O que é e quais são os tipos de Certificado Digital

O certificado digital é uma identidade eletrônica que os empresários usam para autenticar transações e documentos virtuais do seu negócio. Ele funciona como uma assinatura digital ou uma chave de acesso para sistemas restritos como o da Receita Federal.

Nele estão todas informações do titular, seja ele pessoa física ou jurídica, o que gera uma identidade eletrônica exclusiva e segura.

O Certificado Digital é separado em diferentes tipos para atender todas as atividades de empresas e pessoas que precisam de um certificado. Os tipos são:

Tipo A

Certificado de assinatura digital mais usado por empresas – A1, A3, A4.

e-CPF

Certificado para pessoas físicas, geralmente utilizado para entregar declarações de renda.

e-CNPJ

Certificado para pessoas jurídicas, ele funciona como uma versão digital do CNPJ.

NF-e

Certificado para empresas com funcionários com acesso a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Tipo S

Certificado de sigilo/confidencialidade – S1, S3, S4.

Tipo T

Certificado de tempo – T3.

Vamos entender o porquê e como baixar XML da nota fiscal, confira!

Por que baixar o XML da NF-e?

O XML é um formato de arquivo digital considerado padrão para registrar informações das notas fiscais eletrônicas. Ele é o tipo de arquivo utilizado pela Receita Federal e serve para comprovar a emissão de notas fiscais para o órgão nacional.

O formato de XML é obrigatório e a pessoa ou empresa que não gerar o documento, está sujeita a uma multa da Receita Federal. A legislação atual indica que o documento XML da nota fiscal deve ser guardado e estar disponível por pelo menos 5 anos.

Como baixar XML pelo SEFAZ

Desde 2020, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) determinou mudanças na Sinief 16/18 e Sinief 17/18 (Sistema Nacional de Informações Econômicas Fiscais) que impedem a consulta de XML de notas fiscais eletrônicas sem um certificado digital.

Existem programas e softwares específicos no mercado que prestam esse tipo de serviço direto da Sefaz, mas eles são pagos. Esse mesmo tipo de serviço pode ser encontrado em sistemas integrados de ERP, como do Bling!

Como baixar XML na NFe com certificado digital

Ter um certificado digital é essencial para o XML da NF-e porque ele habilita o acesso à consulta das notas fiscais no site oficial da Secretaria da Fazenda.

Órgãos responsáveis pelos documentos fiscais como a Sefaz, apuram os dados e a veracidade das informações a partir do certificado digital, e por isso ele é tão importante para autenticar documentos e transações.

Os certificados mais comuns entre empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica são os tipos A1 e A3. Qualquer um deles é necessário para acessar o sistema da Sefaz e encontrar as Notas Fiscais emitidas contra ou pela empresa com validade jurídica.

Para baixar o XML da NF-e é só instalar o certificado digital no navegador de internet e acessar o Portal da Sefaz. Depois de confirmar seu usuário, você vai encontrar botões como “Consultar NF-e Completa” e “Download do Documento”.

Como o Bling pode te ajudar para baixar XML da NFe?

O sistema ERP do Bling!, além de integrar todos os processos de gestão da sua empresa, também disponibiliza um serviço rápido e prático para baixar e guardar a XML das Notas Fiscais. Veja como Funciona.

1. Acesse o programa do Bling! de gerenciamento.

2. Clique na aba “Suprimentos”, e em seguida no botão “Notas de Entrada”.

3. O Bling! faz uma varredura no site da Sefaz e busca por todas as NF-e relacionadas à sua empresa.

4. O empresário ainda pode definir o status das notas, e gerar um manifesto de recebimento.

5. Pronto! Todas as notas fiscais emitidas contra sua empresa vão estar disponíveis em uma lista bem definida.

Vantagens da importação das notas fiscais com certificado digital

Como já vimos, o certificado digital é uma parte importante da importação e validação de notas fiscais. Com um sistema ERP em nuvem como o do Bling!, fica mais fácil navegar pelos processos de importação, e você acaba ganhando vantagens como:

– Sempre que alguém gerar uma nota fiscal contra sua empresa, o sistema notifica a emissão, facilitando o acompanhamento do processo;

– Em caso de perda da nota é possível emitir uma segunda via de maneira prática;

– Maior facilidade para importar para o Bling! e cadastrar os produtos do estoque;

– O ERP facilita o manifesto das notas fiscais com a praticidade dos processos de importação.

Conclusão

Com todas as vantagens de um Certificado Digital mais a de um sistema ERP de gestão de empresas, seu negócio tem grandes chances de eliminar diversos processos burocráticos e facilitar a operação.

É por isso que o Bling! em parceria com a Certisign, oferece o melhor preço do mercado para certificados do tipo A1, o que possibilita emitir os principais modelos de NF-e com todos os impostos calculados automaticamente e transmissão de XML.

O Bling! ainda oferece 30 dias grátis para você experimentar o ERP e tornar os processos da sua empresa mais eficientes. Aproveite!