O nome pode até sugerir um certo mistério, mas a verdade é que abrir e operar uma dark store não tem segredos. Ao menos, nenhum que não esteja presente nos diversos outros modelos de lojas.

A única diferença entre os conceitos é que as dark stores existem apenas para atender a pedidos on-line, sem que o cliente faça suas compras em um estabelecimento físico. Em resumo, dark stores são hubs de armazenamento e distribuição de produtos para agilizar a entrega dos pedidos.

Que tal conhecer mais sobre esse modelo de negócio de vendas e logística? No post de hoje, você vai entender, de uma vez por todas, o que é e como funciona uma dark store, quais os prós e contras e como montar esse tipo de loja.

Acompanhe!

O que é uma dark store?

Uma dark store, também conhecida como loja escura ou loja oculta, é um conceito inovador no universo do e-commerce, sobretudo no que diz respeito à logística de fulfillment. Esses estabelecimentos operam como lojas físicas tradicionais, mas com uma diferença significativa: não estão abertos ao público. 

Apesar de sua estrutura ser semelhante à de uma loja de varejo — com prateleiras cheias de mercadorias —, quem circula pelos corredores são apenas os funcionários. Afinal, são eles os responsáveis por coletar, empacotar e preparar os pedidos de compras on-line.

Ou seja, uma dark store funciona exclusivamente para atender a pedidos on-line, oferecendo eficiência e rapidez na preparação e entrega de produtos aos clientes. 

A ideia desse modelo de logística para e-commerce é trazer a mercadoria comprada virtualmente para mais perto do consumidor. 

Produto mais perto do cliente = entrega mais rápida

Essa abordagem tem ganhado popularidade nos últimos anos, particularmente durante a pandemia, quando o e-commerce passou por um boom no mundo inteiro. 

Só no Brasil, de 2020 a 2022, o faturamento do e-commerce superou os R$450 bilhões — mais do que o dobro do acumulado entre 2016 e 2019.

As dark stores permitem que os lojistas atendam a essa crescente demanda de maneira eficiente. Isso porque, além das entregas mais rápidas, os produtos podem ser retirados na própria loja, o que é uma opção conveniente para muitos consumidores. 

Resumindo, as dark stores oferecem mais eficiência logística para as empresas e potencializam a conveniência para o consumidor. O resultado não poderia ser outro: clientes mais satisfeitos com suas experiências de compra pela internet.

Como funciona uma dark store?

como funciona uma dark store

Embora a proposta de qualquer dark store seja a mesma — facilitar a entrega para o cliente —, existem duas modalidades diferentes desse tipo de loja. 

1- Dark store para produtos próprios

O primeiro tipo é a de dark store para distribuição de produtos do seu próprio e-commerce. Essa opção é particularmente interessante para quem já tem uma marca estabelecida e um catálogo de produtos com disponibilidade em estoque. 

Para tal, você é o responsável por fazer:

  • controle de estoque: as mercadorias que chegam à loja devem ser devidamente registradas  — criar SKUs dos produtos ajuda a organizar melhor — e armazenadas de forma ordenada, para que fiquem visíveis e facilmente acessíveis. O cadastro dos produtos em um sistema de gestão facilita o monitoramento e assegura a disponibilidade para atender aos pedidos com precisão e rapidez;
  • gerenciamento de pedidos: envolve o registro e o processamento dos pedidos dos clientes;
  • separação e preparação da mercadoria: depois de coletadas no estoque, as mercadorias devem ser cuidadosamente embaladas visando proteger a integridade durante o transporte. Cada embalagem recebe uma etiqueta com informações de envio e detalhes do pedido, além de outros documentos como nota fiscal e instruções para trocas e devoluções;
  • gestão da entrega: envolve a roteirização das entregas para otimizar o serviço de frete até o endereço do cliente. Ou, ainda, a entrega direta para os clientes que preferem retirar a encomenda na loja.

