Você já descobriu que vender on-line sem precisar de estoque físico pode ser um bom negócio, mas não sabe como organizar sua loja? Então, você precisa conhecer 6 tipos de ferramentas para dropshipping que não podem faltar para construir sua marca.
Afinal, num cenário mundial que tem mais de 26 milhões de lojas virtuais e 23% das vendas de todas elas acontecem por meio de dropshipping, contar com estrutura administrativa e operacional faz toda a diferença para o sucesso do e-commerce.
Continue a leitura para conhecer quais são as melhores ferramentas para dropshipping para gerenciar suas vendas.
O que você verá no artigo:
Ferramentas para dropshipping: 6 recursos para vender sem estoque
As ferramentas para dropshipping são essenciais para o empreendedor que pretende vender on-line sem dispor de um estoque próprio.
Apesar da facilidade que esse modelo de negócio oferece, a descentralização das tarefas pode tornar o processo de vendas bem mais complicado, especialmente em relação à logística do e-commerce.
É aí que os recursos para dropshipping entram em cena para simplificar o seu trabalho. Confira quais são as melhores ferramentas para dropshipping que você precisa providenciar para deixar sua loja funcionando como deve.
1. Plataformas de dropshipping e e-commerce
Começando por elas, que costumam ser uma excelente escolha para quem está começando a vender pela internet e não dispõe de muitos recursos financeiros para investir em um site próprio.
No mercado, você encontra diversas opções de plataforma para dropshipping nacional e internacional. Elas simplificam a criação de lojas virtuais, poupando tempo e recursos, e trazem mais organização para gerenciar produtos, estoque e pedidos.
Além disso, essas plataformas oferecem integrações valiosas com fornecedores e aplicativos de dropshipping, permitindo o contato com fontes confiáveis de produtos e economizando esforços na busca por mercadorias.
Shopify
É uma plataforma de e-commerce muito utilizada por lojistas de dropshipping, bastante conhecida por sua facilidade de uso e ampla gama de recursos disponíveis.
A Shopify oferece diversos temas e layouts gratuitos e personalizáveis, integrações com provedores de pagamento, automação de marketing e a possibilidade de vender no mercado internacional.
Além disso, a loja de aplicativos da plataforma dispõe de uma grande variedade de apps — inclusive para dropshipping — que podem ser baixados para complementar a gestão da sua loja on-line.
Dropi
O Dropi é uma plataforma de dropshipping que automatiza a importação de produtos e pedidos do AliExpress e CJ Dropshipping direto para a sua loja.
A empresa também oferece o Drop Nacional para quem prefere trabalhar com fornecedores brasileiros, tanto pela facilidade de comunicação quanto pelos fretes mais baratos, sem taxas de alfândega.
2. Buscador de fornecedores e produtos
Para vender produtos de qualidade e garantir o cumprimento dos prazos de entrega, você precisa encontrar fornecedores confiáveis que atendam às necessidades do seu negócio. Duas opções dessas ferramentas para dropshipping são o EcomHunt e o Fornece Aqui.
EcomHunt
Para quem busca produtos e fornecedores internacionais, o EcomHunt ajuda a identificar os itens que estão em alta ou com muita procura, utilizando análise de tendências, desempenho dos anúncios e outros indicadores.
E ainda fornece links diretos para os produtos no AliExpress.
Fornece aqui
É uma solução gratuita focada no mercado de dropshipping nacional. O Fornece Aqui conecta lojistas a fornecedores locais e simplifica o processo de pesquisa e seleção de produtos, indicando as tendências do momento.
3. Marketing
Não tem como pular essa etapa. Se você quer vender, o público precisa saber que você vende, certo? Sua loja precisa ganhar visibilidade — ainda mais com tanta concorrência, como vimos lá no início do post.
E, quando falamos em e-commerce, o marketing passa necessariamente pelo digital. Veja o que pode te ajudar a traçar as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce.
Google Analytics
O Google Analytics fornece insights valiosos sobre o tráfego do seu site, o comportamento dos visitantes — como páginas mais vistas e tempo de permanência — e as conversões.
