Para o consumidor receber um produto, existe um processo complexo que vai além do transporte. Entender sobre os canais de distribuição logística, por exemplo, é fundamental para entregar as mercadorias com agilidade e segurança. 

Segundo pesquisa do Capterra, 49% dos entrevistados declararam que a rapidez na entrega é mais importante que o preço. Quando a empresa compreende as funções dos canais, aplica métodos inteligentes para melhorar o fluxo de cargas, reduzir custos operacionais e aumentar a satisfação dos clientes. 

Por isso, é essencial saber o que é canal de distribuição e qual a importância para o seu negócio. Neste conteúdo, descubra quais os  tipos e como escolher o mais adequado. 

Além disso, confira as melhores estratégias para otimizar os canais logísticos e aprimorar a entrega de mercadorias. 

Continue a leitura!

O que é canal de distribuição? 

O canal de distribuição logística refere-se ao percurso que as mercadorias fazem para chegar ao consumidor final. Esse processo conta com infraestruturas, empresas e intermediários que trabalham em conjunto. Assim, garantem que as mercadorias estejam disponíveis no prazo e no local determinado para atender à demanda do mercado. 

Para entender melhor como funciona, imagine que o canal de distribuição logística seja uma estrada: a fábrica é a origem e o consumidor final é o destino. No percurso, há pontos de parada, como atacadistas, varejistas e transportadoras de entregas. 

Além disso, o trajeto engloba outras etapas importantes que incluem o armazenamento de mercadorias, gestão de estoque e processamento de pedidos. Para entregar os produtos aos clientes, é necessário cumprir a rota de forma organizada para garantir a entrega em condições adequadas. 

Qual a importância dos canais de distribuição logística?

Os canais de distribuição logísticas são essenciais tanto para as empresas quanto para o cliente final. Quando o empreendedor escolhe o modelo adequado, pode reduzir custos e oferecer um produto com preço mais atrativo. 

Outra questão importante é a confiabilidade, pois quanto mais rápido o consumidor recebe os pedidos ou encontra os produtos nas lojas, ficam mais satisfeitos. Desse modo, há mais chances de o público indicar sua marca. 

Afinal, conforme relatório Opinion Box, 33% das pessoas compram em uma loja após ler avaliações e comentários positivos de outros clientes. Portanto, escolher um bom canal de distribuição é uma forma de atrair mais consumidores, aumentar as vendas e a possibilidade de expandir o negócio. 

3 tipos de canais de distribuição 

Os tipos de canais de distribuição apresentam características diferentes, por isso, é importante conhecê-los para escolher o ideal conforme o modelo de negócio e o público-alvo. Entre os principais se destacam: 

  • canal direto;
  • canal indireto;
  • canal híbrido.

Abaixo, confira mais detalhes de cada um.

1. Canal direto 

Nesse modelo, os próprios fabricantes fornecem as mercadorias para o cliente final. As vendas porta-a-porta e as lojas on-line que cuidam da entrega de seus produtos são bons exemplos de canais de distribuição logística que se enquadram na modalidade. 

O modelo é vantajoso para empresas que querem adotar uma política de preços competitivos. Isso porque não precisam pagar intermediários para distribuir as mercadorias, o que reduz custos operacionais. 

Além disso, os canais diretos são uma forma de estreitar o relacionamento com o consumidor, já que podem fortalecer a conexão por meio de um atendimento personalizado. Por outro lado, é necessário ter uma boa estrutura e recursos financeiros para cobrir todas as despesas.

 2. Canal indireto 

O canal de distribuição indireto depende de intermediários, como atacadistas, distribuidoras e redes de varejo, que oferecem e entregam as mercadorias para o cliente final. Por essa razão, os produtos são mais caros, pois é preciso pagar comissões para essas empresas. 

Em compensação, reduz os custos com distribuição, já que os intermediários são responsáveis por essa função. Esse modelo traz benefícios para o negócio porque é possível alcançar mais clientes geograficamente. Como consequência, colabora para o crescimento da empresa e gera lucratividade. 

3. Canal híbrido

O canal híbrido combina as modalidades direta e indireta. Ou seja, a empresa oferece e entrega os produtos para o cliente final, mas mantém a parceria com redes de varejo, atacadistas e distribuidoras. 

Um bom exemplo, são as lojas virtuais que divulgam seus produtos e atendem os consumidores diretamente, porém contratam distribuidoras para entregar os pedidos. Dessa forma, há mais vias para os clientes receberem o que compraram, o que torna a experiência de entrega positiva. 

Quais são as formas de distribuição? 

As formas de distribuição são classificadas como exclusiva, seletiva e intensiva. Assim como os tipos de canais, cada uma é adequada de acordo com o perfil do consumidor e o segmento. A seguir, confira quais são e como funcionam.

Exclusiva

A distribuição exclusiva, como o próprio nome sugere, é um modelo em que uma empresa entrega mercadorias para uma loja vendê-las com exclusividade. Essa estratégia é comum na comercialização de concessionárias de veículos, pois as marcas costumam oferecer produtos com baixo volume de produção. 

Seletiva 

A distribuição seletiva atende um perfil de consumidores mais exigentes que fazem parte do mercado de luxo, por exemplo. O objetivo é valorizar os produtos e vendê-los conforme as necessidades desse público. As empresas escolhem os pontos de venda com base na localização, demanda e prestígio. 

Intensiva

A forma de distribuição intensiva disponibiliza produtos para um mercado amplo de consumidores para diferentes canais de venda. Por isso, é comum usar esse modelo para mercadorias de valor reduzido e consumo rápido, como alimentos, bebidas e itens de higiene. 

