O Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, faz parte do calend√°rio comercial brasileiro desde 2003, e √© uma √≥tima data para estreitar suas rela√ß√Ķes com seus atuais compradores ou, √© claro, conquistar novos.

As datas sazonais s√£o excelentes para aquecer as vendas, e o Dia do Cliente tem um gostinho especial, j√° que celebra  justamente aquele que faz a economia girar: o comprador.

Entretanto, como aproveitar essa data? Essa √© a pergunta que vamos responder ao longo deste guia, e junto com isso, dividimos o conte√ļdo da seguinte forma:

  • Hist√≥ria do Dia do Cliente
  • Objetivo do Dia do Cliente
  • Qual a diferen√ßa entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor?
  • Exemplos de a√ß√Ķes para o Dia do Cliente: ideias para voc√™ se inspirar
  • Dicas para aproveitar bem o Dia do Cliente
  • A import√Ęncia de comemorar o Dia do Cliente

Siga com a gente e acompanhe tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o Dia do Cliente em sua empresa.

História do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado pelo empres√°rio ga√ļcho Jo√£o Carlos Rego, que teve a ideia de criar uma data especial para homenagear e valorizar os consumidores.

Em suas entrevistas, ele  conta que estava em um momento delicado em sua carreira, com dificuldades para conseguir emprego, e precisava de uma ideia para se destacar.

Nesse cen√°rio, ao ler um calend√°rio com uma lista de datas comemorativas, ele se deu conta que havia uma oportunidade ali.

Afinal, havia muitas celebra√ß√Ķes das quais ele nunca sequer tinha ouvido falar, como Dia do Fusca, Dia do Canhoto, Dia do Mau Humor, e por a√≠ vai!

Foi ent√£o que ele se deu conta que n√£o havia sequer uma data para o principal ‚Äúpatrim√īnio das empresas‚ÄĚ: o cliente.

Com muito trabalho, aos poucos a data foi se oficializando pelo Brasil, tendo sido primeiramente regulamentada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), seguida do Estado do Rio Grande do Sul, o primeiro estado brasileiro a sancionar a data.

Com o tempo, ela foi  incorporada pelos outros estados brasileiros e se tornou amplamente conhecida.

Enquanto lê este artigo, você já deve ter se lembrado do Dia do Consumidor e se perguntado o motivo de existir também um Dia do Cliente.

Qual a diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor?

Segundo o próprio criador do Dia do Cliente, um dos principais pontos de diferença entre estas duas datas comemorativas pode ser encontrada na própria definição de cada uma das palavras.

Enquanto ‚Äúconsumidor‚ÄĚ √© aquele que compra um produto ou servi√ßo para seu pr√≥prio uso, um cliente pode ser tamb√©m aquele que compra para revender.

Dessa forma, podemos dizer que o Dia do Cliente √© uma data mais abrangente, que busca estreitar as rela√ß√Ķes entre comprador e vendedor em todas as camadas do mercado, inclusive no cen√°rio B2B.

Outro ponto interessante √© que a data do Dia do Consumidor tem origem em movimentos de defesa dos direitos do consumidor, e n√£o em sua  rela√ß√£o positiva com a empresa.

Portanto, por mais parecidas que as duas datas possam parecer, elas apresentam histórias e conceitos muito diferentes.

Exemplos de a√ß√Ķes para o Dia do Cliente: ideias para voc√™ se inspirar

O principal objetivo do Dia do Cliente √© criar uma data para estreitar e fortalecer a rela√ß√£o comercial entre cliente e empresas, sendo essa uma oportunidade que a ind√ļstria e o com√©rcio t√™m de agradecer a seus clientes e o momento perfeito para criar a√ß√Ķes que demonstrem o seu agradecimento.

Há diversas campanhas que você pode utilizar em sua empresa, de acordo com o seu nicho , ou mesmo com sua estratégia comercial.

Trouxemos, a seguir,  os principais exemplos de a√ß√Ķes que voc√™ pode utilizar em sua empresa para aproveitar o Dia do Cliente e fazer aquele agrado, estreitando o seu relacionamento.

