Saber como gerenciar um açougue é indispensável se você deseja ver sua casa de carnes crescer. Afinal, abrir um negócio é a parte fácil; gerenciar a empresa e mantê-la aberta são os desafios que você precisa enfrentar para ter um negócio de sucesso.

A boa notícia é que nós podemos te ajudar! A seguir, veja as principais dicas de gestão e as obrigatoriedades legais para manter seu açougue aberto e impulsionar sua empresa. Confira!

Como gerenciar um açougue: o que eu preciso saber?

O primeiro passo para gerenciar um açougue é adequar o estabelecimento às regras sanitárias para evitar prejuízos legais. Além disso, é fundamental controlar o financeiro da empresa, encontrar os melhores fornecedores, ter uma equipe bem treinada e monitorar o estoque e os locais de armazenamento.

Outros pontos importantes são as licenças e alvarás. Para manter o açougue aberto, o estabelecimento deve contar com:

  • Alvará de Funcionamento;
  • Licença Sanitária;
  • Licença Ambiental;
  • Registro no CRMV (Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária) em caso de abate de animal no local.

Esses documentos são essenciais para garantir o funcionamento do açougue. Porém, você deve pesquisar os requisitos da sua região, pois a obrigatoriedade pode variar a depender do local. 

A seguir, confira os passos mais importantes quando falamos em como gerenciar um açougue:

1. Controle financeiro

Independentemente do tipo de empresa, do ramo de atuação e outras especificações, o controle financeiro é indispensável para manter um negócio ativo e em crescimento.

Por isso, esse deve ser um dos pilares mais importantes na gestão de um açougue. 

Manter as finanças do negócio organizadas é fundamental para entender quais foram as entradas (pagamento dos clientes, por exemplo), saídas (despesas fixas e variáveis) e o lucro da sua empresa. 

Essa gestão financeira permite o controle dos custos com infraestrutura, impostos, fornecedores, colaboradores, entre outros. Dessa forma, você tem mais clareza de quando fazer cortes ou novos investimentos.

Para tornar esse processo mais simples, uma boa dica é investir em um software de caixa para açougue, principalmente se fizer parte de um sistema completo que ajude a ter uma visão geral do negócio. Assim, você pode centralizar toda a gestão do açougue em um único lugar. 

2. Fechamento de fornecedores

Saber encontrar bons fornecedores e manter um relacionamento com eles é vital para o gerenciamento de um açougue. 

No caso do açougue, os frigoríficos, abatedouros, produtores locais e distribuidores de alimentos devem ficar no seu radar

Manter uma relação legal com essas empresas pode proporcionar vantagens, como o acesso a carnes de alta qualidade e procedência confiável.

Também não se pode esquecer dos fornecedores de produtos complementares, como produtos de limpeza, utensílios, embalagens, temperos e condimentos. Todo insumo importante para a execução do serviço deve ser gerenciado. 

É fundamental lembrar que parcerias sólidas abrem espaço para negociações vantajosas em termos de valores e prazos, o que é interessante para qualquer negócio.

3. Treinamento de equipe

Um ponto crucial no gerenciamento de um açougue é a gestão da equipe, pois eles desempenham um papel importante no processo.

Especialmente nesse tipo de trabalho, que envolve o manuseio de equipamentos e apresenta riscos, investir na capacitação dos colaboradores é primordial.

Segundo a Anvisa, os funcionários responsáveis pela manipulação dos alimentos devem obrigatoriamente realizar cursos abordando os temas:

  • contaminantes alimentares;
  • doenças transmitidas por alimentos;
  • manipulação higiênica dos alimentos;
  • boas práticas.

Além disso, é essencial gerenciar a equipe e reforçar constantemente as regras de higiene, para garantir a qualidade higiênico-sanitária da carne.

Também é importante oferecer roupas e itens apropriados para o trabalho, como uniformes, toucas, máscaras e afins.

Outro treinamento interessante para sua equipe é o de atendimento ao cliente. Por mais que oferecer carnes de qualidade seja a preocupação principal, se sua empresa oferecer um atendimento ruim, pode ser que os clientes nem cheguem a comprar seus produtos. 

4. Controle de estoque

Além de investir em equipamentos como câmaras frias, refrigeradores e freezers, há outro aspecto fundamental na gestão de um açougue: o controle dos insumos. Ou seja, o controle de quais tipos de carne continuam disponíveis para venda e quais precisam ser repostos. 

Esse processo é um dos mais importantes para o sucesso do negócio, pois evita situações, como:

  • excesso de produtos que podem estragar e perder;
  • falta dos produtos mais comprados pelos clientes;
  • compra de produtos de baixa saída, causando desperdício.

Especialmente para estabelecimentos que trabalham com produtos perecíveis, fazer a gestão do que ainda tem e o que precisa ser reposto é vital. 

Essa gestão não evita apenas a falta de produtos, mas também o desperdício e a perda, afinal, os produtos precisam ser consumidos antes do prazo de validade. 

Portanto, se você deseja aprender mais sobre como gerenciar um açougue, confira o vídeo abaixo e veja como nosso sistema pode auxiliar no controle do estoque.

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Normas sanitárias para açougues

A carne é um alimento perecível que pode ser facilmente contaminado. Por isso, é crucial seguir regras sanitárias em estabelecimentos que lidam com sua manipulação, armazenamento, preparo e venda.

Existem legislações federais que regulamentam esse mercado e são válidas em qualquer lugar do país, como a Instrução Normativa 34/2008 e a RDC nº 216

Essas resoluções abrangem as boas práticas para serviços de alimentação, incluindo:

  • requisitos para instalações, equipamentos e utensílios;
  • diretrizes de higienização para o local e equipamentos;
  • orientações para a manipulação, preparo e embalagem da carne;
  • instruções de armazenamento e transporte adequados;
  • regras para exposição da carne ao consumidor;
  • responsabilidades dos colaboradores do negócio.

Portanto, se você já possui ou pretende abrir um açougue, é essencial que conheça e cumpra os requisitos higiênico-sanitários nacionais.

Além disso, pesquise sobre as normas sanitárias específicas do seu estado ou município, pois algumas localidades possuem regulamentos próprios que também devem ser seguidos.

Por exemplo: a CVS 5 é o regulamento técnico para o comércio de alimentos na cidade de São Paulo, e a RDC SES/MG nº 6693 são as regras aplicáveis ao comércio varejista de carnes em Minas Gerais. 

Dicas práticas para a gestão de açougue

Algumas dicas que podem te ajudar a administrar melhor o seu açougue são:

  • Acompanhe os custos, despesas, fluxo de caixa, e afins;
  • Implemente um sistema de controle de estoque para evitar ficar sem produtos importantes;
  • Invista em treinamento para sua equipe para oferecer um bom atendimento, fazer bons cortes, manter a qualidade das carnes;
  • Mantenha um ambiente limpo e organizado, com equipamentos e utensílios em bom estado;
  • Invista em tecnologia para agilizar processos (cadastro de fornecedores, registro de vendas, etc).

Agora você sabe como gerir seu negócio, não é? O próximo passo é investir em um software para a gestão de açougue que facilite a administração do seu estabelecimento, de forma simplificada e integrada. 

Com o ERP Bling!, você pode:

  • Controlar suas vendas, registrar pedidos e emitir notas fiscais;
  • Gerenciar o estoque;
  • Monitorar as finanças;
  • Ter acesso a relatórios detalhados sobre o desempenho da sua empresa;
  • Gerenciar o seu relacionamento com clientes e fornecedores; entre outros.

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