Com a praticidade de comprar pela internet, muitas pessoas buscam todo tipo de produto em lojas virtuais, o que inclui os materiais de construção. Para aproveitar esse potencial e começar sem precisar dispor de uma grande estrutura física, vale a pena saber como montar uma loja de material de construção on-line.
Essa é uma oportunidade de alcançar clientes em diversas partes do país e de expandir seu potencial de ganhos. Ao mesmo tempo, você precisa saber se posicionar diante da concorrência para ganhar a preferência do público-alvo.
A seguir, veja dicas essenciais que mostram como montar uma loja virtual de material de construção!
O que você verá no artigo:
Por que saber como montar loja de material de construção on-line?
O e-commerce brasileiro faturou R$ 204,27 bilhões em 2024 e cresceu 10% em relação a 2023, segundo daddos da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A associação também estima que o comércio eletrônico brasileiro cresça mais 14% em 2025, com um faturamento total de R$ 234,91 bilhões.
Por si só, essa tendência demonstra o potencial de abrir um negócio virtual. Podemos somar a esse desempenho o crescimento projetado de 5,5% para o mercado de materiais de construção em 2024, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT).
Para aproveitar o potencial das vendas on-line nesse setor é fundamental estar preparado para abrir uma loja de material de construção. Com os passos certos, é possível se posicionar bem desde o começo, superar a concorrência e se consolidar.
Quanto custa montar uma pequena loja de materiais de construção?
O custo de uma pequena loja de materiais de construção varia de R$ 50 mil a R$ 150 mil, o que inclui aspectos como o tamanho do estoque, os produtos escolhidos e até a estrutura necessária. Em geral, abrir uma loja on-line é mais barato por demandar um espaço físico para receber clientes.
Ainda assim, é preciso se preparar para as despesas fixas e variáveis, sem se esquecer do capital de giro e dos custos de regularização.
Qual a margem de lucro de uma loja de material de construção?
A margem de lucro de uma loja de material de construção on-line pode flutuar entre 10% e 25%, de acordo com o modelo de negócio, a precificação, a concorrência e o tipo de produto. Em geral, os itens mais básicos, como cimento, têm margens menores, enquanto outros produtos, como revestimentos, apresentam margens maiores.
No entanto, esse intervalo é apenas uma estimativa e a situação varia para cada negócio. O ideal é calcular a própria margem ao considerar os custos fixos e variáveis, bem como as estratégias de precificação.
Como montar uma loja virtual de material de construção?
Para aproveitar o potencial de um negócio de material de construção, vale a pena saber como montar uma loja virtual no ramo. Para tanto, você precisa se preocupar desde com o planejamento até questões relacionadas à captação de interessados para gerar vendas.
A seguir, descubra quais são os 5 passos mais importantes para começar a vender materiais de construção on-line!
1. Planejamento inicial
O planejamento inicial ajuda a estabelecer os objetivos e as estratégias do negócio e serve como uma base para a sua estruturação. Para abrir sua loja da maneira mais eficiente, confira as dicas a seguir!
Análise de mercado
Antes de pensar no lançamento é preciso se dedicar a uma tarefa indispensável: a análise de mercado detalhada. Comece pela identificação do público-alvo, que pode incluir:
- profissionais como pedreiros e engenheiros;
- consumidores finais que fazem os próprios reparos;
- empresas que compram em maior escala.
Se fizer sentido, você pode escolher atender mais de um público, mas é essencial conhecer muito bem as necessidades e o comportamento de cada grupo.
Também é válido analisar a concorrência on-line e em lojas físicas. Veja quais são os produtos oferecidos, as marcas, os preços e até a experiência de compra. Essa é uma oportunidade de aprender com o que funciona e de identificar lacunas para preencher.
Ainda, considere as tendências do setor de construção civil. Se um material estiver em alta, por exemplo, vale a pena considerar tê-lo em seu estoque para aproveitar esse movimento.
Plano de negócios
Depois de analisar o mercado, você deve estruturar o plano de negócios da sua loja. Comece pela definição se as vendas serão feitas no varejo (para pessoas físicas), no atacado (para empresas) ou em ambos os modelos (atacarejo).
Também é essencial calcular os custos iniciais. Você pode utilizar a estimativa que apresentamos, sem se esquecer de questões como o investimento em tecnologia, estoque, logística, marketing e outras áreas.
Na sequência, estime os resultados financeiros, como a expectativa de ticket médio nas vendas, a margem de lucro e a projeção de receitas. Nesse momento, o ideal é estabelecer quantas vendas você precisa fazer para tornar o negócio sustentável.
