Para gerenciar seu negócio de maneira eficaz, é necessário mais do que habilidades gerais de administração; é essencial contar com um controle sólido. É aí que entra o BPO financeiro.
Essa solução pode transformar o controle das finanças do seu empreendimento e garantir mais eficiência e melhores resultados. Além de aprimorar o gerenciamento econômico, o outsourcing financeiro oferece um olhar estratégico para você tomar decisões mais informadas.
Então, antes de contratar uma empresa especializada nesse serviço, é fundamental entender suas características.
Neste artigo, explicamos o que é e o que faz um BPO financeiro, como funciona, suas principais vantagens e desvantagens e as funções que podem contribuir com o seu negócio.
Para descobrir se o seu empreendimento precisa dessa ferramenta, continue a leitura!
O que é BPO financeiro?
BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, ou seja, é a Terceirização de Processos de Negócios de atividades que não fazem parte das funções principais de um empreendimento. Desse modo, o BPO financeiro tem relação com a terceirização de serviços voltados às finanças de uma empresa.
O foco desse recurso é otimizar os procedimentos de qualquer organização, independentemente do segmento de atuação, como minimizar erros de cálculos de impostos, reduzir custos e oferecer mais transparência nas finanças.
Imagine contratar um escritório de contabilidade justamente por não dominar o setor. Na prática, a empresa especializada pode te auxiliar na gestão financeira, contábil e fiscal.
A ideia de contar com essa solução é ter a possibilidade de integrar todos os processos das atividades financeiras para aumentar a eficiência operacional.
É importante saber que existe diferença entre a terceirização tradicional e o BPO financeiro.
A primeira opção envolve a contratação de terceiros para executar tarefas específicas e pontuais, que não estão, obrigatoriamente, ligadas à estratégia do negócio.
Já a segunda alternativa envolve a terceirização de certos métodos em uma função, como folha de pagamento. Isto é, o BPO aperfeiçoa normas e gera relatórios detalhados para embasar decisões.
O que faz um BPO financeiro?
Um BPO financeiro ajuda as organizações em tarefas financeiras, tanto operacionais quanto gerenciais, como contas a pagar e a receber, pagamento de encargos, emissão de notas fiscais, acompanhamento de fluxo de caixa, conciliação bancária, análise de indicadores e projeção orçamentária.
Com a contratação desse recurso, o empreendedor pode se dedicar a atividades estratégicas para ter uma gestão mais eficaz e fazer seu negócio crescer mais e de forma sustentável.
É relevante ressaltar que a empresa que oferece esse serviço pode assumir parte ou a totalidade das funções financeiras do empreendimento que a contrata. Contudo, todas as operações devem estar alinhadas com os objetivos empresariais da contratante.
Passo a passo: como funciona o BPO financeiro
Como mencionamos, o outsourcing financeiro executa funções operacionais e também oferece consultoria estratégica. Em outras palavras, quem contrata esse serviço conta com um parceiro completo.
Para entender, como funciona o BPO financeiro, na prática, listamos um passo a passo básico. Acompanhe!
- Análise das necessidades financeiras: a primeira etapa é entender as necessidades do empreendimento. Isto é, avaliar as atividades financeiras que precisam de mais atenção. Assim, fica mais fácil atender, de forma personalizada, às demandas do negócio.
- Definição de processos e estratégias: com base na avaliação, os profissionais contratados estabelecem um planejamento estratégico para os processos financeiros da empresa. A equipe define quais áreas precisam de automatização e as que exigem monitoramento contínuo.
- Automatização de processos financeiros: o fornecedor contratado implementa ferramentas e softwares de gestão on-line, como o do ERP do Bling. Esse tipo de tecnologia automatiza processos, acompanha as transações financeiras e reduz erros.
- Execução das tarefas operacionais: o BPO assume as funções ligadas às finanças da organização, como as que mencionamos acima. Desse modo, garante o cumprimento das obrigações financeiras de maneira eficaz.
