Até o final de 2022, o total de e-commerces no Brasil chegou ao impressionante número de 565.300, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Com mais de meio milhão de lojas virtuais abertas, não há dúvidas de que é preciso inovar e estar antenado para conquistar clientes e ficar à frente da concorrência, não é?
Para te ajudar nesse desafio, trouxemos um parceiro Bling que entende muito sobre o assunto e possui diversas estratégias de como aumentar as vendas no e-commerce.
Geferson Alencar é gerente de e-commerce da CPAP Care, especialista no assunto, e separou dicas práticas e simples que podem melhorar os resultados da sua loja online. Confira!
O que você verá no artigo:
Como vender mais na loja virtual: dicas para o seu início!
Antes de entrarmos nas estratégias de como aumentar as vendas no e-commerce, que tal começarmos com os primeiros passos para ter uma loja online de sucesso?
Veja 4 dicas essenciais do Geferson para o momento antes da abertura do seu negócio.
1. Identifique seu cliente ideal
Você já deve ter ouvido falar em persona, que nada mais é que uma pessoa semi fictícia que representa o seu cliente ideal.
Ou seja, ela retrata para quem seus produtos foram desenvolvidos e quem pode ser ajudado por suas soluções, mercadorias e serviços.
Em outras palavras, a persona indica quem pode se interessar pelo que você vende.
Chegar a esse “cliente ideal” é importante para qualquer empresa, pois ajuda a identificar os desejos e necessidades dessa pessoa, contribuindo para tomadas de decisões e estratégias de venda.
Segundo Geferson, uma forma de direcionar bem a venda é usar a linguagem certa para a sua persona. Ou seja, fazer cada detalhe da sua loja virtual comunicar exatamente o que esse cliente deseja, da forma como ele espera.
“A usabilidade do site deve estar de acordo com a persona para ter maior conversão de vendas, e estudar a persona é, portanto, o primeiro passo”.
Porém, você deve estar se perguntando, como conhecer meu cliente ideal? Veja algumas dicas a seguir.
Como criar uma persona?
O primeiro passo é identificar suas características principais, como a idade, sexo, escolaridade, condição financeira, meios de comunicação que mais usa, hobbies, interesses e afins.
Para chegar a essas respostas, você precisa fazer uma coleta de dados. Isso pode incluir entrevistas e aplicação de questionários com clientes atuais ou possíveis clientes.
Também é possível chegar a essas informações por meio de uso de ferramentas, como o Google Analytics ou as próprias redes sociais (suas e de seus concorrentes). Nessa hora, uma observação profunda do mercado é indispensável.
2. Escolha os produtos e faça uma boa apresentação
Com a persona em mãos, fica mais fácil identificar quais os produtos mais interessantes para vender em sua loja, não é?
Afinal, assim, você reduz as chances de investir em uma mercadoria que seu cliente não compraria.
Indo além, ao falar nos produtos que irá vender, saber como apresentá-los é fundamental, e uma das dicas mais relevantes de como aumentar as vendas no e-commerce!
Quanto mais informações o seu cliente encontrar sobre o produto, maiores são as chances dele concluir a compra sem nenhuma objeção.
Para Geferson, um ponto importante é se “atentar principalmente na utilização de boas imagens de seu produto, sempre com fundo branco, detalhes e ângulos diferentes para que o consumidor não fique com dúvidas e abandone o carrinho”.
Além disso, utilizar as técnicas de SEO podem ajudar a posicionar bem sua marca nos mecanismos de busca e vender suas mercadorias de forma inteligente.
3. Ofereça um bom atendimento
Quando o cliente busca a loja virtual ele quer comprar. A falta de efetividade muitas vezes é por conta da falta de informações ou dúvidas do cliente.
Nessa hora, se ele ainda tem interesse no produto, mesmo com a carência de informações (um erro grave dos e-commerces), o próximo passo é tentar contato com a empresa para esclarecer.
Porém, imagine se o seu futuro cliente quer te contactar, mas não encontra nenhum canal para isso? Aí, certamente a venda estará perdida.
“Por isso é tão importante investir em atendimento via chat ou WhatsApp. Esses canais já devem estar disponíveis na página, pois esse primeiro atendimento gera bastante conversão em vendas”, sinaliza Gefereson.
Além de ter os meios de comunicação visíveis, é importante prestar um bom atendimento quando a pessoa entrar em contato. Afinal, se além de ter ficado com dúvidas ao acessar seu e-commerce, ainda for mal atendido, não será convertido em cliente.
4. Mantenha a organização
Parece uma dica boba e muito simples, mas uma empresa organizada consegue otimizar melhor os processos e gerar mais vendas, pelo fato de conseguir identificar melhor problemas e buscar soluções.
“É fundamental para o crescimento do e-commerce ter um sistema gerencial automatizado e conectado à plataforma de e-commerce. Isso facilita o trabalho e gera rapidez e resultados, como é o caso do Bling”, enfatiza.
Além disso, Geferson destaca as integrações do Bling que conecta o e-commerce a quase todas as plataformas e os intermediadores logísticos.
Como aumentar as vendas no e-commerce? 6 ideias para alavancar as vendas online
Já anotou as dicas do nosso parceiro Geferson de como vender mais na loja virtual?
Então, agora vamos para o próximo passo: estratégias práticas que podem impactar o faturamento do seu e-commerce. Quer ver quais são? Então, continue lendo!
1. Faça um processo de checkout simples
O checkout é a última etapa da venda (não do atendimento, afinal, o pós-venda é fundamental). Se ele é complicado, pode ter certeza de que muitos produtos são abandonados no carrinho.
Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais imediatistas. E, lembrando que a facilidade e comodidade são alguns dos benefícios de comprar online, seu cliente não quer perder tempo com cadastros enormes e processos de várias páginas.
