Se você sonha em empreender e gosta de tudo que envolve o universo das crianças, precisa saber como montar uma loja de bebê on-line e o quanto esse segmento é promissor. Segundo pesquisa IEMI – Inteligência de Mercado, a indústria de moda infantil no Brasil produziu mais de 1 bilhão de peças de roupas em 2023.
O estudo demonstra que o setor tem grande potencial de vendas, mas não se limita ao vestuário. É possível oferecer outros itens que atendam as necessidades desse público e se consolidar nesse mercado.
Quer saber o que vender em uma loja de artigos de bebê? Neste conteúdo, saiba quais produtos oferecer e como montar uma loja virtual. Além disso, confira estratégias de marketing para superar a concorrência e alavancar suas vendas.
Continue a leitura!
O que você verá no artigo:
4 vantagens em montar uma loja de bebê on-line
Tem dúvidas de que investir em uma loja on-line de bebê é uma excelente oportunidade de empreendedorismo? Segundo pesquisa da Abcomm, em 2023, o e-commerce brasileiro faturou R$ 185.7 bilhões e teve 385.1 milhões de pedidos nesse setor.
Contudo, ainda há outras vantagens interessantes. Confira abaixo.
1. Baixo investimento
Abrir uma loja on-line normalmente é mais barato do que montar uma loja física. Isso porque você não tem gastos com aluguel de um ponto físico, reformas e estruturação do local, além de custos com equipamentos.
Já com a loja virtual, o gasto inicial é com plataforma de e-commerce, registro de domínio e hospedagem de site.
2. Funciona 24/7
Uma loja on-line bem-estruturada funciona todos os dias da semana por 24 horas. Então, seus clientes podem acessar o site quando quiserem e em qualquer lugar para fazer as compras. Essa praticidade traz comodidade e ajuda a aumentar as vendas.
3. Menor custo com manutenção
Manter um ponto comercial físico não é barato, pois é necessário pagar o aluguel, as contas básicas, além de funcionários.
Outra questão é que o espaço pode precisar de reformas e outros reparos na estrutura. Portanto, ter um negócio on-line traz a vantagem de economia com manutenções.
4. Maior alcance
Para o público conhecer uma loja física nacionalmente, por exemplo, é necessário ter filiais espalhadas pelo país e ter uma marca consolidada no mercado.
Já com a on-line, se você adotar estratégias de marketing digital eficazes, é possível alcançar clientes no mundo todo apenas com uma plataforma de e-commerce.
O que vender em uma loja de artigos de bebê?
Em uma loja on-line de bebê você pode vender tanto itens para os pequenos quanto artigos para as mamães, como:
- vestuário de bebê;
- itens de decoração infantil;
- produtos de higiene e banho;
- brinquedos interativos e educativos;
- artigos de maternidade;
- itens de segurança.
Veja mais detalhes de cada opção.
Vestuário de bebê
As roupas de bebê, normalmente, são os itens que as mães priorizam logo nos primeiros meses de gestação. As peças, como bodies, macacões, conjuntos de calça e blusa e meias são essenciais e valem a pena oferecer aos clientes, já que são de grande procura.
Afinal, nessa fase, as crianças não param de crescer, então é necessário renovar o guarda-roupas frequentemente.
Enxoval
Diversificar os produtos é uma ótima forma de como montar uma loja de bebê on-line que tenha retorno financeiro. Outros itens, como lençóis, colchas, fronhas, travesseiros e cobertores, fazem parte do enxoval para o conforto do neném e a preparação do quarto.
Itens de decoração infantil
Decorar o quartinho do bebê é um dos momentos mais gostosos e memoráveis para os pais, pois traz um ambiente acolhedor e confortável para toda família. Então, ofereça móveis, como berços, cadeiras de amamentação, cômodas e guarda-roupas, para mobiliar o espaço.
Também inclua objetos decorativos, como porta-retratos, nichos e luminárias, já que os clientes podem aproveitar e comprar esses itens para compor a decoração do cantinho do neném.
Produtos de higiene e banho
Os pais devem tomar muito cuidado com a higienização do bebê, principalmente quando é recém-nascido, pois ainda não tem imunidade. As banheiras e trocadores, por exemplo, apresentam boas oportunidades de vendas, já que ajudam nesse processo no dia a dia dos pais.