Ainda, seu plano de negócios deve ter metas — de clientes, de faturamento e de lucratividade —, além de estratégias de crescimento.
Escolha da plataforma
Saber como montar uma loja de material de construção on-line também requer acertar na escolha da plataforma. Para o seu e-commerce, há opções como Shopify, WooCommerce, Nuvemshop, entre outras.
Nessa decisão, avalie os recursos e as funcionalidades disponíveis, como:
- integração com meios de pagamento;
- design responsivo;
- facilidade de uso e navegação;
- suporte técnico.
Também existe a possibilidade de atuar em marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e Shopee. Outras opções específicas são a Leroy Merlin e MadeiraMadeira. Na prática, o marketplace é uma forma de aproveitar a visibilidade das marcas, mas é preciso pagar uma taxa a cada venda realizada.
2. Aspectos financeiros e legais
O cuidado com os aspectos legais e financeiros garante que a loja opere de forma regular, com credibilidade e segurança. Assim, você pode evitar problemas futuros e manter uma boa operação.
Veja o que fazer nesse sentido!
Formalização do negócio
Para formalizar sua loja de material de construção on-line comece pelo registro da empresa na Receita Federal, o que dá origem ao CNPJ. Em seguida, é preciso fazer o registro na Junta Comercial da sua cidade e na Secretaria de Fazenda do estado.
Também é preciso escolher o regime tributário mais adequado para o negócio. Nesse momento, contar com a ajuda de um contador ou de um escritório de contabilidade é essencial para simplificar a burocracia e garantir que tudo ocorra dentro da lei.
Não se esqueça de regularizar a questão fiscal para emitir as notas a cada venda e atenda às normas exigidas pelo Procon. Assim, você evita problemas com a fiscalização e até o pagamento de multas.
Planejamento financeiro
Do ponto de vista financeiro, o ideal é começar pelo mapeamento dos custos iniciais, que envolvem:
- pagamento dos registros e certidões de formalização;
- contratação da plataforma de e-commerce;
- compra de estoque inicial;
- investimentos em marketing;
- contratação de serviços de transporte.
Também é preciso se preocupar com as despesas fixas, como energia elétrica do local de atuação, aluguel do espaço de armazenamento, custo mensal da contabilidade e internet.
A partir dessa análise, estime o capital de giro de forma realista. Esse valor servirá para manter as operações em funcionamento enquanto os primeiros clientes chegam até a loja.
Ainda, crie um fluxo de caixa que considere os prazos de pagamento dos fornecedores e de recebimento das vendas. No caso de realizar vendas parceladas, por exemplo, isso é importante para entender como será a entrada de recursos ao longo do tempo.
3. Produtos e catálogo
Saber como montar uma loja virtual de material de construção também envolve o cuidado com os produtos e a apresentação do catálogo. Para não ter dúvidas, veja dicas do que fazer!
Organização do catálogo
Um catálogo bem organizado faz toda a diferença para os clientes navegarem com facilidade no site. Para simplificar, divida os produtos em categorias principais e abrangentes, como:
- materiais de construção: inclui cimento, areia, tijolos, telhas e outros itens;
- ferramentas: compreende itens como furadeiras, martelos, lixas, chaves e mais;
- acabamentos: envolve tintas, pisos, revestimentos e produtos semelhantes.
Além disso, você pode criar subcategorias detalhadas. Dentro de “Ferramentas”, é possível dividir em “Elétricas” ou “Manuais”. Assim, uma lixa é encontrada na subcategoria de ferramentas manuais, enquanto a furadeira aparece na parte de itens elétricos.
Quanto mais fácil for para as pessoas encontrarem o que procuram na sua loja, maior tende a ser a satisfação e as chances de venda.
Cadastro de produtos
Acertar no cadastro dos produtos é essencial na missão de montar uma loja de material de construção on-line de sucesso. Para começar, é fundamental utilizar fotos realistas e de alta qualidade, já que essa é uma forma de despertar o interesse.
Outra dica é criar descrições detalhadas, com destaque para as especificações técnicas como:
- materiais;
- dimensões;
- peso;
- aplicações do produto.
Apresentar esses dados de forma clara permite que as pessoas — sejam elas profissionais ou não — avaliem se o produto é o que procuram.
Inclua também informações sobre preços, promoções e descontos, além da disponibilidade de estoque. Acrescentar prazos de entrega e eventuais custos adicionais ajuda a estabelecer uma comunicação transparente e que gera credibilidade.
4. Logística e estoque
Não há como montar uma loja de material de construção on-line de sucesso sem preparar corretamente o estoque e a logística. Afinal, um controle de inventário preciso e entregas rápidas são essenciais para a satisfação do cliente.
