software. Você ainda garante que suas informações ficarão protegidas contra ataques de todo o tipo.

Com essas atitudes, você resguarda sua empresa e blinda seus dados contra o acesso de gente mal intencionada. Que atitudes sua empresa toma a fim de proteger suas máquinas? Compartilhe com a gente, nos comentários, suas dúvidas e experiências sobre o assunto!