Aliás, o mercado sustentável é uma forte tendência que também gera boas perspectivas de vendas. Segundo pesquisa Tendências de Consumo do Mercado Livre, a fralda ecológica está entre os 10 produtos de impacto positivo que mais vendem no Brasil. Portanto, é um item interessante para vender na sua loja de bebê.
Brinquedos interativos e educativos
Os brinquedos ajudam no desenvolvimento das habilidades motora e cognitiva das crianças desde os primeiros meses de vida.
A sua loja on-line pode vender chocalhos, mordedores, brinquedos de empilhar e encaixar, além de tapetes coloridos e instrumentos musicais. Existem opções adequadas para cada fase.
Artigos de maternidade
As futuras mamães também precisam de cuidados, não é mesmo? Além de vender artigos de bebê on-line, uma boa dica é oferecer itens de maternidade, como bombinhas de tirar leite, sutiãs de amamentação e suporte abdominal para aliviar as dores lombares comuns na gravidez.
Itens de segurança
Para aumentar a segurança do bebê e deixar as mamães despreocupadas, a babá eletrônica é uma boa pedida. Alguns produtos são repletos de recursos tecnológicos, como monitoramento de temperatura do ambiente, detecção de som, câmera e visão noturna infravermelha.
Além disso, invista em outros itens, como protetor de quina e de tomada, grade de proteção para portas e trava para gavetas. Afinal, quando os nenéns crescem se tornam mais curiosos e querem explorar os ambientes, então todo cuidado é pouco.
Como montar uma loja virtual lucrativa?
Para abrir uma loja de bebê é necessário formalizar o seu negócio, escolher o nicho, o público-alvo, a plataforma de e-commerce e fazer parceria com fornecedores de qualidade.
Ainda, é essencial organizar o estoque e a logística para entregar os produtos com agilidade.
Veja mais detalhes a seguir.
Formalize o seu negócio
O primeiro passo de como montar uma loja de bebê on-line é abrir um CNPJ conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). Mesmo que, inicialmente, você opte por ser MEI, há muitas vantagens, como credibilidade, acesso a créditos bancários e tributação simplificada.
Se você escolheu um nome fantasia para a sua loja, não se esqueça de registrá-lo também!
Conheça seu público-alvo
Saber quem é o público-alvo é a chave para vender produtos relevantes e criar um relacionamento duradouro com seus clientes. Portanto, analise o mercado e colete dados, como idade, localização geográfica, interesses e hábitos de compra dos consumidores. Assim, você tem informações para adotar estratégias de vendas que realmente funcionam.
Escolha um nicho
Se o objetivo é se destacar no mercado, o ideal é escolher um nicho para atrair o público certo. Você pode focar em vender roupas de bebê, enxovais, móveis infantis, itens decorativos, brinquedos ou produtos de higiene e banho. Para definir o segmento, faça uma pesquisa de mercado, considere suas expectativas e o seu perfil de vendedor.
Escolha uma plataforma de e-commerce
Existem plataformas, como Nuvemshop, Shopify e Tray que oferecem uma estrutura para montar sua loja on-line em poucos minutos.
Além disso, oferecem funcionalidades para facilitar o gerenciamento de produtos, pagamentos e integração com ERPs, como o Bling. Então, opte por uma ferramenta que se encaixa melhor com o seu negócio e inicie a sua jornada.
Leia também: o sistema Bling ERP é bom? Conheça as vantagens.
Faça parceria com bons fornecedores
Trabalhar com bons fornecedores traz muitas vantagens para você e seus clientes. Portanto, escolha parceiros que ofereçam produtos de qualidade e acessíveis, mas também respeitem os prazos de entrega.
Para encontrá-los, pesquise na internet, explore as redes sociais e grupos específicos e avalie as empresas que a sua concorrência trabalha.
Compre em atacado
A economia é essencial, principalmente para pequenos empreendedores iniciarem seus negócios. Comprar em atacado é uma boa oportunidade de conseguir bons preços quando você compra vários itens. Mas não se esqueça de adquirir produtos de qualidade porque, muitas vezes, o barato sai caro.
Pense no armazenamento dos produtos
Alguns produtos vendem mais do que outros e podem ocupar muito espaço, por isso, considere essas questões para guardar as mercadorias da sua loja. Então, escolha um local de armazenamento adequado para acomodar os produtos e mantê-los intactos.
