Quem empreende online tem diversas opções disponíveis atualmente, como a Wish, um marketplace que foca a entrega de experiências móveis e acessíveis aos clientes. Porém, para fazer negócios lucrativos, é necessário entender como vender na Wish.
A propósito, o comércio online é uma ótima oportunidade, já que mais de 70% dos brasileiros compram em lojas virtuais ou marketplaces mensalmente, conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Esse cenário fez com que o Brasil faturasse mais de R$ 200 bilhões com o varejo online em 2024, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM).
Para entender mais sobre a plataforma Wish no Brasil e no mundo, continue a leitura. Isso porque nos próximos tópicos mostramos as características desse canal de venda online, as vantagens e um passo a passo simples para começar as operações da sua loja virtual. Vamos lá?
Principais aprendizados deste artigo
- A Wish é um marketplace que usa a estratégia de compra por descoberta para oferecer uma experiência mais personalizada.
- A plataforma usa uma estrutura de comissão progressiva sobre os valores das vendas que variam conforme a categoria de produtos e o nível do vendedor.
- Ao usar a integração do Bling com a Wish, você pode ter mais controle sobre as operações na sua loja, já que a plataforma centraliza o gerenciamento dos processos. Faça a sua inscrição e teste gratuitamente!
O que é o marketplace Wish?
É um aplicativo de vendas online que conecta compradores e vendedores do mundo todo e oferece produtos inusitados por preços competitivos. A estratégia do e-commerce baseia-se na compra por descoberta e usa algoritmos e uma interface visual para melhorar a experiência de compra dos usuários.
O objetivo é superar barreiras ao descomplicar as operações e permitir que os visitantes descubram novos vendedores e produtos com mais facilidade.
A Wish costuma atrair empresas que comercializam produtos com preços mais baixos, assim como distribuidores e vendedores no início da carreira.
Para completar a explicação sobre o que é o marketplace Wish, é importante destacar que todas as transações são feitas via aplicativo e site.
Portanto, a plataforma pode trazer muita visibilidade para o seller, o vendedor, e ainda ajuda a impulsionar os negócios com descontos, bônus e códigos promocionais.
Antes de seguir a leitura para ver as vantagens do marketplace Wish, aproveite para conferir os 6 fatores que influenciam as compras online e como usá-los a seu favor!
Quais são as vantagens do marketplace Wish para comerciantes?
A lista de motivos para usar a plataforma inclui :
- alcance internacional, já que a Wish está presente em mais de 60 países;
- comunidade de comerciantes, os novos sellers recebem convites para entrar no marketplace e vender para milhões de pessoas pelo mundo afora;
- alto potencial de lucro, pois a plataforma cobra uma comissão competitiva do valor das vendas (a partir de 11,70%) e não tem taxa de inscrição;
- catálogo de produtos ilimitado, não existe um limite de mercadorias para incluir no portfólio, o que amplia as oportunidades de negócios;
- vendas personalizadas, o marketplace usa a tecnologia para entender o comportamento de compra e recomendar produtos alinhados ao perfil de consumo dos usuários.
Vale ressaltar que há a cobrança de taxas para o vendedor na Wish, e a seguir apresentamos quais são as principais. Confira!
Quais são as taxas para o vendedor na Wish?
A Wish tem uma política de comissão progressiva para diferentes categorias de produtos e considera não só uma taxa de transação de 0,30 centavos de dólar por item, mas também um percentual fixo conforme o nível no Wish Standards. Na prática, as taxas para diferentes categorias são:
- eletrônicos: entre 13,5% e 16,5%;
- acessórios de vestuário, roupas, bijuterias e calçados: entre 16,2% e 19,8%;
- demais categorias: entre 14,85% e 18,15%.
Que tal um exemplo para entender como o cálculo funciona?
Digamos que um vendedor de nível Bronze, o mais baixo, venda um produto da categoria de vestuário que, após a conversão, custa 20 dólares. Nesta situação, ele deve pagar 19,8% sobre o valor do item e mais 0,30 centavos de dólar de taxa de transação.
Logo, o valor total da comissão é: 20 x 19,8% + 0,3 = 4,26 dólares. Fácil, concorda?
A respeito dos níveis que apresentamos no início, confira logo abaixo quais existem e qual é o seu papel na plataforma!
O que é o Wish Standards e quais são os níveis?
