A logística de distribuição, tal como a conhecemos atualmente, é fruto da evolução de um complexo sistema cujo intuito é conectar produtores e consumidores dos mais variados produtos.
E, ao contrário do que comumente se pensa, a necessidade de movimentar as mercadorias até seus compradores é apenas um dos elos da cadeia de suprimentos, que sem os demais fica praticamente inutilizado ou obsoleto.
Nesse contexto, o fluxo de bens, produtos e serviços demanda um planejamento integrado entre:
- Fornecedores;
- Transportadoras;
- Compradores.
De forma que a carga chegue até o cliente final.
Em um cenário assim, torna-se fundamental a otimização dos processos vigentes visando o aumento da produtividade, da qualidade e também da lucratividade. É aqui que entra a logística de distribuição.
Ela será o tema do post de hoje, por isso se você quiser saber mais sobre esse assunto leia nosso artigo até o final.
O que você verá no artigo:
O que é logística de distribuição?
Trata-se de um conjunto de atividades relacionadas à gestão das mercadorias, desde o momento inicial em que elas saem da fábrica – diretamente da linha de montagem – até a última etapa, que é a entrega ao cliente que fez a compra.
Mas nesse longo trajeto, existem muitas outras etapas, nas quais ocorrem diversas ações que envolvem: a venda, o transporte das mercadorias e a prestação de contas.
Nesse ínterim, a logística de distribuição busca otimizar a distribuição das mercadorias e atua buscando oferecer mais agilidade a esse processo, criando alternativas para torná-lo mais seguro e também menos dispendioso.
Porém, para atingir tal meta, existe a necessidade de cumprir um determinado fluxo de estratégias que costumam impactar outras áreas da empresa e não somente a parte que lida com a logística.
Isso implica que cada setor tenha suas responsabilidades e mobilize-se para viabilizar essas metas.
Qual a importância da logística de distribuição?
Sendo a atividade logística geralmente associada ao transporte de mercadorias – ela pode ser considerada para fins de abastecimento ou distribuição – mas devido à ampliação da importância desta área, essa definição acabou por se expandir de forma a abarcar outras atividades como:
- Processo de aquisição de produtos;
- Movimentação de insumos;
- Armazenagem de mercadorias;
- Entrega dos pedidos.
Ela vem se tornando muito importante num contexto em que as empresas procuram economia de tempo e de recursos (insumos, caminhões, mão-de-obra) a Logística de Distribuição controla com atenção a trajetória da mercadoria, desde a saída da fábrica até o cliente final.
E seja como fábrica ou fornecedor, esse método torna possível identificar a quantidade produzida – avaliando se houve excedente ou não – e se os itens suprirão a demanda do cliente.
Já no lado do comprador esse método permite que ele possa visualizar seus produtos recebidos e os prazos estimados de entrega.
Ao contar com essas informações, o estabelecimento consegue elaborar um planejamento mais assertivo, que culmina com mais organização, eficiência e um fluxo das mercadorias desenvolvido com mais dinamismo, evitando problemas futuros.
Com um bom planejamento e acompanhamento cuidadoso de todos os processos, obtém-se informações mais confiáveis para precificar o frete de forma justa e identificação de desperdícios – evitando que eles aconteçam, como por exemplo: gastos com combustível ou com manutenção do estoque.
Principais etapas da logística de distribuição
Para que esse processo funcione com êxito, existem etapas importantes que precisam ser cumpridas, sendo elas:
Gestão de transporte
O passo aqui é definir como a carga será transportada – quais serão os meios utilizados (aéreos, aquaviários, ferroviários, rodoviários…) avaliando as características dos produtos antes da escolha da categoria de transporte, analisando caso a caso.
Aqui também é feito o planejamento da rota a ser seguida pelo veículo que efetuará a entrega, seja ele próprio da empresa ou de uma terceirizada.
A gestão de transporte é muito importante – já que é a partir dela que será possível oferecer ao cliente um prazo de entrega mais assertivo e um valor de frete justo.
Checagem e expedição de mercadorias
O processo de checagem das mercadorias estipula que o cliente receba exatamente o que pediu – minimizando reclamações e/ou devoluções por pedidos separados com erro. Utilizar nesta etapa equipamentos específicos como leitores de código de barras facilita a conferência das mercadorias dando mais agilidade.