Continue a leitura e veja dicas para colocar em prática!
Gestão de estoque e fornecedores
Acertar no gerenciamento de estoque depende, inicialmente, de um armazenamento organizado. Os produtos devem ficar em um local seguro e precisam ser categorizados por tipo e frequência de venda.
O ideal é que o acesso e o manuseio sejam simples, pois facilitam etapas, como a separação dos produtos e a expedição de itens.
Também é essencial monitorar entradas, saídas e níveis críticos dos produtos. Um ERP
pode ajudar nessa tarefa, já que o sistema de gestão oferece uma visão completa do negócio. Além de cuidar de outras etapas da loja, você evita tanto a ruptura de estoque quanto o acúmulo de itens parados.
Uma boa gestão de estoque também depende do relacionamento com os fornecedores. Opte por parceiros confiáveis, que ofereçam flexibilidade e entregas rápidas. Com o fortalecimento do relacionamento, é possível obter condições melhores, como descontos ou prazos menores.
Preparação da logística
Como ter uma logística eficiente também faz parte de montar uma loja virtual de material de construção, comece com a avaliação de custo-benefício de transportadoras. A ideia não é apenas encontrar parceiros baratos, mas que sejam eficientes nas entregas.
A depender do caso, recorra a transportadoras locais para entregas em um raio menor e a operadores logísticos abrangentes para atender a outras partes do país.
Outra boa prática é garantir transparência ao oferecer ao cliente a possibilidade de acompanhar a entrega em tempo real. Essa é uma forma de ter mais controle logístico e, ao mesmo tempo, de fornecer mais segurança para quem compra.
5. Marketing digital para materiais de construção
O marketing digital é um grande aliado para atrair interessados e gerar vendas para a sua loja on-line de material de construção. Com as estratégias certas, você atrai esse público e até se destaca dos concorrentes.
Descubra o que fazer!
Estratégias orgânicas
As estratégias orgânicas atraem o público de forma natural, sem precisar realizar anúncios e interromper a experiência do público.
Para tanto, comece com a otimização para mecanismos de busca (ou SEO). A ideia é otimizar o site para palavras-chave relevantes, como “comprar material de construção barato” ou “onde comprar furadeira on-line”. Os termos mais importantes devem aparecer nas páginas, inclusive nas descrições de produtos.
Também é possível criar um blog para tirar dúvidas e educar o público, com posts do tipo “Como escolher o piso ideal para a sua casa” ou “Tendências de revestimentos para apartamentos pequenos”. Além de gerar tráfego orgânico, essa é uma forma de construir autoridade.
O site também precisa ser rápido, se adaptar a qualquer tamanho de tela e oferecer uma boa experiência. Essas características favorecem a experiência do cliente e ainda aumentam as chances de obter boas posições nas pesquisas do Google.
Estratégias pagas
Além da abordagem orgânica, você pode utilizar estratégias pagas de marketing digital. O objetivo é aumentar o alcance e gerar vendas de forma mais ágil — em especial, em datas comemorativas ou em certos períodos do ano.
Você pode anunciar em plataformas como Google Ads e Bing Ads, além da Meta Ads para Instagram e Facebook. Há diversas opções, como anunciar o site principal da loja e produtos específicos.
Outra possibilidade é o remarketing. Com essa estratégia, você exibe anúncios para pessoas que visitaram a loja, mas não compraram. Como as pessoas já conhecem seu negócio, esse segundo impacto pode ser o responsável por gerar vendas.
Redes sociais
As redes sociais também são poderosas ferramentas para divulgar sua loja de material de construção on-line. Ao criar perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn você pode estar mais perto do público, a depender da sua forma de atuação.
É essencial focar onde o seu público de interesse está e caprichar nas postagens, com elementos visuais originais e atrativos. Mais que exibir produtos, aproveite as redes para criar tutoriais, dar dicas, compartilhar projetos e até mostrar os bastidores do negócio.
Não se esqueça de interagir com os seguidores, já que esse é o propósito das redes. Use esses espaços para responder dúvidas, receber sugestões e oferecer recomendações relevantes.
Comece seu negócio da forma certa
Com essas dicas, você aprendeu como montar loja de material de construção on-line para aproveitar todo o potencial do setor. Com a devida atenção ao planejamento e investimentos estratégicos, é possível obter lucros e levar sua loja ao sucesso.
Para facilitar o seu gerenciamento, você precisa de um ERP como o Bling. Faça a gestão de estoque, fornecedores, contas e vendas em um só lugar e tome as melhores decisões.