Para evitar a desistência da compra nessa altura do campeonato, uma dica prática é reduzir o número de etapas, solicitando apenas as informações essenciais (nome, CPF e endereço) e partindo para as opções de pagamento.
Outro ponto importante ao falar em checkout é a transparência: uma das práticas mais recomendadas para os e-commerces é o pagamento direto na loja virtual, sem redirecioná-lo para outro site.
Isso aumenta a segurança do cliente para compartilhar suas informações pessoais e de pagamento.
Leia também: Dicas para facilitar o processo de compra da sua loja
2. Ofereça diversas opções de pagamento
Não dá para falar em como alavancar as vendas no e-commerce sem citar as formas de pagamento. Afinal, esse é um dos fatores que pode levar a desistência da compra.
Imagine que um possível cliente tenha se interessado por seus produtos, colocou vários no carrinho e chegou até a etapa do pagamento. Porém, nessa hora, ele se deparou apenas com a opção de compra por cartão de crédito.
Até aí, tudo bem, não é? Agora, adicione outro detalhe nessa história: esse usuário não tem um cartão de crédito disponível para usar. Para ele, pagar via Pix ou boleto seria o mais viável.
No entanto, como sua loja não disponibiliza esses métodos de pagamento, ele é obrigado a comprar na mão do concorrente, pois ele oferece meios diversos que atendem esse e outros usuários.
Esse é apenas um exemplo para ilustrar a importância de diversificar as formas de pagamento do seu e-commerce. Afinal, por mais que seja uma história fictícia, ela pode acontecer diariamente se você disponibilizar um único método.
Portanto, deixe que o cliente escolha entre cartões de crédito, boleto bancário, Pix, entre outras opções. Assim, ele pode optar pelo que for mais conveniente no momento.
3. Crie uma página de perguntas frequentes
A venda online está o tempo todo lutando contra as objeções dos clientes, as “barreiras” que o usuário coloca para concluir a compra.
No e-commerce, a falta de informação é uma das principais objeções. Afinal, imagine querer comprar determinado móvel, mas não encontrar dados simples como as dimensões do produto?
Agora, pense na compra de vestuários, por exemplo. Se o cliente não sabe quais são as políticas de troca/devolução, pode desistir da compra. Afinal, ele não tem certeza de como funciona a troca, caso não sirva.
Algumas dessas informações devem ir direto na descrição dos produtos, como o tamanho dos itens. Porém, outros detalhes podem ser esclarecidos com uma simples página de perguntas frequentes (FAQ).
Basicamente, essa página ajuda a responder às dúvidas mais comuns dos clientes. São questões básicas, mas que podem ser um empecilho para a venda.
O FAQ, além de quebrar objeções, contribui para a experiência do usuário, já que evita ter que entrar em contato e esperar por um retorno.
4. Libere as avaliações e comentários
A descrição do seu produto pode ser maravilhosa, super completa, mas certamente as avaliações de pessoas que já compraram o item podem fazer mais diferença na hora da decisão do cliente.
Afinal, a empresa sempre irá falar bem da mercadoria que vende, não é?
Por isso, permitir que os consumidores avaliem e deixem comentários pode ser uma estratégia interessante, pois o novo cliente irá levar as considerações do consumidor antigo em conta — e pode ser convencido por ela!
Essa medida simples pode aumentar a credibilidade dos seus produtos e da sua marca, além de tornar a tomada de decisão do usuário mais rápida.
Leia também: Social selling: o que é e como fazer para faturar alto
5. Invista em remarketing
O remarketing, como o nome indica, é um marketing feito para impactar uma mesma pessoa novamente.
No caso do e-commerce, essa estratégia é interessante sobretudo para os usuários que abandonaram o carrinho ou já entraram em seu site, mas não fizeram nenhuma interação com os produtos.
O remarketing pode ser feito em diferentes canais, sendo que as redes sociais são as mais usadas, especialmente para rodar anúncios personalizados para essas pessoas.
Também é possível investir no remarketing pelo e-mail. Se um cliente chegou a inserir seus dados, mas apenas não concluiu a compra, utilize o endereço eletrônico usado para contactá-lo novamente.
Para manter uma base de e-mails salvos, uma dica é oferecer cupom de desconto na primeira compra ao assinar a newsletter da sua loja. Dessa forma, você consegue registrar o contato dos seus possíveis clientes.
6. Faça parceria com influenciadores digitais
Outro viés do marketing digital que pode te ajudar a aumentar as vendas no e-commerce é o marketing de influência, que atua principalmente em parceria com os influenciadores digitais e criadores de conteúdo.
Essa parceria pode ser feita como permuta (quando você oferece produtos em troca da divulgação) ou pelo pagamento de publicidade.
Se seu negócio ainda é pequeno, não há problema: os micro e nano influenciadores são ótimas opções, e costumam gerar mais resultados que perfis grandes, acredite se quiser!
Portanto, faça uma seleção dos influenciadores que mais combinam com sua marca, seus produtos e, claro, com sua persona, e experimente fazer essas colaborações.
Certamente você poderá ter bons resultados, já que esse tipo de parceria aumenta a visibilidade da sua loja.
Como vender mais no e-commerce: use um ERP!
Agora que você já sabe como aumentar as vendas na loja virtual, que tal uma dica extra? Implemente um sistema de gestão online (ERP) em seu negócio!
Um sistema de gestão integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente, pois permite a comunicação entre os setores.
Dessa forma, você pode administrar seu estoque, as vendas, a logística e o financeiro em um mesmo local, evitando divergência de dados e possíveis erros operacionais.
Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:
- fazer cadastro de fornecedores;
- emitir as notas fiscais dos seus clientes;
- integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
- controlar e gerenciar seus envios.
Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso.
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