- Monitoramento e acompanhamento contínuo: os profissionais da empresa contratada monitoram, regularmente, as transações e o fluxo de caixa do empreendimento. Dessa forma, fazem ajustes, quando necessário, e previnem problemas financeiros antes que se tornem críticos.
- Emissão de relatórios: a elaboração de relatórios acontece periodicamente, uma vez que proporcionam uma visão clara das finanças e auxilia os empreendedores na tomada de decisões.
- Análise de desempenho financeiro: ao acompanhar os indicadores financeiros, os especialistas analisam detalhadamente o desempenho econômico da empresa. Assim, podem pensar em melhorias para aprimorar a rentabilidade e a gestão dos recursos.
- Consultoria e suporte estratégico: além das funções operacionais, a terceirização financeira oferece consultoria estratégica para ajudar os empresários a tomarem decisões mais precisas sobre a expansão, os investimentos e o planejamento em longo prazo.
- Ajustes e melhoria contínua: o processo de BPO envolve constante revisão e ajustes de procedimentos. À medida que o mercado e as necessidades da organização mudam, os métodos financeiros também sofrem ajustes para manter a eficiência e a legalidade.
- Suporte à conformidade fiscal e tributária: com a terceirização das atividades financeiras, a empresa cumpre com todas as obrigações fiscais e tributárias. Logo, evita problemas com a legislação e otimiza o planejamento tributário.
Quais são os serviços do BPO financeiro?
Antes de contratar uma empresa para terceirizar suas finanças, é fundamental conhecer os serviços de BPO financeiro. Confira, os principais para entender como resolver as necessidades do seu negócio.
Controle de fluxo de caixa
Essa é uma função essencial que o BPO oferece, uma vez que acompanha as entradas e saídas financeiras diárias, semanais e anuais da organização para identificar falhas no setor e propor melhorias, se for necessário.
Com esse serviço, a empresa contratada pode:
- reconhecer oportunidades;
- abastecer seu empreendimento com informações importantes e atualizadas sobre as finanças;
- fazer projeções financeiras;
- alertar sobre riscos econômicos e a necessidade de crédito.
Com o apoio de especialistas, é possível tomar decisões mais precisas.
Gestão de contas a pagar e receber
Ter o suporte de uma empresa para gerir as contas a pagar facilita o registro e o agendamento das faturas por meio digital para o empreendedor autorizar os pagamentos.
Já em relação às contas a receber, os especialistas são responsáveis por lançar os próximos recebimentos e emitir boletos bancários e notas fiscais para controlar a inadimplência.
Com essa gestão, o fornecedor terceirizado fornece dados relevantes dos devedores, o tempo da dívida, além de apresentar como os pagamentos atrasados impactam a rotina econômica.
Essas informações permitem que qualquer empreendedor proponha acordos com os clientes inadimplentes e encontre meios para eliminar de vez essa situação da organização.
Conciliação bancária
Apesar dessa atividade ser simples, exige tempo e atenção. Afinal, é necessário conferir a planilha financeira da empresa com as movimentações dos clientes para garantir que os saldos coincidam com a conta bancária do negócio.
Ao terceirizar essa função, você tem a segurança que alguém será responsável pela gestão, documentação e organização dessas informações todos os dias.
A conciliação bancária ajuda a reconhecer falhas nos dados financeiros.
Gerenciamento de documentos
Toda empresa deve guardar a documentação das operações financeiras, caso o gestor tenha que analisar informações para tomar decisões importantes.
Com a terceirização desse serviço, um profissional arquiva digitalmente e faz a auditoria de todos os documentos financeiros.
Fazer o arquivamento na nuvem garante a proteção dos dados confidenciais, além de cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Leia também: Sistema na Nuvem: 5 vantagens do sistema para pequenas empresas
Análise de crédito
A análise de crédito é uma atividade que o outsourcing financeiro oferece para proporcionar mais proteção nas negociações.
