Não precisar enfrentar filas ou trânsito e poder comprar no conforto de onde está, sem dúvidas, são alguns dos principais fatores que influenciam a compra online.

Segundo a previsão elaborada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce em 2023 irá chegar na casa dos R$185,1 bilhões! 

Muita coisa, não é? E a tendência para os próximos anos do mercado é continuar em crescimento.  

Por isso, se você quer ter sucesso no meio online, é importante ficar de olho nas inclinações do mercado e nas mudanças de comportamento do consumidor

Quer saber quais são? Então, continue a leitura e veja todos os pontos que exercem grande influência na decisão de uma compra online. 

Por que as pessoas compram online?

Segundo o estudo E-commerce trends 2023, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, os principais motivos que levam as pessoas a comprar online são:

  • preço;
  • praticidade em adquirir o produto/serviço no conforto de casa;
  • as campanhas promocionais implementadas apenas no meio digital. 

Entre os entrevistados, 73% afirmam que os valores na internet são bem melhores que em lojas físicas.

Além disso, outras razões que motivam os consumidores a preferir o comércio virtual são: 

  • facilidade de comparar os preços;
  • grande variedade de produtos;
  • acessibilidade de adquirir mercadorias ou marcas de outros lugares;
  • diferentes preferências e formas de pagamentos.

Sendo assim, para acompanhar o crescimento do e-commerce e ter sucesso nesse mercado, é fundamental definir estratégias e garantir que sua empresa atenda os principais fatores que influenciam a compra online.  

Outros fatores que influenciam a compra online 

Ainda de acordo com o E-commerce Trends 2023, além das condições financeiras, outro fator que induz a compra na Internet é a experiência positiva de compra. Nesse sentido, o processo de aquisição deve ser prático e satisfatório para o consumidor.

Para isso, alguns detalhes merecem bastante atenção, como: 

  • uma boa navegação na loja virtual; 
  • descrição adequada e completa dos produtos/serviços;
  • agilidade no atendimento ao cliente e suporte. 

Veja, a seguir, mais informações sobre os motivos que influenciam diretamente a decisão pela compra online: 

Facilidade 

Para 47% dos entrevistados, a facilidade de compra é um dos pontos que levam a preferência por adquirir as mercadorias pela internet. 

Aliado a esse aspecto, está também a comodidade em comprar sem precisar sair de casa.

Informação dos produtos

Encontrar descrições detalhadas e completas, sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes para estimular o consumidor a finalizar a compra. 

Outro fator interessante é que o cliente passa a ter feedbacks de outras pessoas que já compraram nas páginas dos produtos, o que gera maior confiança e credibilidade para a loja online.

Segurança e proteção de dados

A segurança das transações online e a proteção dos dados são fatores que influenciam a compra online.

A maneira como as informações são tratadas pela empresa é levada em consideração pelos consumidores na hora de escolher em qual loja comprar.

Uma pesquisa da empresa Cisco, de 2022, mostra que os usuários querem mais transparência na forma com que seus dados pessoais são usados. Além da garantia de que estão protegidos.

Nesse caso, é preciso que as empresas adotem sistemas de pagamento seguros e invistam na criptografia de informações.

Promoções, cupons e frete grátis

É inevitável não ser atraído por oportunidades que ajudem a economizar dinheiro na hora de adquirir um produto, não é? E seu cliente também pensa assim! 

Na internet, a busca por essas oportunidades é muito comum. O frete grátis é o fator que mais motiva a compra online para 79% dos entrevistados da E-commerce Trends 2023.

Em segundo lugar estão as promoções com 70%, seguido pelos cupons de desconto, com 53%. 

Privacidade

Outro dos fatores que influenciam a compra online é a privacidade. 

Ao comprar pela internet, o cliente pode fazer o pedido sem que ninguém saiba o que está sendo adquirido. Diferentemente do que acontece na loja física, por exemplo, em que há outras pessoas no mesmo ambiente. 

Essa privacidade pode deixar os usuários mais seguros e tranquilos para comprar produtos que eles têm receio de comprar presencialmente, como produtos de sex shop, certos tipos de medicamentos, etc.

Decisão de compra em mãos

No cenário atual, um grande aliado pelo aumento das vendas no e-commerce é o celular/smartphone. 

Mais de 70% das pessoas preferem utilizar os dispositivos móveis para realizar as compras na internet. Portanto, não esqueça de deixar a sua loja virtual responsiva!

Agora que você sabe os principais fatores que influenciam a compra online, veja qual é o futuro do mercado no Brasil.

Futuro do e-commerce no Brasil

O e-commerce surgiu no Brasil há muito tempo, mas nos últimos anos tem dado saltos exponenciais. Por isso, saber como acompanhar de forma rápida e inteligente todas as tendências do comércio online é o caminho para crescer e prosperar nesse mercado. 

Para os varejistas da internet, é preciso estar atentos aos novos processos fundamentais para o funcionamento do setor, como: 

  • os multicanais de atendimentos e marketing
  • as atuais opções de pagamentos; 
  • o uso da inteligência artificial no e-commerce; 
  • a experiência personalizada; 
  • a otimização do processo de compra. 

Para 2023, além de um faturamento superior a R$185 bilhões, a previsão da ABComm é que tanto a quantidade de compradores online, quanto o número de pedidos também aumente.

O papel das redes sociais

Grandes aliadas do e-commerce, as redes sociais se consolidaram no mercado e até se transformaram em relevantes lojas online. 

Em muitos casos, é por meio do Facebook, Instagram ou TikTok que os produtos/marcas desejados são encontrados pelos consumidores. 

O processo já é tão habitual, que é possível até mesmo finalizar a compra, sem nem precisar sair da rede social, o que é chamado de social commerce

Além disso, o poder dos influenciadores digitais também é de enorme importância para a compra online. 

Portanto, se você quer se manter atualizado, vale a pena planejar estratégias que abrangem esses pontos. Seus resultados, certamente, serão melhores!

Integrar para crescer mais: use um ERP ao seu favor!

Uma tendência para que o varejo físico também conquiste o consumidor online, é oferecer produtos nos marketplaces, como forma de estar presente na vitrine do varejo virtual. 

Nessa etapa, é importante contar com um sistema de gestão online que permite integrações estratégicas, como o Bling! 

Com nosso sistema, a integração do e-commerce ou loja física aos principais marketplaces e plataformas digitais é realizada de forma simples e prática! 

Além disso, com o Bling você pode: 

  • emitir notas fiscais de forma descomplicada;
  • controlar suas vendas;
  • monitorar as entradas e saídas do estoque; 
  • cadastrar clientes e fornecedores;
  • e muito mais!

Demais, não é? Então, não deixe a oportunidade passar! 

Experimente nosso ERP e confira todas as funcionalidades, na prática. Com ele, não temos dúvidas, seu negócio irá crescer ainda mais!