Com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, o dropshipping nacional é uma modalidade de negócios que está se tornando cada vez mais popular. Inicialmente, a maioria dos vendedores divulgava produtos do Aliexpress, empresa chinesa.
Porém, com mudanças realizadas pelo governo, como a incidência de 17% de ICMS sobre compras internacionais, o dropshipping nacional ganhou mais espaço. De acordo com um relatório do Statista, a estimativa de ganhos até 2026 é de 476,1 bilhões de dólares no mundo.
Atualmente, já é possível revender produtos de fornecedores brasileiros, o que traz diversas vantagens.
Como? Neste artigo você vai descobrir o que é dropshipping, quais são suas vantagens e como começar nessa área. Além disso, vamos ver quem pode ser fornecedor nacional e como se tornar um. Boa leitura!
O que você verá no artigo:
O que é e como funciona o dropshipping nacional?
Dropshipping é uma modalidade de vendas on-line na qual o vendedor não possui os produtos em estoque. Em vez disso, tem uma parceria com um fornecedor que fica responsável pela gestão de estoque, embalagem dos produtos e envio aos clientes.
Nesse modelo de negócios, o vendedor cria uma loja on-line em uma plataforma de e-commerce e importa os produtos que deseja comercializar. Sua principal função é divulgar os produtos por meio de campanhas de marketing, gerenciar a loja virtual e fazer o atendimento ao cliente.
Quando uma venda é realizada, o pedido é repassado para o fornecedor que se encarrega do envio.
Quais as vantagens de fazer dropshipping nacional?
O dropshipping nacional está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas que desejam empreender na internet. Isso porque possui muitas vantagens quando comparada a uma loja física e, até mesmo, lojas virtuais com estoque.
Nele, o lojista não precisa fazer grandes investimentos iniciais para comprar os produtos, nem se preocupar com o armazenamento, a gestão de estoque ou com a logística de entregas.
Tudo isso faz com que o dropshipping nacional seja uma modalidade de empreendedorismo menos arriscada.
Afinal, os produtos e fornecedores estão no Brasil. Dessa forma, as entregas, trocas e devoluções são feitas mais rapidamente, o valor do frete é mais acessível e não existe o risco de taxação dos produtos.
E as desvantagens do dropshipping nacional?
Apesar de existirem vantagens estratégicas, há desvantagens em trabalhar com dropshipping nacional, como:
- alta concorrência com outras lojas on-line e e-commerces;
- menor variedade de produtos comercializados;
- limite na quantidade de fornecedores;
- produtos que podem ser de baixa qualidade;
- margem de lucro reduzida, com comissões de fornecedores, tributos e outras despesas da loja virtual e sua divulgação.
Logo, ao entender o que é e como funciona o dropshipping nacional, é necessário comparar as vantagens e desvantagens desse modelo para entender se atende às suas necessidades e possibilidades.
Como fazer dropshipping nacional?
Para fazer dropshipping no Brasil é preciso: ter um canal de vendas on-line; encontrar fornecedores adequados; ter um CNPJ com o CNAE correto; conferir os pedidos e pagamentos; emitir notas fiscais a cada venda; fornecer o código de rastreamento ao cliente; e fornecer ótimo atendimento e boa experiência de compra.
Veja detalhes sobre cada um desses passos.
1. Escolha um canal de vendas on-line
O primeiro passo é entender como realizar as vendas. Elas podem ser feitas por vários canais, como loja virtual própria, marketplaces, redes sociais e WhatsApp, por exemplo.
Destacamos que ter uma loja on-line ou participar de um marketplace dá mais segurança ao cliente. Além disso, claro, elevar o alcance da marca e conquistar mais vendas.
Ambos os canais de e-commerce podem ser integrados diretamente a uma plataforma dropshipping nacional, que conecta as marcas aos fornecedores.
Leia também: Como montar um e-commerce do zero? 13 passos indispensáveis para seguir
2. Selecione bons fornecedores
Depois de definir quais produtos deseja comercializar, é hora de buscar fornecedores brasileiros que trabalham com produtos para dropshipping nacional. Alguns marketplaces, como Mercado Livre, facilitam encontrar parceiros que atuam com esse modelo de negócios.
Algumas dicas para selecionar os melhores parceiros são:
- analise os produtos oferecidos;
- pesquise a reputação do fornecedor em sites, como o ReclameAqui;
- confira as taxas cobradas;
- veja como é o processo logístico;
- faça compras-teste antes de fechar um contrato;
- avalie a qualidade do produto e atendimento da empresa.
3. Tenha um CNPJ com CNAE para dropshipping nacional
Já adiantamos que essa modalidade de estoque terceirizado não atua com MEI (Microempreendedor Individual), porque o CNAE para dropshipping não faz parte das atividades permitidas ao microempreendedor.