Segundo a própria plataforma, o objetivo do programa Wish Standards é aumentar a transparência no relacionamento entre o marketplace e os comerciantes para melhorar a confiança e refinar a experiência de compra e venda. Também serve como métrica para a entrega de recompensas por bom desempenho.
Na prática, o programa classifica os sellers em quatro níveis com base no seu desempenho de vendas: Platinum, Ouro, Prata e Bronze. Os níveis mais altos recebem mais benefícios, como taxas de venda mais baixas.
Essa qualificação envolve diversas métricas, como feedbacks dos usuários, processamento dos pedidos, rastreamentos válidos e conformidade com as políticas da Wish. Com um bom desempenho, pode-se aumentar as impressões de anúncios, ter posições de destaque.
Como vender na Wish? Passo a passo simples!
Basta seguir estes passos:
- Solicitar acesso à plataforma Wish para Comerciantes ao preencher o questionário disponível no site, pois novos vendedores só ingressam por convite;
- Falar um pouco sobre sua empresa, como: receita anual e Stock Keeping Unit (SKU);
- Aguardar o contato da equipe Wish, que informará os próximos passos e prestará suporte à configuração da loja, de modo que você possa começar a vender.
Após ser aceito, é necessário criar e disponibilizar um catálogo de produtos, que deve ter fotos de boa qualidade e a descrição de cada item, com tamanhos e cores disponíveis e informações sobre a composição.
Outras dicas para vender na Wish e ter sucesso em todas as épocas do ano, inclusive em períodos de sazonalidade, são:
- fazer o upload dos seus produtos o mais rápido possível e não às vésperas das datas comemorativas;
- destacar algumas ideias de presentes divertidos, que inclusive podem aparecer em campanhas da Wish;
- promover os produtos com ferramentas de impulsionamento internas e na internet.
Independentemente de você querer saber como vender na Wish ou em outro marketplace, outra prática bem-vinda é conectar as vendas online ao ERP que a sua empresa já usa para gerenciar os processos comerciais. Veja a importância logo abaixo!
Como vender na Wish com o ERP do Bling?
O Bling pode ser um grande aliado das vendas online por ser um sistema de gestão integrado aos marketplaces e unifica as operações em um só lugar para descomplicar a rotina da empresa ao automatizar diversas tarefas, como:
- emissão de notas fiscais, boletos e DANFE;
- controle de estoque, PDV e frente de caixa;
- operações logísticas práticas e efetivas;
- gestão financeira para manter as contas em dia.
Sem dúvida, vale a pena contar com as facilidades que a nossa integração com os marketplaces mais populares entrega. Simplifique a importação e exportação de produtos, sincronize o estoque em todos os canais de venda e configure um valor especial para cada plataforma com poucos cliques.
Quer um exemplo de como o Bling pode ajudar?
Ao adotar a plataforma, você pode receber os pedidos do marketplace automaticamente no ERP e gerenciar todas as etapas até o envio do produto ao consumidor. Essa característica faz com que sua empresa economize tempo e dinheiro, além de aumentar o potencial de lucratividade.
Não perca a oportunidade de aumentar as suas vendas. Faça a sua inscrição no Bling e veja como funciona!
FAQ: Perguntas frequentes sobre como vender na Wish
Preciso ter CNPJ para vender na Wish? É possível vender na Wish sendo pessoa física?
Sim, a Wish permite criar uma conta de vendedor como pessoa física. Durante o cadastro inicial, de avaliação, é necessário apresentar informações sobre o comerciante, como as categorias que vende e o faturamento anual. Entretanto, pode ser interessante atualizar a conta para um CNPJ quando o volume de vendas aumenta.
Quais categorias de produtos são permitidas na Wish?
As principais são:
- moda e vestuário;
- produtos eletrônicos;
- maquiagem e beleza;
- lazer;
- ferramentas;
- peças automotivas;
- casa e decoração;
- acessórios para bebês;
- pets.
Também existem categorias de produtos que necessitam de permissão especializada, como alimentos, itens médicos, suplementos, vitaminas e materiais químicos, como produtos de limpeza.
A Wish oferece logística própria ou o vendedor precisa enviar os pedidos?
No geral, os próprios vendedores ficam responsáveis pelos processos logísticos ao vender na Wish. Porém, a plataforma oferece apoio por meio do programa Wish Express em algumas cidades, que promove a entrega das encomendas em um prazo de até 10 dias após a confirmação do pedido.






