O certificado digital é um grande aliado para qualquer empreendedor no dias atuais. Depois de entender como ele funciona, fica fácil saber o porquê: estamos falando de uma identidade digital que atribui validade jurídica para qualquer operação.

Sempre que o certificado digital é usado, uma assinatura é gerada, garantindo a autenticidade no meio eletrônico. Isso permite que atividades sejam feitas sem necessidade de presença física, trazendo mais agilidade para o dia dia.

Uma solução que simplifica a vida do empreendedor ainda gera algumas dúvidas como quais são os tipos de certificado digital e qual é a melhor opção para usar em um negócio. O objetivo deste texto é ajudar a responder essas questões. Continue lendo para descobrir!

Tipos de certificado digital

São dois tipos de certificado digital principais que uma empresa pode optar: o certificado digital A1 e o certificado digital A3.

Certificado digital A1

O modelo A1 é armazenado diretamente no computador e funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada fica no computador e é protegida por um login. 

Uma das grandes vantagens do certificado digital modelo A1 é o seu dinamismo, já que é possível operá-lo a partir do computador. Caso precise emitir notas fiscais, por exemplo, basta enviar o certificado digital para o software emissor. Assim, você consegue emitir documentos fiscais de maneira prática, segura e sem excesso de papéis.

Certificado digital A3

Já o modelo A3 é diferente do modelo A1 porque conta com uma mídia de armazenamento predeterminada, ou seja, um dispositivo, que pode ser um cartão ou um token. Dessa forma, é possível utilizar o certificado em qualquer computador e em diversas tarefas tributárias que exigem a assinatura da empresa. 

Por ser um hardware separado, o certificado digital A3 oferece maior mobilidade e eficiência para que a empresa possa comprovar sua identidade em informações contábeis. 

Outros tipos de certificado digital

Além dos dois modelos principais, hoje em dia já existe o Certificado Digital e-CPF, voltado para pessoa física; Certificado Digital e-CNPJ, que atende pessoa jurídica; e até o Certificado Digital OAB, exclusivo para advogados que estão inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.

Qual o melhor tipo de certificado digital?

Essa é uma das principais dúvidas, especialmente entre novos empreendedores: qual o melhor tipo de certificado digital para minha empresa?

A resposta vai depender de uma série de questões e características que estão ligadas ao tipo de negócio, o segmento de atuação e, principalmente, quais são os objetivos ao usar o certificado digital.

Todos os modelos têm seus atributos próprios. O que eles têm em comum é a segurança, praticidade e agilidade que acrescentam ao dia a dia de uma empresa.

Qual tipo de certificado digital para MEI?

Saber qual tipo de certificado digital para MEI exige atenção a alguns fatores. Primeiro é importante lembrar que o microempreendedor individual não é obrigado a adquirir o certificado digital, a não ser que escolha emitir a Nota Fiscal Eletrônica.

Nesse caso, como o certificado digital é uma tecnologia atrelada à Nota Fiscal, o uso do documento vai facilitar o processo de emissão das notas eletrônicas e outras transações.

O tipo de certificado digital para MEI também vai depender do objetivo do microempreendedor. Os modelos A1 e A3 têm armazenamento e validade diferentes, então esses são pontos que podem ajudar na hora da decisão.

A Certisign, Autoridade Certificadora que é parceira do Bling, oferece o Certificado Digital e-CNPJ, que é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita e emitir NF-e e NFC-e.

Esse documento digital traz vantagens para uso prático da emissão da nota fiscal eletrônica e garante que o microempreendedor individual fique em dia com o governo. Atrelado a um ERP, um sistema integrado de gestão empresarial, a lista de benefícios fica ainda maior, já que as obrigações fiscais passam a ser cumpridas de forma automatizada.

Quais as vantagens do certificado digital?

Independentemente dos tipos de certificado digital, as vantagens que esse documento traz para um empreendedor são as mesmas. Entre elas estão:

Mais segurança

O uso do certificado digital garante mais segurança para a operação, que acontece a partir de uma assinatura digital que tem valor jurídico. Ou seja, documentos ganham validade no mundo eletrônico em poucos segundos.

Mais economia

Como explicamos, o certificado digital gera uma assinatura digital a cada vez que é usado. Essa assinatura substitui a necessidade de papelada e de gasto com transporte de documentos, por exemplo.

Mais comodidade

Todas essas funções são feitas sem precisar ir até um cartório, no conforto de casa ou do escritório. Com o certificado digital, a assinatura de documentos acontece de forma remota.

Certificado digital com ERP

A vida de um microempreendedor é cheia de atribuições e compromissos. Manter o próprio negócio funcionando é um desafio portanto toda chance de tornar essa rotina mais ágil e descomplicada precisa ser abraçada.

O certificado digital já é uma maneira de conseguir mais eficiência em tarefas burocráticas. Imagine centralizar todas essas tarefas em um só lugar, com um ERP como o Bling? Conheça os planos que o Bling oferece e simplifique o seu dia a dia!