O certificado digital é um dos documentos mais procurados por empreendedores. Até 2019, o país tinha nove milhões de certificados emitidos. Somente para o ano de 2020, o Instituto de Tecnologia da Informação esperava o registro de mais seis milhões de documentos.
A popularização do certificado não impede que dúvidas simples surjam, principalmente entre empresários de primeira viagem. Uma das principais é como comprar certificado digital, um trabalho simples, mas que exige atenção e cuidado.
Além de como, onde comprar certificado digital também é um questionamento comum. Para descobrir a resposta para essas duas perguntas, continue a leitura!
O que você verá no artigo:
O que é Certificado Digital?
O certificado digital é uma espécie de identidade no mundo virtual. O grande benefício que ele traz é atribuir validade jurídica para qualquer operação.
Toda vez que o certificado digital é usado, uma assinatura é gerada, o que garante a autenticidade da ação. Isso permite que atividades como emissão de Nota Fiscal e registro de documentos sejam feitas à distância, trazendo mais agilidade para o dia a dia.
Quais as vantagens de ter um certificado digital?
O uso do certificado digital traz duas vantagens principais para o usuário: a agilidade para resolver questões burocráticas e a segurança nos processos. Mas elas não são as únicas. Veja os principais benefícios:
1- Mais agilidade
Todo empreendedor quer ganhar mais tempo com atividades corriqueiras sempre que possível, não é mesmo?
O certificado digital permite que a assinatura de documentos seja feita à distância, garantindo mais comodidade e facilidade na resolução de pendências. Isso evita idas a órgãos públicos para lidar com demandas fiscais, por exemplo.
2- Mais segurança
Além disso, o uso do certificado digital traz mais segurança para as operações. Como explicamos, a assinatura digital gerada pelo certificado tem valor jurídico.
Essa assinatura tem a mesma confiança de um documento validado em cartório. Isso com poucos cliques em um ambiente totalmente seguro.
3- Mais economia
A assinatura de documentos no meio virtual gera economia de duas formas para o empreendedor: ela substitui a obrigação de usar papel o tempo todo e também diminui a necessidade de transportar esses documentos.
Como comprar Certificado Digital?
O microempreendedor que quer comprar certificado digital tem duas alternativas: usar o CPF ou o CNPJ da empresa. O documento é emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).
Uma dúvida comum além de como comprar certificado digital A1 ou A3 costuma ser onde comprar certificado digital. É fundamental buscar uma Autoridade Certificadora de confiança como a Certisign, que é parceira do Bling.
Quem é cliente Bling, inclusive, consegue adquirir o certificado digital da Certisign com um preço especial.
Depois de fazer essa escolha, é só seguir o passo a passo simples:
- Solicite o documento no site da própria autoridade
- Agende uma data para apresentar os documentos
- Faça a emissão do certificado
Para pessoas jurídicas a documentação exigida inclui o CNPJ regular, documento de constituição da empresa e documento de estabelecimento, além de registros específicos conforme a área de atuação da empresa. Já para pessoas físicas são necessários documento de identificação original, CPF e comprovante de endereço.
Certificado Digital online
Por causa da pandemia no novo coronavírus, é possível emitir o Certificado Digital por meio de videoconferência, sem a necessidade de apresentar a documentação presencialmente.
Essa possibilidade aplica-se somente ao primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.
Para quem precisa renovar o Certificado Digital, é preciso ter o cadastro biométrico para conseguir fazer o processo à distância.
Para que serve o Certificado Digital para MEI?
O Microempreendedor Individual não é obrigado a comprar certificado digital, a não ser que escolha emitir Nota Fiscal Fiscal Eletrônica. Como o certificado digital é uma tecnologia atrelada à Nota Fiscal, todo MEI pode optar por facilitar o processo de emissão das notas eletrônicas e outras transações usando um certificado.
Alguns municípios solicitam o certificado digital para MEI como um comprovante. Fora isso, seu uso é opcional e o microempreendedor só precisa ter sua identidade digital quando o cliente – pessoa jurídica – solicitar a nota fiscal eletrônica.
No caso de microempreendedores que possuem funcionários, segundo a lei, o certificado digital continua sendo facultativo. Algumas transações tributárias, no entanto, vão exigir o uso do documento digital.
A verdade é que o certificado digital traz vantagens para uso prático da emissão da nota fiscal eletrônica e garante que o microempreendedor individual fique em dia com o governo. Atrelado a um ERP, um sistema integrado de gestão empresarial, a lista de benefícios fica ainda maior, já que as obrigações fiscais passam a ser cumpridas de forma automatizada.
Vale lembrar ainda que as pessoas jurídicas que estiverem com a situação cadastral do CNPJ com o status de inapta, suspensa ou cancelada, não podem fazer a solicitação do certificado digital para MEI.
Comprar certificado digital: conclusão
Digitalizar os processos em micro e pequenas empresas pode parecer uma realidade distante, mas é um passo que precisa ser dado. Segundo especialistas, 95% das atividades em MPEs podem ser simplificadas com soluções digitais acessíveis.
O certificado digital é uma dessas soluções. Que tal começar a descomplicar a rotina fiscal da sua empresa? Veja como comprar certificado digital com a Certisign e aproveite para tirar qualquer dúvida sobre a instalação!