Quem tem empresa já sabe que dentro da estimativa dos salários pagos ao ano para os funcionários também é preciso calcular o 13º salário, que é um “bônus” pago geralmente nos últimos meses do ano. Neste artigo, vamos entender como calcular o 13º com suas especificidades. Confira!

Quem tem direito ao 13° salário dos funcionários

Dentro da empresa, tem direito a receber o 13º salário, trabalhadores com carteira assinada e que atuou mais de 15 dias na empresa, desde que não tenha sido demitido por justa causa. Terceirizados não recebem o valor referente ao 13º. 

Todos os trabalhadores de serviço público e iniciativa privada, além de aposentados e pensionistas também recebem o benefício.

Quando o 13° deve ser pago?

É possível dividir o 13º salário em dois momentos. A primeira parcela pode ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. 

Para a empresa pode ser mais leve dividir o valor total em duas etapas, mas também é possível antecipar as parcelas caso necessário.

Saiba como calcular o 13° [Passo a Passo]

O valor pago é proporcional ao número de meses trabalhados e o salário pago durante o ano. Sendo assim, para calcular o 13º é preciso dividir o valor do salário por 12 (número total de meses do ano), e assim descobrir a quantia equivalente a 1 mês de trabalho.

Como calcular 1ª parcela do 13° salário

Para calcular o  13º proporcional, divida o salário bruto (sem descontar Imposto de Renda e INSS), por 12 e multiplique pelo número de meses em que o funcionário trabalhou. O valor total é o cálculo total, sendo que a primeira parcela é metade deste valor.

Como calcular a 2ª parcela do 13°

Da mesma forma, a segunda metade do valor calculado é o equivalente a segunda parcela do 13º salário do funcionário. A conta deve ser feita individualmente.

Como calcular 13° proporcional

O cálculo do 13º salário proporcional deve ser feito para aqueles funcionários que ainda não completaram 1 ano de empresa, ou para os colaboradores que pedem demissão ou foram demitidos (sem justa causa) antes do final do ano em vigor. Ou seja, se o funcionário trabalhou 3 meses antes do acerto, ele receberá o valor proporcional. 

Para calcular basta dividir o valor integral do salário por 12 e o resultado deve ser multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano atual.

Como calcular 13° com comissão

Quando o funcionário recebe comissão de vendas, deve ser feita uma conta para calcular o 13º salário com comissão. 

Divide-se o total de comissões pelos meses trabalhados e soma-se o valor ao 13º salário.

Como calcular 13° de jovem aprendiz

O jovem aprendiz tem todos os direitos concedidos aos demais funcionários, por isso, o cálculo é o mesmo, com o valor equivalente ao seu salário. O contrato de aprendizagem geralmente tem duração de dois anos, com salário mínimo por hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

Como calcular 13° e férias

O cálculo do proporcional de férias é feito por mês, ou seja, o colaborador tem direito a 30 dias de férias por ano, no 13º salário se calcula 1/12 do valor pago às férias.

Como calcular 13° com aumento de salário

O valor usado para a base do 13º é sempre o valor do último pagamento que será o salário base. Ou seja, se houve um aumento de salário, o valor também do 13º aumentará referente ao salário atual.

Como calcular o 13° salário do aviso prévio indenizado

Em caso de 13º Salário o aviso prévio indenizado é de 01/12 avos (o cálculo será realizado após um dia da data de desligamento até o término do aviso prévio projetado.

Como calcular o 13° com periculosidade

O valor pago por periculosidade é 30% (trinta por cento) sobre o salário base, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Para fazer o cálculo é preciso somar o percentual de adicional.

Como calcular o 13° com insalubridade

Assim como o percentual de periculosidade, o percentual de insalubridade também integra o pagamento do 13º salário, já que faz parte da remuneração do funcionário. 

O cálculo deve ser com o percentual de adicional incluso.

Como calcular o 13° com adicional noturno

Para fazer o cálculo com o adicional noturno é preciso somar todas as horas feitas, divida pelo número de meses trabalhados até novembro e multiplicar valor pelo custo do adicional noturno.

Como calcular o 13° hora extra

Da mesma forma que o adicional noturno, para calcular o 13º salário para quem recebe hora extra é preciso somar todas as horas feitas, divida pelo número de meses trabalhados até novembro e multiplicar valor pelo custo da hora extra.

Conclusão

O 13º salário é um direito dos funcionários de toda empresa que contrata mão de obra legalizada através de CLT. O empreendedor deve entender mais sobre o E-social pois implica em algumas obrigações que a empresa deve cumprir em relação a seus colaboradores. Os termos trabalhistas devem ser esmiuçados, para entender mais leia o artigo sobre Pis e Cofins.