BPO financeiro: o que é + vantagens e desvantagens

03 fevereiro, 2025

bpo financeiro
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Para gerenciar seu negócio de maneira eficaz, é necessário mais do que habilidades gerais de administração; é essencial contar com um controle sólido. É aí que entra o BPO financeiro.

Essa solução pode transformar o controle das finanças do seu empreendimento e garantir mais eficiência e melhores resultados. Além de aprimorar o gerenciamento econômico, o outsourcing financeiro oferece um olhar estratégico para você tomar decisões mais informadas.

Então, antes de contratar uma empresa especializada nesse serviço, é fundamental entender suas características.

Neste artigo, explicamos o que é e o que faz um BPO financeiro, como funciona, suas principais vantagens e desvantagens e as funções que podem contribuir com o seu negócio.

Para descobrir se o seu empreendimento precisa dessa ferramenta, continue a leitura!

O que é BPO financeiro?

BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, ou seja, é a Terceirização de Processos de Negócios de atividades que não fazem parte das funções principais de um empreendimento. Desse modo, o BPO financeiro tem relação com a terceirização de serviços voltados às finanças de uma empresa. 

O foco desse recurso é otimizar os procedimentos de qualquer organização, independentemente do segmento de atuação, como minimizar erros de cálculos de impostos, reduzir custos e oferecer mais transparência nas finanças.

Imagine contratar um escritório de contabilidade justamente por não dominar o setor. Na prática, a empresa especializada pode te auxiliar na gestão financeira, contábil e fiscal.

A ideia de contar com essa solução é ter a possibilidade de integrar todos os processos das atividades financeiras para aumentar a eficiência operacional. 

É importante saber que existe diferença entre a terceirização tradicional e o BPO financeiro. 

A primeira opção envolve a contratação de terceiros para executar tarefas específicas e pontuais, que não estão, obrigatoriamente, ligadas à estratégia do negócio. 

Já a segunda alternativa envolve a terceirização de certos métodos em uma função, como folha de pagamento. Isto é, o BPO aperfeiçoa normas e gera relatórios detalhados para embasar decisões.

O que faz um BPO financeiro?

Um BPO financeiro ajuda as organizações em tarefas financeiras, tanto operacionais quanto gerenciais, como contas a pagar e a receber, pagamento de encargos, emissão de notas fiscais, acompanhamento de fluxo de caixa, conciliação bancária, análise de indicadores e projeção orçamentária.

Com a contratação desse recurso, o empreendedor pode se dedicar a atividades estratégicas para ter uma gestão mais eficaz e fazer seu negócio crescer mais e de forma sustentável.

É relevante ressaltar que a empresa que oferece esse serviço pode assumir parte ou a totalidade das funções financeiras do empreendimento que a contrata. Contudo, todas as operações devem estar alinhadas com os objetivos empresariais da contratante.

Passo a passo: como funciona o BPO financeiro

Como mencionamos, o outsourcing financeiro executa funções operacionais e também oferece consultoria estratégica. Em outras palavras, quem contrata esse serviço conta com um parceiro completo.

Para entender, como funciona o BPO financeiro, na prática, listamos um passo a passo básico. Acompanhe!