Controle de frete
Saber o valor correto a cobrar pelo frete é imprescindível tanto para a saúde financeira da empresa quanto para a fidelização dos clientes, que podem buscar outra opção de transporte caso concluam que o valor é muito alto ou incoerente. A empresa precisa ter em mãos informações confiáveis para negociação dos valores de frete com o cliente, e conferir quais são os preços praticados no mercado para que ninguém saia no prejuízo.
Análise de indicadores
Mesmo seguindo todos os cuidados para que a logística e distribuição ocorram ordenadamente, é necessário analisar o que está andando positivamente e o que necessita de melhoras, pois com essas análises a empresa consegue identificar aspectos como: índice de atrasos, devoluções, e também os motivos que levaram a essas ocorrências.
Roteirização
A definição dos roteiros é importantíssima na logística de distribuição, pois com ela se otimiza o intervalo de tempo para que a entrega aconteça, além de gerar um cálculo mais confiável dos custos com combustível.
Quais as principais vantagens de uma boa logística de distribuição?
A logística de distribuição tem grande importância para o desempenho financeiro de uma empresa – mesmo que alguns gestores não vejam dessa forma.
A parte logística pode inclusive encarecer um produto, tornando-o menos atrativo para o cliente e consequentemente diminuindo o número de vendas, ou fazer com que a mercadoria dos competidores seja mais interessante.
Então isso faz com que as vantagens de uma boa logística de distribuição impactem positivamente numa empresa.
Por isso, leia sobre esses benefícios a seguir:
Maior eficiência nas entregas
O centro de distribuição de produtos da empresa é um dos maiores responsáveis pela rapidez da entrega da mercadoria e, claro, da qualidade do serviço, seja para o consumidor final ou para uma outra empresa.
A vantagem de ter uma logística de distribuição bem elaborada, que utiliza softwares modernos com conhecimento de logística de última geração, é que a entrega dos produtos torna-se mais ágil para os clientes, que anseiam em ter seu produto em mãos.
E isso faz toda a diferença na hora de fechar mais ou menos negócios, pois uma boa logística de transporte significa produtos entregues mais rapidamente, dando vantagem sobre os concorrentes.
Redução dos custos operacionais
Custos com a parte logística são alguns dos que mais impactam em uma empresa, já que causam dano indireto ao faturamento da companhia de forma que as empresas repassam esses custos, ou parte deles, para os consumidores.
Apesar dessa ser uma prática comum, seu efeito é negativo, pois mais de 90% dos consumidores admitem que o preço do frete do produto impacta na sua decisão de compra, além dos desperdícios de materiais durante a produção das mercadorias.
Dessa forma, ao estabelecer um bom sistema de logística de distribuição, a empresa pode conseguir reduzir seus custos. Essa economia pode ser repassada ao cliente e, quando isso acontece, as vendas aumentam, o que leva ao próximo tópico, com o terceiro benefício da logística de distribuição.
Aumento da produtividade
Com os custos de logística mais baratos, a empresa entra em um dilema positivo, no qual qualquer resposta gera significativo aumento na parte da produtividade.
Das duas, uma: ou a empresa pode seguir cobrando o valor normal do frete, apesar da economia, e abraçar uma margem de lucro maior – o que na prática, resulta em um montante maior de dinheiro para investimentos de forma que as operações da empresa tornem-se cada vez mais eficientes.
Ou então a empresa pode repassar essa economia do frete para seus consumidores, o que torna seus produtos mais atraentes – de forma que o resultado venha na forma de uma participação maior no seu nicho de mercado.
Mais qualidade no atendimento
Quando a empresa conta com uma logística de distribuição mais eficiente, que efetua a entrega dos produtos com mais agilidade e menores custos, isso ocasiona uma experiência muito mais positiva para a clientela.
Então afirmamos com total certeza de que ter uma boa logística auxilia a melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao consumidor, o que posteriormente se converte numa maior fidelização dos clientes.
