Para ter sucesso no e-commerce, não basta ter apenas bons produtos ou bons preços. Mais importante do que isso, é necessário ter um gerenciamento qualificado para melhorar os resultados da sua loja virtual.

Diversos processos envolvem a atuação dos e-commerces, como a criação de anúncios, vender e enviar produtos, auxiliar na experiência pós-compra e manter uma comunicação positiva com os clientes. Porém, muitos lojistas possuem dificuldade para extrair o melhor dos seus empreendimentos. 

Sabendo disso, preparamos 6 dicas de gestão para sua loja virtual. Confira!

Mantenha a organização

Para ter uma loja virtual de sucesso, é essencial ter organização e controle sobre suas atividades. Gerencie seu estoque, pedidos, vendas, entregas, entre outros, assim você terá conhecimento sobre tudo que está acontecendo no seu negócio.

Um negócio bagunçado e que não possui qualquer gerenciamento terá muita dificuldade em lucrar. Inclusive, o cenário comum, nesse caso, é a crise financeira ou, até mesmo, a falência.

Trabalhe em mais de uma frente

O processo de venda é muito mais complexo do que simplesmente sair por aí divulgando seu negócio. Você precisa saber onde encontrar seus clientes, como se conectar a eles, como levá-los até sua loja virtual, de que maneira convencê-los de que seu produto é o ideal para suas necessidades, e aí por diante.

Ao entender como seu fluxo de vendas funciona e de que forma ele pode ser melhorado, sua loja virtual poderá expandir sua atuação no mercado.

Monitore seus resultados

O monitoramento de resultados não deve se resumir ao número de vendas. Existem outros números que também são muito importantes para otimizar sua loja virtual, como o número de visitas, tempo médio que os visitantes permanecem na sua página, páginas mais visitadas e os termos que são mais procurados.

Se você souber detalhadamente como está sendo a experiência dos seus visitantes e clientes em relação à sua loja virtual, mais fácil será a otimização do seu negócio. E, principalmente, mais certeiro e lucrativo ele será.

Cuidado com as finanças

Para que suas finanças estejam sempre no verde, é necessário ter um planejamento financeiro objetivo e bem estruturado. Afinal, vender muito é diferente de vender bem.

Muitas vezes, é mais interessante para seu negócio vender produtos mais baratos, mas que sejam vendidos em quantidade e com uma margem de lucro considerável, do que concentrar seus esforços em um produto mais caro e que não tenha um grande volume de vendas, mesmo que tenha uma margem de lucro alta.

Para entender qual a melhor estratégia para seu negócio, faça as contas e considere qual delas será melhor para a saúde financeira da sua loja virtual.

Ah, e não saia por aí dando descontos sem considerar o impacto desses valores nas atividades do seu negócio.

Para controlar suas finanças com mais facilidade, contar com um sistema ERP pode ser uma ótima solução. Ao criar sua loja na Dooca, é possível aproveitar a integração com o Bling. Assim, você pode controlar todas as operações do seu negócio no âmbito virtual, seja na sua loja ou marketplace.

Disponibilize mais de uma forma de envio

Ao depender apenas dos Correios, sua loja fica sujeita a disponibilidade de envio apenas desse serviço. O problema, nesse caso, é a possibilidade de ocorrer alguma greve e seu negócio não estar preparado para contornar essa situação.

Para evitar esse cenário, tenha mais formas de envio cadastradas em sua loja. Assim, seus clientes escolhem a maneira que desejam receber os produtos, com diferentes prazos, preços e métodos à disposição.

Use as avaliações a seu favor

É necessário aprender a conviver com as críticas, sejam elas positivas ou negativas. Então, por que não usá-las para melhorar o seu negócio? Seja para avaliar a qualidade dos seus produtos, o atendimento, a velocidade de entrega, a navegação do seu site ou qualquer outro aspecto do seu negócio, considere todas as opiniões dos seus clientes e visitantes.

Destaque em seu site as opiniões dos compradores, dessa forma, outros visitantes podem tirar suas próprias conclusões a respeito dos seus produtos. Isso evita que compras sejam devolvidas ou ressarcidas no futuro.

Além das dicas já citadas, é importante destacar erros comuns de quem possui loja virtual. Muitos lojistas não traçam um planejamento estratégico, não possuem foco no desenvolvimento do negócio e, não menos comum, a falta de mão de obra qualificada.

Então, reflita sobre suas estratégias e as corrija, caso seja necessário. Afinal, o futuro do seu negócio pode estar em risco.
Não perca tempo e comece agora mesmo a aplicar essas dicas na sua loja virtual para melhorar o desempenho do seu negócio. Caso você ainda não tenha uma loja virtual, teste a Dooca por um período de 14 dias grátis. Aproveite, também, nossa integração com o Bling para gerenciar sua loja de forma mais simples e qualificada.