  1. Análise das necessidades financeiras: a primeira etapa é entender as necessidades do empreendimento. Isto é, avaliar as atividades financeiras que precisam de mais atenção. Assim, fica mais fácil atender, de forma personalizada, às demandas do negócio.
  2. Definição de processos e estratégias: com base na avaliação, os profissionais contratados estabelecem um planejamento estratégico para os processos financeiros da empresa. A equipe define quais áreas precisam de automatização e as que exigem monitoramento contínuo.
  3. Automatização de processos financeiros: o fornecedor contratado implementa ferramentas e softwares de gestão on-line, como o do ERP do Bling. Esse tipo de tecnologia automatiza processos, acompanha as transações financeiras e reduz erros.
  4. Execução das tarefas operacionais: o BPO assume as funções ligadas às finanças da organização, como as que mencionamos acima. Desse modo, garante o cumprimento das obrigações financeiras de maneira eficaz.
  5. Monitoramento e acompanhamento contínuo: os profissionais da empresa contratada monitoram, regularmente, as transações e o fluxo de caixa do empreendimento. Dessa forma, fazem ajustes, quando necessário, e previnem problemas financeiros antes que se tornem críticos.
  6. Emissão de relatórios: a elaboração de relatórios acontece periodicamente, uma vez que proporcionam uma visão clara das finanças e auxilia os empreendedores na tomada de decisões.
  7. Análise de desempenho financeiro: ao acompanhar os indicadores financeiros, os especialistas analisam detalhadamente o desempenho econômico da empresa. Assim, podem pensar em melhorias para aprimorar a rentabilidade e a gestão dos recursos.
  8. Consultoria e suporte estratégico: além das funções operacionais, a terceirização financeira oferece consultoria estratégica para ajudar os empresários a tomarem decisões mais precisas sobre a expansão, os investimentos e o planejamento em longo prazo.
  9. Ajustes e melhoria contínua: o processo de BPO envolve constante revisão e ajustes de procedimentos. À medida que o mercado e as necessidades da organização mudam, os métodos financeiros também sofrem ajustes para manter a eficiência e a legalidade.
  10. Suporte à conformidade fiscal e tributária: com a terceirização das atividades financeiras, a empresa cumpre com todas as obrigações fiscais e tributárias. Logo, evita problemas com a legislação e otimiza o planejamento tributário.

Quais são os serviços do BPO financeiro?

Antes de contratar uma empresa para terceirizar suas finanças, é fundamental conhecer os serviços de BPO financeiro. Confira, os principais para entender como resolver as necessidades do seu negócio.

Controle de fluxo de caixa

Essa é uma função essencial que o BPO oferece, uma vez que acompanha as entradas e saídas financeiras diárias, semanais e anuais da organização para identificar falhas no setor e propor melhorias, se for necessário.

Com esse serviço, a empresa contratada pode:

  • reconhecer oportunidades;
  • abastecer seu empreendimento com informações importantes e atualizadas sobre as finanças;
  • fazer projeções financeiras;
  • alertar sobre riscos econômicos e a necessidade de crédito.

Com o apoio de especialistas, é possível tomar decisões mais precisas. 

Gestão de contas a pagar e receber

Ter o suporte de uma empresa para gerir as contas a pagar facilita o registro e o agendamento das faturas por meio digital para o empreendedor autorizar os pagamentos.

Já em relação às contas a receber, os especialistas são responsáveis por lançar os próximos recebimentos e emitir boletos bancários e notas fiscais para controlar a inadimplência.

Com essa gestão, o fornecedor terceirizado fornece dados relevantes dos devedores, o tempo da dívida, além de apresentar como os pagamentos atrasados impactam a rotina econômica.

Essas informações permitem que qualquer empreendedor proponha acordos com os clientes inadimplentes e encontre meios para eliminar de vez essa situação da organização.

Conciliação bancária

Apesar dessa atividade ser simples, exige tempo e atenção. Afinal, é necessário conferir a planilha financeira da empresa com as movimentações dos clientes para garantir que os saldos coincidam com a conta bancária do negócio.

Ao terceirizar essa função, você tem a segurança que alguém será responsável pela gestão, documentação e organização dessas informações todos os dias.

A conciliação bancária ajuda a reconhecer falhas nos dados financeiros.

Gerenciamento de documentos

Toda empresa deve guardar a documentação das operações financeiras, caso o gestor tenha que analisar informações para tomar decisões importantes.

Com a terceirização desse serviço, um profissional arquiva digitalmente e faz a auditoria de todos os documentos financeiros. 

Fazer o arquivamento na nuvem garante a proteção dos dados confidenciais, além de cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia também: Sistema na Nuvem: 5 vantagens do sistema para pequenas empresas

Análise de crédito

A análise de crédito é uma atividade que o outsourcing financeiro oferece para proporcionar mais proteção nas negociações. 