Contudo, existe outra possibilidade para as dark stores, que é o funcionamento como ponto de armazenamento e distribuição de encomendas de marketplaces e lojas on-line. 

2- Dark store para produtos de lojas parceiras

Esta segunda opção é especialmente vantajosa para empreendedores que não têm loja própria. 

Afinal, a modalidade dispensa a construção de uma marca de produtos, pois você pode apenas prestar o serviço de receber os pedidos enviados pelos lojistas parceiros e distribuí-los ao consumidor.

Logo, não é preciso se preocupar com gestão de fornecedores e produtos — tais tarefas ficam a cargo do lojista.

No entanto, você também precisa cuidar do estoque de mercadorias recebidas, além de separar e embalar as encomendas e entregá-las para o cliente por meio de um serviço de frete ou retirada na loja.

Por isso, a localização das dark stores também desempenha um papel fundamental em sua eficiência. As lojas devem estar localizadas estrategicamente em áreas urbanas de cidades com disponibilidade de serviços de entrega ou em locais de fácil acesso para o cliente.

Dark store: exemplos de empresas que usam esse modelo logístico

Entre os grandes varejistas e marketplaces que usam dark stores em sua estrutura logística estão: Daki, Mercado Livre, iFood, Rappi, Walmart, Carrefour e Amazon.

A Amazon, por exemplo, tem uma dark store própria que é muito conhecida nos EUA — a Whole Foods. A marca é a loja de alimentos da gigante do comércio eletrônico e, até o momento, só tem unidades em solo americano.

No Brasil, quem ganha destaque é a Daki, que, até 2022, contava com 80 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quais as principais vantagens e desvantagens das dark stores?

A implementação de dark stores em sua estratégia de negócios pode proporcionar uma série de vantagens. Porém, como qualquer outro empreendimento, uma dark store não está livre de desafios de gestão.

Confira os prós e contras deste modelo de armazenamento de produtos.

5 vantagens de uma dark store

As principais vantagens de abrir uma dark store são:

1. Operação mais eficiente

O estoque otimizado, a automação dos processos e o contato reduzido com o consumidor permitem um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente. 

Tal agilidade não apenas acelera o atendimento dos pedidos, mas também eleva o nível de satisfação do cliente, que valoriza a rapidez e a precisão nas entregas.

2. Menores custos de operação

Uma das maiores economias oferecidas pelas dark stores é a necessidade reduzida de mão-de-obra. Grande parte das tarefas é automatizada, o que minimiza bastante as despesas com funcionários e colaboradores.

Além disso, o fato de não serem abertas ao público dispensa a necessidade de decoração ou estruturas para exposição de produtos.

3. Espaço reduzido

O único espaço necessário para abrir uma dark store é o de armazenamento e preparação dos pedidos. 

Portanto, uma dark store pode ser compacta, o que também reduz custos com aluguel, instalações e energia, por exemplo.

4. Maiores margens de lucro

Reduzir os custos de instalação e operação de uma loja física tradicional impacta diretamente nos resultados financeiros. Dark stores, ao serem mais eficientes e econômicas, tendem a resultar em margens de lucro mais elevadas. 

Esta é uma vantagem competitiva importante, pois possibilita que os lojistas pratiquem preços mais atrativos para vender e faturar mais.  

5. Escalabilidade do negócio

A adaptabilidade é uma das características marcantes das dark stores. As estruturas podem ser facilmente expandidas ou reduzidas de acordo com a demanda. 

A flexibilidade oferece vantagens estratégicas, permitindo que os varejistas ajustem sua capacidade de armazenamento e atendimento de acordo com as flutuações do mercado.

Embora as dark stores ofereçam inúmeras vantagens, é importante reconhecer que também há desafios a serem enfrentados ao adotar esse modelo inovador. Conheça as principais desvantagens do negócio.

2 desvantagens de uma dark store

Os dois maiores desafios de operar uma dark store são a despersonalização do atendimento e a necessidade de investimento em tecnologia. Veja mais sobre cada um. 