O CNAE é um código para empresas que trabalham sem estoque que classifica a atividade econômica, e varia de acordo com o tipo de produto vendido. Por exemplo, o CNAE 4781-4/00 é usado para comercializar artigos de vestuário.
Os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas são determinados pela Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) do IBGE.
É possível escolher mais de um CNAE para dropshipping nacional no momento de registrar o CNPJ, conforme o seu mix de produtos. Esse código garante que haja o correto recolhimento de impostos.
Como abrir um CNPJ para dropshipping?
- Defina se o negócio terá um ou mais sócios;
- Escolha um tipo de empresa, entre Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada (LTDA);
- Determine o porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa de Médio Porte;
- Estabeleça um regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, por exemplo;
- Formalize a empresa com o ato constitutivo ou contrato social na Junta Comercial da sua região;
- Obtenha o CNPJ junto à Receita Federal e escolha um ou mais código de CNAE no momento da solicitação;
- Siga as orientações para pagar os impostos e emitir as notas fiscais;
- Confirme se é necessário ter o alvará de funcionamento e outras licenças para seu município.
4. Acompanhe os pedidos e pagamentos
Depois de formalizar seu negócio e colocar o canal de vendas no ar, pense na divulgação da empresa por meio de redes sociais e uso de SEO para e-commerces, por exemplo.
Ao iniciar a operação, lembre-se de sempre conferir seus pedidos e as confirmações de pagamentos, e repassá-los rapidamente ao fornecedor.
5. Emita as notas fiscais
Não é só o fornecedor que precisa emitir notas fiscais dos produtos. O vendedor também deve fazer a emissão para comprovar a venda.
A nota fiscal da venda se refere ao valor da comissão recebida pelo processo de intermediar a compra. Essa é uma determinação do CNAE de dropshipping.
6. Compartilhe o código de rastreamento dos produtos
O vendedor é responsável por todo o atendimento aos clientes, sendo assim, deve enviar os códigos de rastreamento do pedido.
Uma dica é sempre conferir se o código e as informações estão corretas antes de compartilhá-los com o consumidor para acompanhar o status do pedido!
7. Ofereça uma ótima experiência de compra
Nem precisamos falar sobre a importância de atender bem ao cliente e também proporcionar uma experiência de compra fluida, agradável e eficiente, não é mesmo?
Essas práticas fazem toda a diferença na percepção do consumidor sobre a marca, impactando sua satisfação e fidelização.
Aprenda mais: 6 ferramentas para dropshipping indispensáveis para o seu negócio
Como fazer dropshipping com Dropi?
Por ser uma modalidade de vendas sem estoque, o cadastro dos produtos no dropshipping é um pouco diferente do e-commerce tradicional. Depois que a plataforma da loja virtual for criada, é preciso importar os produtos que serão exibidos na loja. Para isso, faça a integração da loja virtual com o Dropi.
O Dropi é a maior plataforma nacional de dropshipping . O aplicativo se integra às maiores plataformas de e-commerce do país, além de oferecer integração oficial com Aliexpress e CJ Dropshipping.
Dentro do Dropi, o lojista tem acesso a um marketplace com dezenas de fornecedores nacionais, dos mais variados segmentos. Basta importar o produto para a loja e começar a vender.
Apesar de ser um negócio mais simples, fazer dropshipping não é fácil. Para ter sucesso nas vendas é preciso que o vendedor estude sobre marketing digital, estratégias de vendas, como conquistar e fidelizar clientes etc.
Além disso, é preciso escolher fornecedores de produtos confiáveis. Afinal, terão um papel importante no seu negócio e, escolher um parceiro ruim pode prejudicar a reputação da sua loja virtual.
Como emitir notas fiscais no dropshipping?
A emissão de notas fiscais é obrigatória para qualquer transação comercial, conforme previsto na Lei n.º 8.846. Sendo assim, é importante que o vendedor regularize sua atividade, para não ter problemas no futuro.
E nessa modalidade de negócios a emissão de NF é um pouco mais complexa, pois o lojista é um intermediador da venda e não um revendedor comum.
Sendo assim, é obrigatório que tanto o fornecedor quanto o lojista emitam notas fiscais, com finalidades distintas:
- fornecedor: nota fiscal com o valor da compra dos produtos;
- lojista: nota fiscal com preço da sua comissão (diferença entre o valor de venda do fornecedor e o cobrado ao cliente)
Para facilitar, use um emissor de notas fiscais completo e integrado às suas operações de dropshipping.
O Dropi, por exemplo, tem integração com o Bling. Portanto, com esse sistema de gestão on-line, o lojista não terá problemas para fazer a emissão e gerenciar as notas fiscais.
Continue aprendendo: Dropify: como usar a solução completa de dropshipping
Como achar fornecedores para dropshipping nacional?
