O modelo de venda O2O, online to offline (do online para o offline, em uma tradução para o português), é um modo de fazer a integração entre os negócios de uma loja física com a estratégia de vendas do digital.
Grandes marketplaces têm investido nesse segmento para alavancar as vendas, principalmente em um contexto em que o consumidor tem cada vez mais urgência e está mais exigente.
É o caso da Americanas, responsável por shoppings virtuais como Lojas Americanas e Submarino. Com a Americanas O2O, a ideia é encurtar ainda mais a linha entre mercado físico e digital.
Quer saber como esse modelo pode ajudar o pequeno e médio empreendedor e conhecer mais detalhes do Americanas O2O? Continue lendo!
O que você verá no artigo:
Qual é a proposta do O2O da Americanas Marketplace?
A proposta do O2O da Americanas Marketplace é oferecer exatamente uma integração entre online e offline com o serviço Click&Collect.
O Click&Collect permite que lojistas se tornem um ponto de retirada de produtos que são vendidos nos sites do Americanas Marketplace. O objetivo é dar mais visibilidade para as marcas, possibilitando que os clientes circulem nessas lojas.
Segundo a Americanas, além de mais visibilidade para as lojas físicas dos parceiros, a medida pode aumentar a conversão nos pontos físicos, já que os clientes terão maior visão e poderão entrar em contato com a marca e os produtos dos lojistas.
A Americanas O2O é um serviço oferecido de forma gratuita para os parceiros do marketplace que tenham pelo menos uma loja física.
Como o O2O pode ajudar o pequeno e médio empreendedor?
Para o pequeno e médio empreendedor, um serviço como a Americanas O2O pode trazer muitas vantagens. Veja algumas delas:
Diversificar canais
Por que vender apenas em um canal se você pode estar em dois? A Americanas O2O permite que quem trabalha apenas no digital consiga expandir o negócio para o mercado físico.
E com o grande benefício de não precisar arcar com os gastos de uma loja física própria. Com a possibilidade de entregar um produto em um ponto de venda parceiro do marketplace, seu negócio pode se tornar realmente multicanal.
Agilizar entregas
Logística é uma dificuldade enfrentada por pequenos e médios empresários, principalmente para os que estão iniciando as atividades.
Um modelo como a Americanas O2O torna esse desafio menos trabalhoso – e, principalmente, menos custoso.
Agora, o próprio cliente tem a possibilidade de retirar o produto comprado em uma loja parceira do marketplace. Para o consumidor, isso reduz o tempo de espera pela compra. Para o empreendedor, diminui os gastos da operação.
Mas é preciso ficar atento para não cometer erros ao investir nesse novo formato. Alguns dos principais descuidos são:
- Oferecer uma experiência ruim para o cliente
- Esquecer de reforçar a presença digital
- Focar apenas no segmento de lojas físicas
Na prática, como é o O2O? Conheça as soluções disponíveis!
E na prática, para o empreendedor, como funciona a Americanas O2O? São duas soluções disponíveis para os parceiros do marketplace.
- Entrega na vizinhança
Nessa modalidade, o cliente pode digitar o CEP e descobrir quais lojas na região entregam pedidos para ele no mesmo dia. A distância é o que vai determinar a forma como essa entrega é feita.
- Até 7km: com entregador Americanas
Se o cliente mora a uma distância de até 7km do seu negócio, a própria Americanas faz a entrega na casa do cliente.
- Até 5km: com entregador próprio
Se a distância for menor, o empreendedor pode se comprometer a entregar os produtos, seja usando um prestador de serviço ou indo pessoalmente até a casa do cliente.
Quem determina o limite é o empreendedor, dentro de um raio mínimo de 200 metros e máximo de 5km.
- Cliente retira na loja
O cliente também pode retirar o pedido na loja. Nessa modalidade é só aguardar o pedido, separar e entregar para o cliente em um estabelecimento próprio ou parceiro.
O prazo para retirada varia de poucas horas depois da compra até 5 dias corridos.
Vantagens para os parceiros e consumidores do O2O da Americanas
A Americanas O2O oferece vantagens tanto para os empreendedores parceiros quanto para os consumidores. Confira os principais:
Vantagens para o lojista | Vantagens para o consumidor |
• Aumenta tráfego na loja e vendas • Diversifica portfólio de produtos • Sem custo adicional • Fácil de operar • Atende clientes de sua região | Entrega na vizinhança:• Atende necessidades urgentes • Atende necessidade de uso • Entrega de conveniência • Presta um serviço Prime • Cliente aceita maior custo de frete Cliente retira:• Atende necessidades urgentes • Atende necessidade de uso • Retirada pode ser feita em horários mais alternativos • Presta um serviço pessoal • Custo acessível de entrega |
Como a integração ERP + Americanas O2O pode melhorar o seu negócio!
Para quem quer vender em um marketplace como a Americanas é fundamental contar com o apoio de um ERP. Um sistema de gestão facilita o cadastro de produtos, o controle de estoque, além de tornar a atividade mais segura.
Para proporcionar a melhor experiência possível, o Bling tem integração direta com a Americanas em fase de testes. Para testar a integração, basta fazer a solicitação por meio de um ticket.
Com a integração o empreendedor consegue ter acesso a serviços como:
- Importação de pedidos: com o ERP integrado ao marketplace, é possível importar seus pedidos de venda de forma facilitada e rápida;
- Exportação de produtos: exporte seus produtos de maneira simples e prática, com dados precisos, atualizações automáticas e com controle total sobre o processo;
- Sincronização de estoque em múltiplos depósitos: o estoque é sincronizado e atualizado automaticamente, com a possibilidade de separar o estoque da loja física da loja virtual, ou mesmo gerenciar os estoques de várias filiais simultaneamente. Assim, é possível ter o controle do seu negócio em tempo real;
- Acompanhamento da situação dos pedidos: com a integração é possível acompanhar a situação dos seus pedidos O2O, desde sua criação à entrega. Você é notificado quando um pedido O2O for importado automaticamente, para que fique preparado para receber o comprador em sua loja ou para despachar os produtos com o motoboy;
- Confirmação de retirada: nos pedidos O2O tanto o comprador quanto o motoboy recebem uma senha para liberar a retirada da encomenda. A confirmação de retirada poderá ser realizada dentro do Bling. Isso garante que o pedido seja liberado com segurança.
Agora que você já conhece a Americanas O2O, que tal experimentar o Bling de graça agora mesmo!