Descubra o que é supply chain e saiba mais sobre como uma estratégia de logística integrada pode auxiliar na gestão dos seus negócios.

Supply Chain: um conceito estratégico

Supply Chain, que, na tradução da língua inglesa, significa “Cadeia de Suprimentos”, é um tipo de planejamento que engloba diversas partes do processo de elaboração e produção de produtos ou prestação de serviços.

Sabemos que, antes de um produto chegar nas mãos do consumidor final, há vários agentes envolvidos no processo, desde os fornecedores de matéria-prima até a distribuição final do produto. O supply chain consiste em uma técnica logística que avalia e compreende, desde as fases mais iniciais, toda a lógica necessária para uma entrega final de produto ou serviço.

Quais as vantagens de saber mais e fazer a aplicação do supply chain nos seus negócios?

Operando com uma gestão da cadeia de suprimentos, você pode estabelecer uma forma moderna e inteligente de realizar o seu controle de fluxo. A partir do momento em que o gestor direciona o seu olhar para além dos seus processos principais e começa a ter um olhar mais amplo, direcionado à cadeia de suprimentos que envolve seu produto ou sua prestação de serviço, há grandes chances de visualizar oportunidades de negócio e criar vantagens competitivas.

Por isso, são vantagens da gestão de cadeia de suprimentos:

  • Conhecer melhor todos os processos da sua atividade empresarial.
  • Contar com o apoio de parceiros de diferentes áreas.
  • Garantir a qualidade final da entrega, por meio da contribuição dos diversos agentes envolvidos.
  • Fazer uma gestão consciente dos fluxos de insumos e valores.
  • Focar na satisfação do cliente final em todas as etapas da processo de produção.

Como administrar uma cadeia de suprimentos, ou supply chain?

Indissociável da formação de boas escolhas estratégicas, a obtenção de informações assertivas e em tempo real sobre os processos de entrada e saída de suprimentos, valores e produtos é necessária para a melhor administração do seu negócio e saúde financeira.

Em uma atividade comercial, por exemplo, que precisa estar em contato constante e contando com o apoio de um número considerável de fornecedores e distribuidores, é de suma importância ter conhecimento amplo da disponibilidade e capacidade de cada parceiro.

Mas como centralizar essas informações? Com o auxílio de um ERP (sistema integrado de gestão empresarial) como o Bling!, por exemplo, é possível ter o controle dos processos internos da sua empresa e ainda compreender a relação estabelecida com os colaboradores.

Assim, com todos os dados em uma plataforma unificada, é possível colocar em prática a compreensão da cadeia de suprimentos, por meio do conhecimento exato das atividades relacionadas a cada uma das etapas do processo de produção, seja para armazenar e cuidar da validade de insumos ou para a programação da distribuição e controle de estoques.

Supply Chain: para logística e gestão estratégica dos seus negócios, conte com o ERP Bling! para te auxiliar

O supply chain, ou cadeia de suprimentos, permite uma visão holística do processo produtivo, entendendo o papel e a função de cada um dos agentes do mercado. Com isso, é possível compreender que fornecedores, fabricantes, representantes e distribuidores, por exemplo, são responsáveis, cada um em sua medida, pela entrega final.

Conte com o apoio do Bling! ERP e otimize os processos do seu negócio. Com a segurança de visualizar seus dados atualizados e em uma plataforma unificada, estabeleça novas estratégias de logística integrada e zele pela saúde financeira e operacional da sua empresa.