Além de encontrar fornecedores indicados em marketplaces e plataformas como o Dropi, é possível adotar outras práticas para expandir sua pesquisa de mercado.
Veja as mais usadas e aprenda como achar fornecedores para dropshipping nacional com maior assertividade!
- pesquisas on-line direcionadas, usando termos como “fornecedor dropshipping nacional”;
- fóruns e grupos nas redes sociais, como Facebook e Linkedin;
- avaliação da reputação das empresas;
- feiras e eventos do setor;
- parcerias direta com fabricantes e distribuidores;
- indicações e referências.
Quem pode ser fornecedor de dropshipping?
O dropshipping não é um negócio vantajoso apenas para lojistas. Ser fornecedor de dropshipping é ter acesso a centenas de varejistas prontos para vender os seus produtos.
Basicamente, fabricantes, distribuidores e atacadistas podem ser fornecedores de dropshipping. O principal requisito é ter um CNPJ ativo e um acervo de produtos regularizados disponíveis para revenda.
Alguns produtos não podem ser comercializados livremente por qualquer pessoa. Portanto, para ser fornecedor de dropshipping é importante primeiramente se certificar de que está tudo certo com questões fiscais e autorizações de comércio.
É importante lembrar que o fornecedor de dropshipping é responsável pelo armazenamento e pela gestão do estoque, embalagem dos produtos e envio das encomendas aos clientes.
Algumas boas práticas para ser um fornecedor nacional de dropshipping incluem:
- garantir a qualidade dos produtos;
- armazenar os itens e gerenciar o estoque;
- lidar com as questões relativas a logística das entregas;
- preocupar-se com a experiência do cliente.
Vantagens de ser fornecedor de dropshipping
No dropshipping, o vendedor só paga ao fornecedor os produtos que forem vendidos em sua loja. Em contrapartida, seus próprios lucros também dependem das vendas.
Sendo assim, o fornecedor de dropshipping possui diversos lojistas empenhados em divulgar e vender suas mercadorias.
Veja algumas das vantagens de ser um fornecedor!
- Maior alcance de mercado: um mesmo produto pode ser revendido por vários lojistas, que possuem suas próprias estratégias de divulgação. Isso permite anunciar o produto para vários tipos de público, de acordo com a narrativa de vendas usada.
- Mais vendas com menos investimento: no dropshipping não existe relação trabalhista entre vendedor e fornecedor. O vendedor só paga pelos produtos que vender e o fornecedor não remunera a divulgação. Isso torna o negócio lucrativo para ambos os lados.
Como ser fornecedor nacional de dropshipping?
Se você possui produtos disponíveis para revenda e estrutura para armazená-los e fazer os envios, para ser um fornecedor nacional de dropshipping no Dropi, basta acessar a página de cadastro do aplicativo e criar uma conta gratuitamente.
Depois que a conta for criada, faça a integração da sua conta no Dropi com o Bling. Para isso, vá até a aba “configurações” e, em seguida, “integrações” no menu lateral esquerdo do aplicativo.
Como sincronizar os produtos do Dropi com o Bling?
Quando é feita a integração com o Dropi, os produtos cadastrados no Bling são puxados automaticamente para o aplicativo.
Os produtos podem ser gerenciados na aba “meus produtos”. Nessa parte, é possível:
- filtrar por imagens;
- conferir se todos os dados foram preenchidos;
- ver os valores dos produtos;
- acompanhar o estoque;
- escolher se o produto será exibido ou não no marketplace do Dropi;
- adicionar vídeos do produto que podem ser usados pelos lojistas;
- adicionar links ao produto.
Para que as mercadorias sejam exibidas no marketplace e os lojistas possam fazer a importação para a loja, é necessário habilitar a autorização no Dropi. Para receber o pagamento, o fornecedor deve adicionar a chave pix do mercado pago à conta.
Emissão de notas fiscais Dropi com Bling
A emissão de notas fiscais é obrigatória tanto para o lojista quanto para o fornecedor, pois se trata de duas transações diferentes do mesmo produto. No caso de fornecedores, a nota fiscal é emitida automaticamente pelo Bling.
E aí, ficou animado de aprender como fazer dropshipping nacional de forma eficiente? Dê os primeiros passos e conheça como funciona o sistema de gestão on-line do Bling!
Ele vai muito além de emissão de notas e integrações com plataformas e e-commerces, oferecendo:
- cobranças e boletos;
- conta digital;
- controle financeiro;
- certificado digital;
- controle de vendas;
- e muito mais!
Faça um teste gratuito do Bling e veja na prática como facilitar a sua gestão de dropshipping e, claro, aumentar seus resultados!
Esse guest post foi escrito pela Empreender, empresa de softwares que oferece soluções para facilitar o dia-a-dia do empreendedor.