Como aplicar a logística de distribuição com assertividade
Para que esse processo seja eficiente e ofereça os resultados esperados, alguns passos precisam ser adotados, veja quais são:
Aprimorar a infraestrutura do espaço de armazenamento
É importante não esquecer do espaço dedicado ao armazenamento dos seus produtos, já que sua preservação depende diretamente de um acondicionamento adequado.
Portanto, nossa recomendação nesse ínterim é fazer o mapeamento do processo de movimentação interna das mercadorias, para que o manuseio destas não decorra em avarias e acidentes – o que causa atrasos e prejuízos.
Então o primeiro passo é estar atento ao dimensionamento da área, de forma que seja possível a utilização de equipamentos que possam mover as embalagens com total segurança.
A seguir, é preciso dedicar uma determinada área para acomodar a tarefa de separação e embalo dos pedidos para a posterior remessa.
Escolha o transporte ideal
Tendo por base o mercado de atuação da sua empresa (nacional ou internacional), torna-se possível selecionar o modal de transporte mais adequado a cada situação, pois no Brasil, a utilização do transporte terrestre rodoviário é amplamente predominante.
E sob o ponto de vista dos custos operacionais, torna-se a opção menos custosa.
Mesmo assim, é fundamental oferecer outras alternativas de transporte para que os clientes possam receber os produtos de forma ágil, especialmente se eles estiverem dispostos a arcar com os custos dessa operação.
Aqui entra então, o modal aéreo para encurtar distâncias e resultar no aumento da qualidade do atendimento aos clientes.
Para o cenário de exportação, o modal marítimo prevalece, pela adoção de contêineres e navios, oferecendo maiores vantagens como a capacidade de transportar grandes volumes com total segurança da carga.
Tenha atenção ao planejamento dos processos
A atividade logística tem um papel relevante no andamento da cadeia de suprimentos e, inevitavelmente, as organizações precisam preparar-se para o planejamento desse processo, garantindo que as mercadorias cheguem ao destino em perfeitas condições.
Essa tarefa inicia-se no momento do abastecimento da linha de produção, que garante a disponibilidade dos insumos necessários para fabricação dos produtos e, embora não pareça, a gestão do estoque também deve ser levada em consideração aqui, já que ela lida diretamente com:
- Manuseio das embalagens;
- Armazenagem das mercadorias;
- Separação e expedição dos pedidos;
- Embarque da carga para entrega.
O ideal é adotar ferramentas digitais que auxiliem no acompanhamento da remessa e até realizem o rastreamento das cargas.
Nesse ponto, os sistemas de roteirização apresentam significativo avanço, já que eles criam uma rota mais ágil e econômica, aumentando a produtividade da frota.
Tenha um sistema de gestão integrada (ERP)
Os sistemas ERPs, ou Enterprise Resource Planning, como o Bling, são softwares desenvolvidos especialmente com o intuito de controlar todas as atividades de uma empresa, desde a aquisição das mercadorias, até o recebimento das vendas, parte logística, controle de estoque e muito mais.
Ao contar com esse tipo de ferramenta e as funcionalidades que ela oferece, sua empresa consegue:
- Emitir a documentação do frete;
- Administrar os pedidos com assertividade;
- Controlar o pagamento de impostos;
- Emitir notas fiscais;
- Prever necessidade de reposição de estoque;
- Realizar a gestão da frota – seja própria ou terceirizada.
Outro aspecto bem importante é a capacidade desse software de gerar relatórios gerenciais que mostram o desempenho operacional e o atendimento das metas organizacionais, para que o gestor disponha de dados precisos para embasar as tomadas de decisão sobre assuntos relevantes do futuro do negócio e formulação de estratégias.
Aplicar a logística de distribuição vale a pena?
A resposta para essa pergunta é um SIM bem grande.
Pois agora que você já sabe o que é e como funciona a logística de distribuição, e pôde perceber o quanto investir em uma solução que otimize os processos da empresa e garanta a satisfação dos seus clientes na parte de entrega e logística, gera redução de custos e clientes mais satisfeitos.
A obtenção dos resultados acima começa a ser palpável quando a logística de distribuição ocorre em alinhamento com os objetivos da empresa, atuando para impulsionar o atendimento aos clientes.