Quais são os níveis de canais de distribuição logística? 

Os canais de distribuição logística são classificados por níveis e se referem à quantidade de intermediários entre o produtor e o consumidor final. Confira:

  • canal de distribuição nível 1: envolve somente um intermediário, geralmente um varejista, que compra a mercadoria do produtor e é responsável por vendê-la e entregá-la ao cliente final;
  • canal de distribuição nível 2: quando o produtor vende para o atacadista e repassa para o varejista, que, por sua vez, oferece ao cliente final;
  • canal de distribuição nível 3: nesse caso, há três ou mais intermediários que participam do processo de distribuição. Por exemplo, antes de o produto chegar ao cliente final, passa por um distribuidor, um representante comercial e um varejista.  

A categorização é importante para identificar as etapas e a complexidade do processo que os produtos passam para chegar aos clientes. Ou seja, quanto maior o nível, o consumidor final paga mais caro pelo produto. 

Como escolher um canal de distribuição? 

Para escolher o canal de distribuição logística é importante considerar o perfil dos clientes, características dos produtos, a concorrência e os objetivos do negócio. Esses aspectos influenciam diretamente os custos operacionais, a eficiência nas entregas e a satisfação do público. 

A seguir, confira mais detalhes e faça a melhor escolha para o seu negócio.

Analise o perfil do consumidor 

Antes de optar por um canal de distribuição, pesquise sobre os hábitos de compra dos seus clientes para conhecer melhor as suas necessidades. Além disso, avalie a localização, pois em alguns casos, é necessário optar por canais híbridos para atendê-los com agilidade e eficiência. 

Leia também: público-alvo: passo a passo para identificar o cliente ideal.

Considere as características dos itens

O tipo de produto também é determinante para escolher o melhor canal. Por exemplo, você trabalha com itens exclusivos ou populares? Se você deseja vender itens premium, o canal de distribuição direto pode ser uma boa solução, pois também é um meio de se conectar com os clientes e personalizar o atendimento. 

Pesquise a concorrência 

Outra dica de ouro é analisar os métodos que a concorrência usa e as vantagens que proporcionam. Então, pesquise se as empresas oferecem seus produtos por meio de grandes varejistas ou vendem pela internet. A partir daí, você faz a melhor escolha com base nessas análises e conforme o seu perfil de empreendedor. 

Avalie os objetivos do negócio

Se o objetivo é alavancar a sua empresa para atingir um grande público, o ideal é escolher canais indiretos. Agora, se você visa aumentar a lucratividade e reduzir custos operacionais com intermediários, os canais diretos são boas alternativas. 

Considere os custos 

Outro fator essencial é analisar os custos do canal de distribuição logística para não afetar a parte financeira do seu negócio. Se a modalidade não alcançar o mercado positivamente, não gera vendas suficientes para cobrir os gastos. Dessa forma, pode causar prejuízos e afetar a sustentabilidade da empresa. 

Quais os riscos de escolher um canal inadequado? 

Escolher um canal de distribuição logística impróprio para o seu negócio pode diminuir os índices de satisfação dos clientes, reduzir a competitividade e impedir a expansão no mercado. Além disso, uma modalidade inadequada afeta a produtividade e os lucros. 

Veja a seguir.

Reduz a satisfação dos clientes 

Quando os clientes não recebem os produtos no prazo ou não os encontram nas lojas, podem perder a confiança. Então, é importante escolher um canal compatível com o seu negócio para atender às necessidades do público. 

Confira também: estratégias de atendimento para fidelização de clientes.

Prejudica a competitividade 

Outro risco de optar por um canal que não se encaixe com seu negócio é a perda de competitividade no mercado. Isso porque se empresas do segmento oferecerem um serviço de distribuição mais abrangente e eficaz, a possibilidade de os clientes preferirem a concorrência é grande. 

Impede a expansão da empresa

Se você não escolher a rede de distribuição logística adequada pode prejudicar a capacidade de crescimento da empresa. Algumas modalidades não atendem altas demandas, o que dificulta a inclusão de novos produtos e a expansão geográfica para alcançar mais clientes.

4 estratégias para otimizar os canais logísticos 

Agora que você já conhece os canais de distribuição e como escolher o ideal para a sua empresa, que tal conhecer estratégias para otimizá-los? Confira as principais e coloque em prática.

1. Explore a tecnologia 

A tecnologia é uma grande aliada para otimizar a logística e reduzir riscos na distribuição de produtos. Então, implemente sistemas de rastreamento de mercadorias e ferramentas de integração de processos para facilitar o dia a dia. 

2. Aposte em um sistema de gestão 

Um bom sistema de gestão é uma solução inteligente para otimizar as operações de distribuição logística. A plataforma permite reunir informações sobre estoque de produtos, dados de fornecedores e de clientes em um só lugar. 

Aproveite para ler: como um sistema de gestão de vendas pode ajudar sua empresa.

3. Invista em parcerias estratégicas 

Para garantir um processo de logística organizado e eficiente, é fundamental escolher transportadoras confiáveis. Então, pesquise as empresas que se sobressaem no mercado, principalmente no seu segmento. Além disso, procure por fornecedores que ofereçam produtos de qualidade e prazos de entrega atrativos para atender as necessidades dos seus clientes. 

4. Crie um plano de gestão de risco 

Em qualquer negócio, é preciso estar preparado para enfrentar desafios. Por isso, crie um plano para identificar e avaliar riscos no processo de distribuição, como roubo de cargas, avaria de produtos, atrasos e interrupções na cadeia de suprimentos. Assim, é mais fácil prevenir essas situações e adotar estratégias para não prejudicar o seu negócio. 

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