Empreender na internet é um caminho promissor, mas que exige estudo na área que deseja vender, pesquisas sobre o mercado e também entender qual a melhor plataforma de vendas. Vender na internet nos indica uma série de possibilidades com relação aos sites para anunciar os seus produtos, e cada um deles mostra vantagens e diferenciais. Para quem deseja entender mais ou mesmo iniciar as suas vendas online, este artigo fala sobre alguns dos melhores sites de venda para anunciar seus produtos na internet ou aumentar o seu alcance de vendas online. 

Mas, afinal, quais são os melhores sites de vendas?

Para criar um site de vendas online é importante que a ferramenta seja descomplicada para facilitar o trabalho do empreender e que integre a outros canais de venda, como redes sociais e marketplaces. Separamos 15 dos melhores sites de venda. Confira: 

Wix: 

Para quem busca praticidade na criação de layout e design, o Wix é uma excelente opção. Através da plataforma de e-commerce é possível personalizar o seu site movendo e arrastando os elementos, de forma simples, sem precisar de um programador para isso. Uma grande vantagem é também a facilidade em gerenciar os produtos e pedidos após a criação do site, e mesmo com o plano mais básico é possível recuperar os carrinhos abandonados e fazer um lembrete ao cliente, e também vender nas redes sociais. A hospedagem da Wix permite também ter seu domínio próprio e é otimizada para acesso também nos dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Nuvemshop 

Para criar um site de vendas, outra plataforma interessante é a Nuvemshop. Ela facilita a criação da sua loja virtual e oferece serviços para também vender através do Facebook ou Instagram. Entre as suas vantagens, está a personalização dos segmentos e nichos específicos, para fortalecer a marca e intensificar as vendas. 

Shopify

A Shopify também é uma plataforma que mostra como montar um site de vendas de forma simples, já que conta com templates criados por profissionais, mas que podem ser manuseados facilmente pelo empreendedor. A plataforma conta com uma ferramenta própria para analisar visitas e número de vendas do negócio, e ao invés de cobrar por ítens ou anúncios, trabalha com planos mensais.

Tray

Outra alternativa das mais conhecidas do mercado é a Tray, que oferece uma plataforma completa para vender seus produtos através de loja virtual e também para administrar o negócio. Além disso, a Tray também oferece a possibilidade de vender diretamente aos marketplaces e conta com ferramentas como e-mail marketing, loja de aplicativos, entre outros.

Loja Integrada 

A Loja Integrada é outra plataforma bastante lembrada para fazer site de vendas online. Ela permite a criação da loja virtual e possibilita integrações como gateways de pagamento e canais de atendimento online. 

iSet 

Quando pensamos em uma plataforma completa para criar um site do zero, Iset é uma excelente opção também. Ela é considerada a primeira plataforma SaaS do Brasil com foco total no cliente, pois acompanha cada etapa do projeto, criando metas e objetivos a serem alcançados. Entre os seus diferenciais, está o acesso a consultorias de e-commerce e marketing digital. 

Mercado Livre 

Entre as plataformas mais conhecidas como um site de compras e vendas está o Mercado Livre. Além de um grande acervo e um alcance enorme na internet, o Mercado Livre é uma plataforma que permite a venda de qualquer tipo de produto. Outro diferencial é o formato de pagamento próprio através do MercadoPago, facilitando as vendas de iniciantes no e-commerce. 

Amazon 

Considerada uma gigante do e-commerce, a Amazon é ideal para o segmento de livros, mas também já estão abertas categorias variadas, portanto, antes é preciso verificar se cabe ao negócio. 

Submarino 

Para quem trabalha com revenda de produtos online, o Submarino é uma plataforma interessante. A plataforma é pioneira em ser um site de vendas online sem contar com estoque próprio. 

Hostgator 

Bastante conhecida por ser uma plataforma excelente para hospedagem de sites, a Hostgator também auxilia o empreendedor a criar o seu site de vendas online. A vantagem é que se pode desfrutar de recursos profissionais e analisar o desempenho do negócio através da plataforma. 

e-Bay 

Este é considerado o maior site de leilões e vendas online do mundo. Indicado para quem quer vender além do território nacional, e permite o empreendedor listar os seus produtos para serem encontrados na busca. 

Enjoei 

A plataforma Enjoei é bastante conhecida e possibilita criar um site de vendas voltado para produtos usados. O layout é uma abordagem bem direta e permite, dentro da plataforma, a pesquisa por número e tamanho das roupas e calçados, possibilitando ao usuário entrar exatamente o que deseja. É bastante utilizado para quem deseja vender algumas peças, mesmo que não seja seu negócio principal, por isso, é intuitivo e simples de cadastrar.  

OLX

Semelhante ao Enjoei, o site OLX é um dos maiores grupos de sites de venda online, com foco em produtos usados. Porém, mais abrangente, já que podem ser anunciados produtos como imóveis, veículos e vagas de emprego. 