Esse serviço avalia as finanças dos clientes e fornecedores para ajudar o empreendedor a tomar decisões informadas sobre concessão de crédito e parcerias comerciais.
Na prática, o especialista de BPO coleta dados sobre o histórico de crédito, a capacidade de pagamento e a situação financeira de uma pessoa ou empresa.
Isso significa avaliar a pontuação de crédito, relação de pagamentos passados (eventuais inadimplências ou dívidas), situação fiscal e tributária e demonstrações financeiras (balanços patrimoniais e fluxos de caixa).
Após a análise, o profissional gera um relatório com recomendação sobre risco de crédito. Dessa forma, o dono do negócio decide se aprova ou nega o empréstimo, se ajusta limites ou negocia prazos de pagamentos.
Gestão de indicadores
Como saber se uma empresa gera lucro ou prejuízo? Com a gestão de KPIs, ou seja, os indicadores-chave de desempenho, é possível ter uma visão mais clara e objetiva do negócio.
Ao mensurar indicadores como lucratividade, faturamento e margem de lucro, o BPO financeiro gera relatórios para nortear as decisões dos empreendedores.
Assim, é possível planejar estratégias inteligentes e fazer investimentos direcionados para potencializar o desempenho financeiro.
Quais são as vantagens do BPO financeiro?
A terceirização de processos financeiros oferece benefícios valiosos para micro e pequenas empresas. Com o apoio de profissionais especializados e qualificados, o empreendedor tem a certeza de que as finanças estarão em boas mãos. Assim, pode otimizar a gestão do seu negócio. Confira as principais vantagens do BPO financeiro:
- reduzir os custos operacionais;
- acessar especialistas e tecnologias avançadas;
- aumentar o foco nas atividades estratégicas;
- melhorar o controle de fluxo de caixa e processos financeiros.
1. Reduzir os custos operacionais
Ao contratar um BPO, as empresas evitam os custos fixos associados à manutenção de uma equipe interna de finanças, como salários, benefícios e infraestrutura.
Essa alternativa possibilita direcionar recursos financeiros para áreas mais estratégicas para aumentar a eficiência operacional.
2. Acessar especialistas e tecnologias avançadas
As organizações que optam pelo outsourcing financeiro contam com profissionais capacitados, que oferecem análises e soluções baseadas em conhecimento técnico atualizado.
Além disso, esse serviço utiliza ferramentas de ponta, como softwares de gestão on-line e automação que otimizam os processos e minimizam erros.
Ao unir especialistas e tecnologia, diminuem as chances de falhas na área financeira e a gestão foca mais em resultados.
3. Aumentar o foco nas atividades estratégicas
Ao delegar tarefas operacionais a especialistas, o empreendedor pode direcionar seu tempo para realizar suas tarefas principais, como vendas e desenvolvimento de produtos ou serviços, assim como pensar em ações táticas para o negócio.
Com o foco no core business, facilita as tomadas de decisão mais informadas e aumenta a chance de crescimento e inovação no mercado.
4. Melhorar o controle de fluxo de caixa e processos financeiros
Com um acompanhamento financeiro detalhado, é possível identificar gargalos, como processos de quitação ineficientes ou diferenças nas previsões de receita.
Também existe a possibilidade de detectar pontos críticos que causam lentidão na operação, como falhas na comunicação entre os colaboradores ou no fluxo de aprovação de pagamentos.
Reduzir atrasos, como o não cumprimento de prazos para pagar fornecedores ou a inadimplência de clientes, evita impactos negativos no relacionamento com parceiros e nas finanças do negócio.
Dessa maneira, fica mais fácil garantir a previsibilidade nas entradas e saídas de recursos, o que promove mais estabilidade financeira para os empreendimentos crescerem de forma sustentável.
Quais são as desvantagens do BPO financeiro?
Tudo na vida tem dois lados, e a terceirização das finanças não é diferente. Conhecer as desvantagens do BPO financeiro é essencial para decidir se esse serviço é a melhor opção para seu negócio. Confira os principais contras desse modelo:
- perder o controle dos processos internos;
- depender de terceiros para gerir as finanças;
- gerar custos adicionais para implementar e personalizar serviços;
- expor os dados empresariais a riscos de segurança e privacidade.