Organize o estoque
Ter o controle sobre a entrada e a saída de produtos nem sempre é uma função simples, mas necessária para a organização do seu negócio. A tecnologia é uma grande aliada para facilitar esse processo. Um bom sistema ERP, por exemplo, simplifica a gestão de estoque de forma prática.
Encontre transportadores eficientes
Entregar os produtos no prazo é um dos fatores fundamentais para conquistar a confiança dos clientes. Então, trabalhe com transportadoras eficientes e confiáveis para garantir um bom sistema de logística para o seu negócio.
Ofereça frete atrativo
Segundo pesquisa da Opinion Box, 62% dos consumidores desistem da compra devido ao valor do frete. Por essa razão, é fundamental escolher transportadoras de entrega que ofereçam alternativas e formas de envio mais baratos para o público.
7 estratégias de marketing para atrair clientes
Atrair clientes, fidelizá-los e aumentar as vendas é o objetivo de qualquer empreendedor, mas para superar a concorrência e conquistar um lugar ao sol, é essencial implementar ações eficazes. Veja quais são e coloque em prática.
1. Explore as redes sociais
As redes sociais são uma porta de entrada para promover a sua loja de bebê e alavancar suas vendas. Crie um perfil no Instagram, TikTok e no Pinterest, por exemplo, e compartilhe fotos dos produtos, dicas de uso e outros assuntos de interesse dos pais.
Veja também: estratégias para vender mais no TikTok
2. Faça conteúdos educativos
Montar um blog com assuntos relevantes é uma forma de atrair o público, engajá-lo e aumentar o tráfego orgânico para a sua loja on-line. Mas como fazer essa estratégia?
Crie conteúdos de qualidade que esclareçam as dúvidas dos pais sobre maternidade, cuidados com o bebê, tipos de enxovais, entre outros temas.
3. Lance promoções sazonais
Lançar promoções sazonais é uma solução inteligente de como montar uma loja de bebê on-line e crescer no mercado. Então, aproveite as datas especiais, como o Dia das Crianças, Black Friday e as comemorações de maternidade para oferecer descontos e brindes. Assim, você chama a atenção do público e estimula as compras.
4. Ofereça programas de fidelização
O programa de fidelização é uma tática eficaz para criar um vínculo com os clientes e mantê-los fiéis à loja. A melhor forma é oferecer vantagens e benefícios que encham os olhos e façam o público se sentir valorizado.
Os mais comuns são: cashback, descontos, promoções relâmpago, sorteios e frete grátis.
5. Aposte em tráfego pago
O tráfego pago é um grande aliado para quem abriu uma loja on-line recentemente, pois ajuda a atrair um público qualificado e conseguir resultados mais rápido.
Crie campanhas no Google Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads e Facebook Ads, por exemplo. Essa estratégia de marketing digital ajuda a melhorar a visibilidade do seu site e aumentar as vendas.
Aproveite e aprenda: como criar campanhas de sucesso no Facebook Ads.
6. Preste um bom atendimento
Como disse a escritora e palestrante Kate Zabriskie: “os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que recordam do preço”. Portanto, ofereça um excelente serviço de pré e pós-venda para que o público volte a comprar e indique a loja para amigos e familiares.
7. Mensure os resultados
Ficar de olho nas ações que acontecem na sua loja virtual ajuda a adotar as medidas necessárias para melhorar as vendas.
Por exemplo, o Google Analytics é uma ferramenta prática para monitorar a visita dos clientes à loja. Dessa forma, você sabe quais os produtos que buscam e compram, além dos índices de taxa de abandono de carrinho.
Integre a sua loja virtual com o ERP Bling!
Agora que você já aprendeu como montar uma loja de bebê on-line, que tal pensar na próxima etapa do seu negócio? Administrar uma empresa, por exemplo, exige organização e gerenciamento.
O sistema ERP Bling pode ser seu grande aliado para facilitar esse processo, pois oferece funcionalidades, como:
- controle de estoque e gestão financeira;
- integração com as principais plataformas de e-commerces e marketplaces;
- emissão de nota fiscal de forma simplificada;
- suporte por chat ou telefone;
- sistema intuitivo e fácil de usar.
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