  • Promo√ß√Ķes no Dia do Cliente
  • Lembrancinhas no Dia do Cliente
  • Campanha do Dia do Cliente

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Promo√ß√Ķes no Dia do Cliente

Fazer promo√ß√Ķes no Dia do Cliente √© a forma mais simples  de oferecer benef√≠cios para quem compra de voc√™. 

Promo√ß√Ķes especiais s√£o muito vers√°teis e podem se aplicar a praticamente qualquer tipo de empresa. Independentemente se sua empresa oferece produtos ou servi√ßos, atende o consumidor final ou fornece para outras empresas.

Al√©m disso, uma promo√ß√£o especial do Dia do Cliente pode te ser √ļtil para lidar com alguns produtos com estoque muito alto, para bater metas ou mesmo trazer novos clientes para sua empresa.

Uma promoção pode ser feita de diversas formas:

  • frete gr√°tis;
  • descontos em produtos e servi√ßos;
  • cupons de desconto para compras futuras;
  • promo√ß√Ķes do tipo compre um e leve outro, entre outras.

Organize-se e planeje aquilo que melhor se encaixa no momento de sua empresa e na necessidade que você enxerga em seus clientes. Afinal, o foco é agradá-los.

Lembrancinhas no Dia do Cliente

Lembrancinhas no Dia do Cliente podem at√© parecer um recurso  antigo e pouco utilizado, mas n√£o se engane! A chance de ganhar algum ‚Äúmimo‚ÄĚ √© um grande fator de decis√£o na hora da compra e pode ter certeza que trar√° uma boa imagem a sua empresa, principalmente em uma data como essa.

As lembrancinhas no Dia do Cliente, ou brindes, podem ser feitas de acordo com o seu tipo de negócio. Alguns exemplos:

  • em uma empresa de produtos pet: petiscos especiais;
  • loja de inform√°tica: um mousepad;
  • empresas de contabilidade: agenda ou um bloco de notas;
  • seguradoras: canecas personalizadas;
  • entre v√°rios outros exemplos.

Os brindes podem ser condicionados a regras, como um mínimo de compras, ou mesmo um upgrade nos serviços contratados.

Campanha do Dia do Cliente

Além destes exemplos anteriores, você também pode criar uma campanha do Dia do Cliente focando diversos esforços em conjunto para oferecer benefícios em várias frentes.

Uma campanha do Dia do Cliente demanda  um bom planejamento de marketing e vendas para que voc√™ tenha tempo e consiga garantir o sucesso em sua execu√ß√£o.

Um bom exemplo de campanha de Dia do Cliente √©  oferecer benef√≠cios especiais diferentes para cada um dos dias que antecedem a data, como uma esp√©cie de contagem regressiva, at√© que no dia propriamente dito, voc√™ oferece o grande benef√≠cio.

√Č uma boa forma de englobar diferentes a√ß√Ķes, ampliando os dias de promo√ß√£o e as oportunidades de comunica√ß√£o com seus clientes.

Dicas para aproveitar bem o Dia do Cliente

Para aproveitar bem esta data e garantir que tudo saia conforme o esperado, voc√™  precisa  levar  em considera√ß√£o alguns cuidados importantes.

Separamos aqui, uma lista de dicas que voc√™ pode seguir para implementar a√ß√Ķes voltadas para o Dia do Cliente:

  1. Conheça o seu cliente
  2. Defina seus objetivos
  3. Faça o planejamento
  4. Utilize mais de um canal de comunicação
  5. Faça a mensuração dos resultados

Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos tópicos.

Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente, é claro, precisa estar logo no início de qualquer ação que você vá tomar em sua empresa.

√Č a partir do conhecimento que voc√™ tem de seus pr√≥prios clientes que voc√™ poder√° lan√ßar promo√ß√Ķes que realmente impactam positivamente.

