O ano de 2020 chegou com tudo, e muito temos ouvido falar de tendências para o ano, para a nova década. Pode ter certeza que o e-commerce é sempre uma delas. O crescimento na modalidade de compra vem em uma crescente há anos, e promete ultrapassar os mais de 80 bilhões em volume de vendas, registrados no ano passado. 

Comprar pela internet já é um hábito para muitos brasileiros, pela facilidade de comprar e receber os produtos. Para quem vende, a loja virtual é uma estratégia para vender mais e encontrar o consumidor, independente de localização em que ele esteja. 

Para quem pensa em expandir seu negócio, vale sempre ficar de olho nas tendências e novidades, e também superar os desafios que a venda online traz. A comunicação deve ser muito rápida e dinâmica, e o lojista deve estar disposto a estar atrelado a marketplaces já que darão maior visibilidade e oportunidades de venda ao seu produto. Seguem algumas dicas para quem quer expandir a sua loja virtual:

1) Esteja conectado:

redes sociais são importantes para funcionar de apoio ao e-commerce. Nas páginas se pode impactar outros públicos e é possível atrair mais clientes para a sua loja virtual. O conteúdo de apoio que ali é postado, também interessa muito o consumidor, e por isso, é importante testar o que o seu público quer acompanhar. O público impactado é diferente em cada mídia, portanto, vale apostar em perfis nas diferentes redes. 

2) Aposte na venda em marketplaces:

a força de vendas que um marketplace traz para o seu negócio é positiva, e mais do que isso, é uma maneira de chegar a clientes que já estão navegando naquele marketplace. Além disso, também é uma forma de ajudar o cliente a encontrar exatamente o produto que procura. Alguns empreendedores acreditam que, por mostrar produtos concorrentes os marketplaces prejudicam as vendas, mas não é isso, é importante trabalhar nas duas formas a fim de fortalecer a sua reputação em vendas. 

3) Fortaleça a sua marca:

A comunicação com seu público é fundamental, é preciso acertar no perfil do seu cliente para dar a ele informações relevantes para o que ele precisa. A sua marca é quem carrega o significado das suas vendas e o propósito da empresa, por isso ela deve ser trabalhada com muita atenção. Mesmo para quem já tem loja física, é importante trabalhar a marca para fortalecer ela no meio online. É a forma de criar reputação antes de ter bastante feedbacks de vendas, para que seu consumidor confie na sua marca. Certifique-se que o site tenha os certificados de segurança e também avaliações positivas nos sites de avaliações públicas. A geração de consumo do nosso tempo não está mais tão interessada em descontos, ofertas e promoções, o que importa é a marca fazer parte dos desejos de consumo, e isso se consegue com construção. 

4) Invista em mídia:

Divulgar o seu produto já não basta, é preciso divulgar a marca, os benefícios, o engajamento daquele estilo de consumo, entre outros fatores que influenciam a parte que interessa: a compra. A divulgação sustenta os pilares da marca, e potencializa as ações. O consumidor que um bom produto de uma marca que ele acredita, e para ele acreditar ele precisa ter informações sobre a marca, vindas de diversos canais e formatos. 

5) Pós-venda:

Foi-se o tempo em que era preciso pensar apenas na venda. Hoje em dia, o cliente insatisfeito com a experiência de compra não somente deixa de comprar na sua loja como também vai comentar de forma negativa na internet, e isso ninguém quer que aconteça. Portanto, é importante um contato pós venda, para garantir que o cliente se sinta atendido até receber o produto. O e-commerce se baseia muito na confiança para firmar a reputação das marcas e dos produtos, por isso é importante verificar as insatisfações e, sempre que possível, fazer trocas ou enviar algum mimo ao cliente. Outra solução que é cada vez mais utilizada é a logística otimizada, como os ‘pontos de retirada’ de produtos, ou seja, compra no site, retira na loja. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

Para uma gestão eficiente, um ERP eficiente: 

Alcançar novos públicos, deixar a marca visível e com propósito são fatores fundamentais para vender sempre mais e melhor. Mas enquanto isso acontece, os processos internos administrativos devem estar organizados e integrados aos marketplaces para efetuar vendas com tranquilidade. Para isso acontecer, um sistema de gestão como o Bling traz resultados positivos de forma simples e eficiente. O consumidor do nosso tempo utiliza cada vez mais o formato online de compra e é por isso que o empreendedor de e-commerce tem em mãos uma ferramenta cheia de possibilidades. Aproveite o ano que está começando e faça um teste grátis no Bling! e confira na prática tudo o que um ERP pode fazer pelo seu negócio.