Os tempos atuais nos confirmam uma tendência que já vinha crescendo nos últimos anos: o e-commerce será cada vez mais o formato de compra escolhido pelos brasileiros, já que une a praticidade de escolher pelo site e receber em casa e também o fato de não precisar se deslocar, se aglomerar em shoppings ou lojas. No cenário do e-commerce, o surto de coronavírus pode ser uma oportunidade para o crescimento no Brasil, já que muitas lojas que precisaram fechar as portas viram na internet a única solução para manter algum status de venda. 

Se pegarmos os dados de 2019, o e-commerce representa somente 5% do varejo brasileiro, portanto, há ainda muito espaço para crescer e este momento – doloroso para muitos – também será uma oportunidade para vender e comprar online. A forma de comprar vem se transformando aos poucos, e provavelmente após a estabilização da situação mundial, o e-commerce se fortaleça ainda mais como meio de compra.

Os setores em expansão 

Por motivos de necessidades básicas, durante o período de paralisação, os setores que mais estarão ativos no e-commerce serão o setor de alimentos, produtos de higiene e limpeza,  e produtos farmacêuticos. Porém, o cenário do e-commerce prevê um grande crescimento nas áreas de compra de moda e beleza, que há alguns anos atrás eram indispensavelmente sessões compradas nas lojas físicas. Os consumidores já não deixam de comprar por conta dos tamanhos ou ajustes, muito pelo contrário, é um público que pesquisa e gosta de escolher com calma e se surpreender quando o pedido chega no seu endereço. 

Outra área que cada vez mais está presente nas compras de e-commerce é o de beleza: cuidados com a pele, com o cabelo, perfumes, unhas, produtos corporais, entre outros. Os clientes querem provar novidades e ter sempre seus produtos favoritos em casa, e passam a se tornar compradores recorrentes. 

Entre as outras áreas que também vale apostar no e-commerce é o setor de Esporte e Fitness, desde equipamentos para treinos, shakes de proteínas, roupas e acessórios, motivam muitas vendas online. Aulas online nesse sentido também estão cada vez mais em alta. 

Tendências para quem trabalha no e-commerce

Quem trabalha com loja virtual em pequenos negócios, poderá ver neste recomeço novas oportunidades para alcançar patamares sempre mais altos.Separamos algumas dicas das principais tendências para quem está começando ou já trabalha no meio online para estar atualizado, confira:

1) Gestão integrada: Não é uma novidade propriamente dita, mas uma loja virtual precisa dispor de um sistema de gestão online para fazer a gestão integrada do seu negócio. O ERP online é responsável por uma série de benefícios, desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa.

2) Mobile e omnichannel: Mesmo nos pequenos negócios, sempre é válido falar com o consumidor através da linguagem que ele quer. Dispor da experiência mobile de compra também é fundamental para estar à frente nas vendas. Cada vez mais o seu produto precisa estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para fazer o consumidor se aproximar da compra. É preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas, através de ações de experiências de compra e venda.

3) Venda em múltiplos canais: Principalmente quando temos uma loja virtual menor, é possível vender mais através de vários canais, focando sempre no seu público alvo. Para que isso ocorra de forma orgânica, é preciso gerenciar os canais com proximidade e controlar a gestão de todos os processos. Nessa etapa, vale ter em mente a premissa que se pode comercializar produtos em todos os canais de venda existentes no mundo, mas o seu cliente deve ser um só, como se a venda fosse exclusiva, ele deve ter sempre uma boa experiência de compra. É importante vender e manter a identidade da marca: qualidade do produto, prazos de entrega e todo o atendimento ao cliente realizado de forma única.

4) Integração: Para estar presente em canais variados, é preciso estar integrado às plataformas. Para que isso ocorra o seu sistema de gestão também entra em ação através de integrações aos marketplaces. O cliente busca a confiança já estabelecida pelo marketplace, mas compra o produto da sua loja virtual. Integração é a palavra chave para o ano de 2020 ser sucesso em vendas no seu negócio.

5) Logística otimizada: A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento da compra. No Brasil, isso vem passando por processos de melhorias, devido a rede de transporte pouco variada. Mas algumas soluções são cada vez mais utilizadas, como os ‘pontos de retirada’ de produtos, ou seja, compra no site, retira na loja. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

O consumidor do nosso tempo utiliza cada vez mais o formato online de compra e é por isso que o empreendedor de e-commerce tem em mãos uma ferramenta cheia de possibilidades. Faça um teste grátis no Bling! e confira na prática tudo o que um ERP pode fazer pelo seu negócio!