Se voc√™ possui uma pequena empresa, √© mais f√°cil conhecer mais a fundo e entender seus clientes. Por√©m, dependendo do tamanho de sua marca, ou do seu ramo de atua√ß√£o, pode ser necess√°rio realizar pesquisas, ou mesmo analisar dados que possam te dar uma ‚Äúluz‚ÄĚ sobre quem s√£o seus clientes.

Essa dica vale para diversos momentos de sua empresa, portanto não encare-o como uma ação isolada apenas para o Dia do Cliente.

Defina seus objetivos

Toda ação tem um objetivo, e esse objetivo pode ser determinado pela condição atual de sua empresa e da sua relação com seus clientes.

Como está sua comunicação com seus clientes?

Como está a sua relação com eles?

Você sente que pode aproveitar este momento?

Como andam seus estoques?

Perguntas como essas podem te ajudar a definir um objetivo para suas a√ß√Ķes.

Faça o planejamento

Toda a√ß√£o precisa ser precedida de planejamento. Apenas com planejamento voc√™ pode minimizar contratempos e problemas na execu√ß√£o de suas a√ß√Ķes.

Organize tudo o que você quer fazer, começando pela preparação inicial, passando pela execução e finalizando com a mensuração dos resultados.

Tenha todos os seus passos bem descritos para que você evite qualquer surpresa.

Leia também: Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs

Utilize mais de um canal de comunicação

Com todas as suas a√ß√Ķes planejadas, √© importante se comunicar bem com seus clientes.

Para isso, utilize mais de um canal de comunicação, de forma que você possa garantir que sua mensagem seja não só recebida, mas também assimilada e registrada por seus clientes.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo sobre omnichannel!

A comunica√ß√£o √© parte important√≠ssima no sucesso de uma campanha. Portanto, n√£o deixe de comunicar suas a√ß√Ķes de marketing para este dia.

Faça a mensuração dos resultados

Toda e qualquer campanha e a√ß√Ķes que voc√™ faz com sua empresa precisam ser mensuradas.

A mensura√ß√£o dos resultados vai te ajudar a entender tudo aquilo que deu certo ou errado em suas a√ß√Ķes. 

De forma que você consiga repetir o sucesso desta campanha em outros momentos e polir aquilo que não tenha funcionado tão bem como o esperado.

Avaliar o desempenho de suas campanhas √© important√≠ssimo para refinar cada vez mais as a√ß√Ķes de sua empresa e como elas s√£o recebidas por seus clientes.

A import√Ęncia de comemorar o Dia do Cliente

O Dia do Cliente pode ser um ótimo momento para você demonstrar ao seu cliente o quanto ele é importante para você e sua empresa.

Pode até parecer algo trivial, ou sem muita novidade, mas datas comemorativas que trabalham o marketing emocional possuem um grande apelo.

Um estudo realizado pela Nielsen e divulgado na Forbes, demonstrou que an√ļncios com maior apelo emocional podem aumentar as vendas em 23%, em compara√ß√£o a outros .

Além disso, a criação de um vínculo emocional com uma marca pode trazer fidelidade e aumentar a confiança.

Esta data comemorativa √© uma √≥tima oportunidade para  demonstrar para seu cliente que voc√™ se preocupa com ele. E com isso, al√©m de fidelizar antigos clientes, tamb√©m atrair novos.

Preparado para aproveitar esta data t√£o especial?

Agora que voc√™ aprendeu qual √© o dia do cliente, sua hist√≥ria e diversas ideias e dicas de a√ß√Ķes e campanhas promocionais que voc√™ pode criar, vai ficar mais f√°cil aproveitar essa data.

Como você também viu aqui, é importante demonstrar ao seu cliente que ele é reconhecido e valorizado por você e sua empresa. O Dia do Cliente é um ótimo momento para estreitar estes laços e fortalecer o relacionamento.

Al√©m √© claro, de possibilitar um aumento das vendas com a√ß√Ķes e estrat√©gias espec√≠ficas que beneficiam tanto empresa como cliente.

Para tornar a gest√£o da sua empresa, seja do marketing de vendas e outros setores mais eficiente, contar com a tecnologia √© indispens√°vel. 

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