Com essas métricas, você pode otimizar suas estratégias de marketing, identificando o desempenho das campanhas e fazendo os ajustes corretos para melhorar a performance de vendas.
Buffer
É praticamente impossível pensar em marketing para e-commerce sem mencionar o papel das redes sociais para atrair clientes.
O Buffer surgiu justamente da demanda para simplificar o uso de diversas redes sociais em conjunto — Instagram, TikTok, Facebook, X, LinkedIn, Pinterest. Você cria a postagem e a ferramenta publica em todos os seus canais.
A proposta é que você possa economizar tempo e estar presente para sua audiência a fim de aumentar o engajamento com o seu público-alvo.
4. Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos fatores que mais pesam na fidelização e pode ser decisivo para fechar uma venda.
Seja para fornecer informações ou resolver possíveis problemas, o atendimento precisa levar em consideração a satisfação do consumidor com a experiência de compra na sua loja.
Logo, uma ferramenta de atendimento ao cliente pode facilitar a comunicação com o comprador e contribuir para a construção de uma reputação positiva para a sua marca.
Zendesk
A Zendesk é uma ferramenta de atendimento ao cliente completa e adaptável aos mais diversos formatos e tamanhos de empresas.
Oferece suporte omnichannel, o que significa que você pode interagir com os clientes por meio de chat, e-mail, telefone e outros canais, fornecendo um atendimento consistente e eficiente.
WhatsApp Business
O aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do mundo também tem a versão empresarial, o WhatsApp Business, que torna o atendimento ao cliente mais conveniente e acessível.
A ferramenta é gratuita e cria mais um canal de comunicação e vendas: além de disponibilizar o envio automático de mensagens e a integração com chatbots, permite a criação de catálogo de produtos e o compartilhamento de links para sua loja.
5. Provedor de pagamentos
Uma loja de dropshipping precisa oferecer opções de pagamento flexíveis e seguras. Por isso, entre as ferramentas para dropshipping mais importantes estão os provedores de pagamento.
Esses gateways costumam aumentar a taxa de conversão, pois possuem certificados avançados de segurança e proteção contra fraudes. Logo, os consumidores se sentem mais à vontade ao fazer compras em sua loja.
Conheça dois dos gateways de pagamento mais utilizados no Brasil e no mundo.
PayPal
O PayPal, conhecido por permitir transações rápidas e seguras, é aceito no mundo todo. Os pagamentos podem ser realizados com cartões de crédito e débito de diversas bandeiras, contas bancárias ou saldo PayPal — para quem tem algum dinheiro na conta do app.
PagSeguro
O PagSeguro é um provedor de pagamentos popular no Brasil e oferece uma variedade de opções de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, transferências bancárias, PIX e transferências bancárias.
É uma escolha sólida para lojas de dropshipping que atendem ao mercado brasileiro, tornando os pagamentos mais convenientes para os clientes locais.
6. Sistemas para gestão de e-commerce
O dropshipping exige uma boa capacidade de gerenciamento de tarefas para manter a operação da loja em pleno funcionamento — dos fornecedores à entrega dos pedidos.
Uma ferramenta indispensável para otimizar todos esses processos é um sistema de gestão empresarial. Os ERPs — como também são conhecidos esses sistemas — centralizam todas as etapas do processo de venda de uma loja on-line, otimizando:
- cadastro de fornecedores;
- gerenciamento de pedidos;
- logística de envios;
- emissão de notas fiscais;
- controle financeiro etc.
Existem diversas opções no mercado, mas nem todas oferecem as funcionalidades necessárias para que você tenha controle total sobre o seu negócio.
Porém, o Bling tem todos esses recursos — e muito mais — por um preço que cabe no seu bolso. Quer ver só?
Dropshipping descomplicado é com o Bling!
O Bling é uma das ferramentas para dropshipping que transformam sua loja numa máquina de vendas. Isso porque, além de todas as funcionalidades que já citamos, o ERP oferece:
- integrações para marketplaces e plataformas de e-commerce diversas, incluindo a Shopify;
- integração com o Dropi;
- integração com o bot de vendas do WhatsApp;
- integração com provedores de pagamentos;
- integrações logísticas.
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