Brasil na Web 

Pensada para que o empreendedor online tenha praticidade na hora de gerenciar seus produtos, a Brasil na Web é outra plataforma interessante para quem quer criar uma loja virtual otimizada aos dispositivos móveis. Ela também dispõe de ferramentas para trabalhar o marketing digital e acompanhar os resultados do e-commerce. 

Dooca

Essa é uma ótima dica para quem deseja iniciar suas vendas através da própria loja virtual, onde é possível criar o layout para o negócio, e contar com ferramentas como resultados otimizados para SEO, integração aos marketplaces, selos customizados, ferramentas de descontos, entre outras. 

Na prática, como funciona um site de vendas online?

O site de vendas online é feito em parceria com uma plataforma, como indicamos algumas opções na listagem acima, e feito isso este espaço virtual passa a funcionar como uma vitrine para os produtos serem vendidos na internet. 

A grande vantagem é que essas plataformas criam uma estrutura necessária para os negócios digitais, como integrações de pagamento, cálculo de frete e comunicação com os clientes, facilitando o trabalho de quem está iniciando no meio online. Ou seja, é uma parceria entre empresas e lojistas e na prática são necessários alguns passos: 

  1. Adesão à plataforma: Este é o primeiro passo, escolher um bom site de vendas, seus recursos oferecidos e entender se encaixa dentro do seu segmento, assim como verificar vantagens e taxas cobradas por cada venda. Após é preciso fazer o cadastro no site, com o CNPJ do seu negócio para que possa emitir notas fiscais. 
  2. Cadastrar os produtos: Após o acesso à plataforma, é possível cadastrar os produtos conforme as políticas de produtos daquele site. Muitos deles limitam alguns segmentos, outros são mais abrangentes. Nesta etapa é importante criar boas descrições para os seus produtos e fotos de boa qualidade, assim o cliente não ficará com dúvidas com relação às informações de compra. 
  3. Logística: A entrega dos produtos é uma parte importante para que as vendas ocorram de forma fluida. Muitas das plataformas de sites de vendas já disponibilizam opções especiais de entrega, seja por Correios, transportadora e também express para entregas rápidas. É importante dar opções variadas ao cliente, para ele ajustar ao valor e tempo de entrega que deseja. 
  4. Formas de pagamento: Assim que estiver em uma plataforma de vendas, já é possível estar integrado a um sistema de pagamento que oferece maior segurança ao cliente. Para receber o valor, o lojista já recebe com o desconto da comissão da plataforma. 
  5. Atendimento ao cliente: Com todas as estapas concluídas, basta estar disposto a melhorar sempre mais a experiência do cliente na sua loja virtual, se preocupando com o caminho da compra, oferecendo vantagens e promoções quando possível, respondendo as mensagens e dando atenção aos seu público. É importante manter um canal de comunicação aberto, mesmo após a venda, para que o cliente consiga reportar algum problema ou realizar troca. 

Como um site de vendas pode ajudar o seu negócio?

Um site de vendas é um caminho para estar online e vender seus produtos com credibilidade e confiança. Desta forma, é possível iniciar a criação da sua presença digital e ampliar sempre mais os canais de venda, como redes sociais e marketplaces. Ou seja, criar um site de vendas é o primeiro passo para expandir suas vendas e abrir caminho online. 

Dica: o que você precisa saber antes de criar um site de vendas

Como já citamos, é sempre importante estar atento às especificações das plataformas disponíveis antes de criar o seu site de vendas. Estude o mercado e o seu segmento para criar um site de vendas que se relacione com seu público. Também é importante verificar as taxas de comissionamento das plataformas antes de iniciar o processo de cadastro. 

A dica é sempre estar integrado a plataformas descomplicadas que possibilitem a gestão do seu catálogo de produtos, edição de layout e textos de forma descomplicada, facilitando a atualização e a comunicação com o cliente. 

Marketplace x criar um site próprio de vendas

As vendas online podem acontecer em dois formatos: através da criação do próprio site (loja virtual) ou diretamente nas plataformas de marketplaces. Uma opção não exclui a outra, ou seja, o empreendedor pode trabalhar com as duas estratégias ao mesmo tempo, mas elas apresentam algumas características que variam de acordo com o seu negócio e o seu objetivo online. 

Enquanto a loja virtual traz um canal de venda com potencial e menor custo, as vendas através de marketplaces se aproveitam da autoridade do player com maior tráfego de clientes para efetuar mais vendas, porém contando com a concorrência dentro da mesma plataforma, e ainda contando com uma fatia do valor do produto para o comissionamento do marketplace, o que muitas vezes pode deixar o produto mais caro para o cliente. 

Os principais marketplaces do mercado aparecem com destaque na procura do consumidor, que já aproveita o mesmo frete para comprar produtos diversos. 

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