Esse serviço avalia as finanças dos clientes e fornecedores para ajudar o empreendedor a tomar decisões informadas sobre concessão de crédito e parcerias comerciais.

Na prática, o especialista de BPO coleta dados sobre o histórico de crédito, a capacidade de pagamento e a situação financeira de uma pessoa ou empresa. 

Isso significa avaliar a pontuação de crédito, relação de pagamentos passados (eventuais inadimplências ou dívidas), situação fiscal e tributária e demonstrações financeiras (balanços patrimoniais e fluxos de caixa).

Após a análise, o profissional gera um relatório com recomendação sobre risco de crédito. Dessa forma, o dono do negócio decide se aprova ou nega o empréstimo, se ajusta limites ou negocia prazos de pagamentos.

Gestão de indicadores

Como saber se uma empresa gera lucro ou prejuízo? Com a gestão de KPIs, ou seja, os indicadores-chave de desempenho, é possível ter uma visão mais clara e objetiva do negócio.

Ao mensurar indicadores como lucratividade, faturamento e margem de lucro, o BPO financeiro gera relatórios para nortear as decisões dos empreendedores. 

Assim, é possível planejar estratégias inteligentes e fazer investimentos direcionados para potencializar o desempenho financeiro.

Quais são as vantagens do BPO financeiro? 

A terceirização de processos financeiros oferece benefícios valiosos para micro e pequenas empresas. Com o apoio de profissionais especializados e qualificados, o empreendedor tem a certeza de que as finanças estarão em boas mãos. Assim, pode otimizar a gestão do seu negócio. Confira as principais vantagens do BPO financeiro:

  • reduzir os custos operacionais;
  • acessar especialistas e tecnologias avançadas;
  • aumentar o foco nas atividades estratégicas;
  • melhorar o controle de fluxo de caixa e processos financeiros.

1. Reduzir os custos operacionais

Ao contratar um BPO, as empresas evitam os custos fixos associados à manutenção de uma equipe interna de finanças, como salários, benefícios e infraestrutura. 

Essa alternativa possibilita direcionar recursos financeiros para áreas mais estratégicas para aumentar a eficiência operacional.

2. Acessar especialistas e tecnologias avançadas

As organizações que optam pelo outsourcing financeiro contam com profissionais capacitados, que oferecem análises e soluções baseadas em conhecimento técnico atualizado. 

Além disso, esse serviço utiliza ferramentas de ponta, como softwares de gestão on-line e automação que otimizam os processos e minimizam erros.

Ao unir especialistas e tecnologia, diminuem as chances de falhas na área financeira e a gestão foca mais em resultados. 

3. Aumentar o foco nas atividades estratégicas

Ao delegar tarefas operacionais a especialistas, o empreendedor pode direcionar seu tempo para realizar suas tarefas principais, como vendas e desenvolvimento de produtos ou serviços, assim como pensar em ações táticas para o negócio. 

Com o foco no core business, facilita as tomadas de decisão mais informadas e aumenta a chance de crescimento e inovação no mercado.

4. Melhorar o controle de fluxo de caixa e processos financeiros

Com um acompanhamento financeiro detalhado, é possível identificar gargalos, como processos de quitação ineficientes ou diferenças nas previsões de receita. 

Também existe a possibilidade de detectar pontos críticos que causam lentidão na operação, como falhas na comunicação entre os colaboradores ou no fluxo de aprovação de pagamentos.

Reduzir atrasos, como o não cumprimento de prazos para pagar fornecedores ou a inadimplência de clientes, evita impactos negativos no relacionamento com parceiros e nas finanças do negócio.

Dessa maneira, fica mais fácil garantir a previsibilidade nas entradas e saídas de recursos, o que promove mais estabilidade financeira para os empreendimentos crescerem de forma sustentável.

Quais são as desvantagens do BPO financeiro?

Tudo na vida tem dois lados, e a terceirização das finanças não é diferente. Conhecer as desvantagens do BPO financeiro é essencial para decidir se esse serviço é a melhor opção para seu negócio. Confira os principais contras desse modelo:

  • perder o controle dos processos internos;
  • depender de terceiros para gerir as finanças;
  • gerar custos adicionais para implementar e personalizar serviços;
  • expor os dados empresariais a riscos de segurança e privacidade.