1. Perder o controle dos processos internos
A terceirização das finanças pode resultar na perda de controle direto sobre as atividades internas da empresa, o que gera preocupação em relação à transparência e à comunicação.
Ao delegar funções do setor financeiro, existe a chance de o empreendedor ter menos visibilidade sobre procedimentos cruciais, como o controle de pagamentos ou a gestão de fluxo de caixa.
Logo, exige um nível maior de confiança no prestador de serviços, além da necessidade de manter a supervisão e o diálogo frequente.
2. Depender de terceiros para gerir as finanças
Ao contratar um fornecedor externo para realizar a gestão financeira, o empresário passa a depender de terceiros para tomar decisões e realizar processos importantes.
Embora os profissionais sejam especialistas no assunto e ofereçam mais eficiência nas tarefas, essa dependência pode gerar riscos, como a falta de transparência e a demora na resolução de questões críticas.
Portanto, é fundamental escolher parceiros confiáveis e estabelecer as regras em contrato.
3. Gerar custos adicionais para implementar e personalizar serviços
Embora o BPO ajude a reduzir custos operacionais em longo prazo, sua implementação inicial gera gastos extras devido à personalização e à integração de sistemas, ao alinhamento das operações e ao treinamento dos colaboradores.
Esses fatores podem representar um custo adicional inesperado para a empresa. Então, antes de optar pelo serviço, identifique a sua realidade financeira e se planeje para garantir que os benefícios superem as despesas originais.
4. Expor os dados empresariais a riscos de segurança e privacidade
Compartilhar informações financeiras com terceiros pode aumentar a vulnerabilidade dos dados do negócio.
Portanto, é essencial garantir que a empresa contratada siga protocolos rigorosos de proteção contra vazamentos e acessos não autorizados. É um modo de evitar falhas que comprometam a privacidade e a segurança das informações do empreendimento.
Quando optar pelo BPO financeiro?
Existem diferentes motivos pelos quais uma organização decide contratar um BPO financeiro. Confira!
- Ter uma equipe enxuta dedicada às finanças;
- Enfrentar desafios diários para manter os processos e a gestão financeira eficientes;
- Gastar muito tempo para organizar o setor de finanças;
- Encontrar dificuldade para adaptar a estrutura financeira ao crescimento do negócio;
- Cometer erros frequentes ao emitir notas fiscais para clientes e fornecedores;
- Ter problema em cumprir prazos fiscais.
Se você se identifica com esses desafios e deseja aumentar a eficiência operacional do setor financeiro para obter melhores resultados, a terceirização pode ser a solução ideal para o seu negócio.
Antes de contratar uma empresa especializada, avalie o custo-benefício!
Afinal, por que contratar um BPO financeiro?
A rotina puxada de quem empreende, a equipe enxuta e a falta de experiência na gestão financeira podem levar a erros graves, o que torna mais desafiador alcançar um crescimento sustentável no negócio.
Se você enfrenta dificuldades como essas, talvez seja hora de considerar o BPO financeiro. Embora tenha algumas desvantagens, os benefícios podem transformar a maneira como sua empresa lida com as finanças, como contar com especialistas para gerenciar e executar tarefas essenciais.
Dessa forma, será mais fácil corrigir falhas operacionais, reduzir despesas desnecessárias, otimizar custos e acessar informações valiosas para tomadas de decisão estratégicas.
Para facilitar ainda mais o gerenciamento da sua organização, aposte em um sistema de gestão on-line, como o do Bling. Nossa solução ERP oferece funcionalidades que complementam o outsourcing financeiro:
- controle de fluxo de caixa;
- acompanhamento de contas bancárias e caixas;
- emissão e cobrança de boletos;
- automatização de contas a pagar e receber;
- geração de relatórios financeiros detalhados.
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