1. Despersonalização do atendimento

Um dos desafios mais evidentes das dark stores é a ausência de interações pessoais com os clientes. 

As dark stores não oferecem uma experiência de compra presencial e personalizada, o que pode ser uma desvantagem para os consumidores que preferem interações diretas com os funcionários da loja.

A falta de contato pode dificultar a construção de relacionamentos sólidos com os compradores, algo que as lojas tradicionais têm a seu favor. 

Nesse contexto, a excelência no serviço de entrega ou retirada é fundamental para proporcionar uma experiência positiva ao cliente

2. Investimento em tecnologia

Esta não chega a ser, necessariamente, uma desvantagem, já que toda loja — física ou virtual — precisa investir na automação e na otimização da gestão da empresa.

O que, num primeiro momento, pode parecer uma despesa, na verdade se revela uma ferramenta indispensável para garantir o funcionamento das dark stores.

No mercado, existem diversos programas para fazer controle de estoque, gerenciar pedidos, calcular frete e acompanhar as finanças, por exemplo. De fato, investir em cada um deles, separadamente, pode pesar no bolso do empreendedor que está começando.

Porém, existem também os ERPs — sistemas de gestão empresarial — que oferecem todos os recursos em uma única plataforma e por um valor acessível, como é o caso do Bling. Conheça mais um pouco da nossa plataforma no vídeo abaixo:

Como ser uma dark store?

Como qualquer outro negócio, montar uma dark store bem-sucedida envolve o planejamento e a organização das seguintes etapas:

  1. definição do modelo de negócio;
  2. definição do nicho de atuação;
  3. escolha da localização para a loja;
  4. separação e submissão da documentação necessária;
  5. contratação de equipe;
  6. investimento em um software de gestão.

Veja por que cada uma delas é indispensável para quem quer ser uma dark store.

1. Defina o modelo de negócio

Antes de mais nada, você precisa decidir se deseja operar exclusivamente como uma dark store independente, atendendo a pedidos do seu próprio e-commerce, ou se prefere buscar parcerias com grandes lojistas e marketplaces para atender a pedidos on-line. 

2. Defina o nicho de atuação

Se você já tem uma loja física ou virtual, não precisa definir um nicho, afinal, já tem seus produtos, certo? 

O mesmo vale se sua proposta como dark store é apenas cuidar do armazenamento e da distribuição das mercadorias.

Por outro lado, caso você esteja começando do zero e pretenda fazer parcerias com lojistas ou marketplaces, selecionar um nicho pode ser bastante útil e estratégico.

3. Escolha a localização

Ao escolher a localização da sua dark store, considere proximidade dos fornecedores,  infraestrutura logística e acessibilidade para entregas e retiradas.

Lembre-se de que o seu espaço também precisa de estrutura e organização para armazenamento (prateleiras para estocagem, áreas destinadas ao empacotamento e às mercadorias separadas para entrega, refrigeração — se for o caso — etc).

4. Providencie a documentação necessária 

Além dos documentos que atestam a conformidade legal do seu negócio, certifique-se de obter todas as licenças e autorizações necessárias, como alvarás de funcionamento e licenças sanitárias, por exemplo.

5. Contrate sua equipe

Cadastrar, armazenar, coletar, embalar, etiquetar e destinar as mercadorias exige uma equipe bem treinada na operação de uma dark store. Vale pontuar que o número necessário de funcionários varia com o tamanho e com a capacidade de atendimento da sua loja.

6. Invista em um sistema de gestão online

Um sistema on-line de gestão empresarial (ERP) é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, incluindo as dark stores.

O software automatiza tarefas repetitivas e fornece dados em tempo real para tomada de decisões assertivas e estratégicas para a loja.

O Bling, por exemplo, conta com diversas funcionalidades que otimizam a gestão de uma dark store. Além de cadastro de produtos, controle de estoque e gerenciamento de pedidos, você tem:

E o melhor: por um preço que cabe no seu bolso.

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