1. Perder o controle dos processos internos

A terceirização das finanças pode resultar na perda de controle direto sobre as atividades internas da empresa, o que gera preocupação em relação à transparência e à comunicação. 

Ao delegar funções do setor financeiro, existe a chance de o empreendedor ter menos visibilidade sobre procedimentos cruciais, como o controle de pagamentos ou a gestão de fluxo de caixa. 

Logo, exige um nível maior de confiança no prestador de serviços, além da necessidade de manter a supervisão e o diálogo frequente.

2. Depender de terceiros para gerir as finanças

Ao contratar um fornecedor externo para realizar a gestão financeira, o empresário passa a depender de terceiros para tomar decisões e realizar processos importantes. 

Embora os profissionais sejam especialistas no assunto e ofereçam mais eficiência nas tarefas, essa dependência pode gerar riscos, como a falta de transparência e a demora na resolução de questões críticas.

Portanto, é fundamental escolher parceiros confiáveis e estabelecer as regras em contrato.

3. Gerar custos adicionais para implementar e personalizar serviços

Embora o BPO ajude a reduzir custos operacionais em longo prazo, sua implementação inicial gera gastos extras devido à personalização e à integração de sistemas, ao alinhamento das operações e ao treinamento dos colaboradores.

Esses fatores podem representar um custo adicional inesperado para a empresa. Então, antes de optar pelo serviço, identifique a sua realidade financeira e se planeje para garantir que os benefícios superem as despesas originais.

4. Expor os dados empresariais a riscos de segurança e privacidade 

Compartilhar informações financeiras com terceiros pode aumentar a vulnerabilidade dos dados do negócio.

Portanto, é essencial garantir que a empresa contratada siga protocolos rigorosos de proteção contra vazamentos e acessos não autorizados. É um modo de evitar falhas que comprometam a privacidade e a segurança das informações do empreendimento.

Quando optar pelo BPO financeiro?

Existem diferentes motivos pelos quais uma organização decide contratar um BPO financeiro. Confira!

  • Ter uma equipe enxuta dedicada às finanças;
  • Enfrentar desafios diários para manter os processos e a gestão financeira eficientes;
  • Gastar muito tempo para organizar o setor de finanças;
  • Encontrar dificuldade para adaptar a estrutura financeira ao crescimento do negócio;
  • Cometer erros frequentes ao emitir notas fiscais para clientes e fornecedores;
  • Ter problema em cumprir prazos fiscais.

Se você se identifica com esses desafios e deseja aumentar a eficiência operacional do setor financeiro para obter melhores resultados, a terceirização pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Antes de contratar uma empresa especializada, avalie o custo-benefício!

Afinal, por que contratar um BPO financeiro? 

A rotina puxada de quem empreende, a equipe enxuta e a falta de experiência na gestão financeira podem levar a erros graves, o que torna mais desafiador alcançar um crescimento sustentável no negócio.

Se você enfrenta dificuldades como essas, talvez seja hora de considerar o BPO financeiro. Embora tenha algumas desvantagens, os benefícios podem transformar a maneira como sua empresa lida com as finanças, como contar com especialistas para gerenciar e executar tarefas essenciais.

Dessa forma, será mais fácil corrigir falhas operacionais, reduzir despesas desnecessárias, otimizar custos e acessar informações valiosas para tomadas de decisão estratégicas.

Para facilitar ainda mais o gerenciamento da sua organização, aposte em um sistema de gestão on-line, como o do Bling. Nossa solução ERP oferece funcionalidades que complementam o outsourcing financeiro:

  • controle de fluxo de caixa;
  • acompanhamento de contas bancárias e caixas;
  • emissão e cobrança de boletos;
  • automatização de contas a pagar e receber;
  • geração de relatórios financeiros detalhados.

Experimente o nosso sistema gratuitamente e descubra como simplificar o gerenciamento do seu negócio! Faça um teste no site do Bling!

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