Que o frete é um dos componentes mais importantes de um e-commerce, isso todo lojista já sabe. Uma recente pesquisa feita em 2022 pela CX Trends sobre a experiência do consumidor com varejo online apontou que o motivo que mais faz os clientes desistirem da compra é o valor muito alto do frete. Por isso, um frete competitivo pode, sim, salvar as suas vendas!

Impacto do frete nas vendas

Em pesquisa da State of Shipping Report 2021, lojistas responderam quais as opções de frete mais selecionadas pelos seus clientes: 49% escolhe o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido. A partir destes dados, percebe-se o impacto da opção de escolha do frete na decisão de compra do seu cliente e a importância de oferecer diferentes modalidades de envios. Afinal, alguns clientes não se importam de receber o produto alguns dias depois, pagando o menor valor, enquanto alguns estão dispostos a pagar mais por uma entrega expressa. Outros ainda preferem a opção de frete grátis, onde não precisam desembolsar nenhum valor além do produto, independente do prazo de entrega.

Mas e como o frete se tornou vilão?

A monopolização do mercado logístico, as poucas opções de soluções em envios e o alto valor são empecilhos que vilanizaram o frete. Esses fatores também prejudicaram o crescimento do comércio eletrônico, pois as lojas proprietárias e seus lojistas não se sentem encorajados a investir em suas lojas próprias no ramo digital. Porém, esse problema não afeta os grandes marketplaces.

Existem outros fatores que também colocaram o frete na posição de vilão do e-commerce – e do cliente também. São eles:

Dimensão territorial

Por ser um país de vasta dimensão territorial (mais precisamente, o maior da América Latina e o 5° maior no mundo), o preço do frete no Brasil acaba tornando-se bem caro para determinadas regiões, variando de acordo com o local de origem do envio. 

Simule aqui sua economia em envios para diversas regiões do país

Dependência de uma única solução

Por muito tempo, os lojistas foram dependentes de uma única solução de fretes, sem poder flexibilizar preços e prazos de entrega. Os pequenos e-commerces não possuem volume o suficiente para conseguir contrato com transportadoras privadas e se sentem presos às soluções tradicionais. Entretanto, os e-commerces maiores, que conseguem contratos com transportadoras devido ao crescimento no volume de seus pacotes, também ficam presos a essa única solução e não oferecem opção de escolha para seus clientes (mencionado anteriormente como fator decisivo na escolha para o cliente comprar ou não).

Gestão de envios ineficiente

A gestão de envios costuma ser um processo complicado e manual, o que dificulta a rotina do lojista e o deixa suscetível a erros e sobrecarga. O tempo investido nessa administração mecânica e manual é valioso para o empreendedor, pois poderia ser aplicado em outros aspectos do negócio que aceleram o seu crescimento.

Impacto ambiental

A logística tradicional faz com que as modalidades de entrega não tenham soluções que pensem no impacto ao meio ambiente. As cidades também não estavam preparadas para o crescimento do e-commerce, que foi alavancado pelos acontecimentos dos últimos anos. Por isso, pensar no ecossistema como um todo (urbano e natural) demanda uma atenção especial.

Será que o frete é vilão do seu e-commerce?

Talvez você nem imagine que o frete atualmente seja um vilão do seu negócio. Para isso, vamos ver as seguintes situações:

  • Taxa de abandono acima de 60%;
  • Investimento alto em marketing, mas sem retorno em vendas;
  • Dependência de fazer promoções para vender mais;
  • Utilização de somente uma forma de envio.

Identificou algum desses problemas? É muito provável que o frete tenha influência, seja direta ou indireta. Entretanto, o parceiro logístico ideal pode oferecer soluções inovadoras que facilitem o frete, para que você deixe de perder vendas por causa dele.

Transforme o frete de vilão para herói do seu e-commerce!

O parceiro logístico certo pode ajudar a reverter o cenário de vilão para herói do seu negócio. O ideal é escolher uma plataforma que tenha, em um só lugar, a possibilidade de calcular o frete mais barato para o seu cliente, pensando em prazo, transportadora e economia. 

Para isso, existe a Kangu, a plataforma de envios que utiliza a tecnologia para impulsionar os seus fretes e que tem, em um só lugar, diversas opções de fretes mais baratos para o seu cliente e integração com plataformas de e-commerce. E mais:

  • Fácil acesso a cotações simultâneas e até 75% mais econômicas;
  • 10 opções de transportadoras;
  • Melhores preços que aumentam a competitividade;
  • Gestão automatizada e integrada com plataformas de e-commerce e ERPs;

Além de todas essas vantagens, depois de todo o processo de escolha da transportadora, você leva seus pacotes até um Ponto Kangu, que são estabelecimentos comerciais, e agiliza a postagem e o despacho de encomendas que vão chegar até o seu cliente. Por serem comércios de bairro, há um impulsionamento da economia socioeconômica e um desenvolvimento desses pontos, que funcionam como hubs logísticos.

Com a Kangu, você diversifica suas opções de frete, gerando autonomia, flexibilidade e um melhor poder de decisão para o seu cliente. Além disso, por ter fretes mais atrativos, você reduz a taxa de carrinhos abandonados e expande suas vendas para diversas regiões do Brasil.

Facilite sua gestão de envios com a Kangu fazendo o seu cadastro agora mesmo e transforme seu frete de vilão para herói do seu e-commerce!

Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais baratas e pontos de postagem.