Saber como fazer a gestão de uma marcenaria é essencial para garantir o seu sucesso no mercado dos móveis planejados e personalizados! 

Afinal, embora empreender seja um grande desafio (em qualquer área), com uma boa administração, é possível obter ótimos resultados.

E para te ajudar nessa tarefa, separamos os principais passos que você deve seguir para gerir com eficiência a sua empresa de marcenaria! Quer saber quais são? Então, continue a leitura. Vamos lá!  

Gestão de marcenaria: o que é preciso saber?

Além de ter um planejamento estratégico, você  precisa desenvolver habilidades e competências importantes para uma gestão eficiente. 

Fora isso, deve se certificar se sua empresa atende aos requisitos legais para a abertura do negócio, como o Licenciamento Ambiental (ou sua dispensa).

Isso sem contar na compra de materiais e ferramentas essenciais para o funcionamento da marcenaria. 

Afinal, como você irá entregar móveis e objetos sob medida, se não tiver o que é preciso? 

Após ter tudo isso estabelecido e em ordem, é hora de partir, de fato, para a gestão de marcenaria. A seguir, veja 7 aspectos importantes para gerir sua empresa rumo ao sucesso. 

1. Planejamento estratégico

O primeiro passo para uma boa gestão é definir metas e objetivos, assim como os planos de ação para alcançar tudo aquilo que deseja. 

Afinal, o sucesso é o objetivo, mas como chegar até ele?

Por isso, o planejamento é um dos principais fatores para que a marcenaria seja um empreendimento brilhante. 

Nessa etapa, você precisa saber: 

  • qual o seu público-alvo;
  • como é o mercado;
  • quem são seus concorrentes
  • o que fazer para se destacar. 

Vale ressaltar que, mesmo com um bom planejamento estratégico, você poderá passar por imprevistos e desafios. No entanto, você saberá o que fazer para superá-los, sem perder os cabelos ou prejudicar o funcionamento da sua marcenaria. 

2. Controle financeiro 

Ter controle do dinheiro que entra e sai é imprescindível para a saúde de qualquer negócio, independentemente da área de atuação. 

Além de monitorar e saber as receitas e as despesas da marcenaria, é com uma boa gestão financeira que você conseguirá, por exemplo:

  • precificar o seu produto;
  • criar orçamentos para seus clientes;
  • viabilizar projetos futuros. 

Ou seja, não dá para ficar sem um bom gerenciamento financeiro, não é verdade? A boa notícia é que para facilitar o processo e garantir ótimos resultados, você pode implementar um software para controlar melhor os seus ganhos e gastos.

Fique tranquilo, logo mais iremos falar sobre essa ferramenta!

3. Gestão de fornecedores e estoque 

Escolher a dedo os fornecedores de madeira e as outras matérias-primas é um passo superimportante para entregar móveis e objetos de qualidade aos clientes.

Por isso, estabeleça uma parceria sólida com os fornecedores, negocie prazos e formas de pagamento, e garanta seu estoque sempre abastecido. 

Ter o material necessário para atender a clientela é outro ponto crucial para a  gestão de sua marcenaria. Nessa etapa, o controle e a organização do estoque são fatores fundamentais para: 

  • reduzir custos;
  • prevenir excessos ou escassez de materiais; 
  • planejar estrategicamente as compras. 

Então, se você quer atender bem todas as demandas da marcenaria, ter uma gestão de estoque eficiente é indispensável.

4. Gerenciamento de equipe

Não há dúvidas de que os colaboradores são essenciais para o funcionamento de todo negócio. Afinal, contar com pessoas capacitadas e motivadas é um dos pontos mais relevantes para o sucesso da empresa.

Sendo assim, você pode investir em treinamentos para elas tanto na área operacional (de fabricação), quanto no setor comercial (de vendas), por exemplo. 

Outras medidas que a sua marcenaria pode adotar em relação à equipe são: 

  • promover um bom clima organizacional;
  • reconhecer desempenhos; 
  • definir tarefas e responsabilidades;
  • estabelecer uma boa comunicação interna. 

5. Qualidade e atendimento ao cliente 

Entregar móveis de qualidade é indispensável, mas não é a única forma de garantir a satisfação do cliente e obter um diferencial competitivo no mercado. 

A marcenaria também deve contar com um bom atendimento ao público, além de cumprir os prazos estabelecidos e oferecer suporte pós-venda.

Por isso, não economize tempo para estabelecer um bom relacionamento com os clientes, pois isso pode fidelizá-los e fazer com que eles façam mais pedidos.

6. Investimento tecnológico 

Não acompanhar as mudanças tecnológicas é ficar parado no tempo. 

O avanço da tecnologia pode tornar sua produção mais eficiente, fazendo com que seu negócio seja considerado uma marcenaria moderna. Esse investimento traz muitos benefícios, como o “ganho de tempo” e o destaque no mercado.

Portanto, alguns detalhes que devem ser acompanhados e adquiridos para sua marcenaria fazer parte desse grupo são: 

  • conhecer as novas tendências;
  • obter novas ferramentas;
  • adotar a responsabilidade ambiental. 

A busca por inovações que possam melhorar a qualidade dos produtos e o atendimento é um diferencial frente à concorrência. Então, não fique de fora dessa! 

7. Integração de processos

Integrar todos os processos da marcenaria em um só lugar é fundamental para uma gestão eficiente.

Além de garantir a circulação das informações entre os setores, é uma maneira bem mais prática de administrar o negócio. 

Com a automatização dos processos, você pode focar nas áreas mais importantes da sua empresa, que vão contribuir para seu crescimento. 

Para isso, você pode contar com um sistema de gestão integrado como Bling, que permite uma administração completa de forma prática e on-line. 

Sistema de gestão para marcenaria: quando implementar?

Como vimos, para facilitar a gestão de marcenaria, você pode implementar um software de gerenciamento, como o Bling! 

Para isso, não existe o momento ideal: desde a abertura do seu negócio, um ERP pode contribuir para uma administração completa e eficiente, além de facilitar o registro de todos os processos da sua empresa. 

Com o ERP Bling, por exemplo, é possível: 

  • emitir notas fiscais de forma descomplicada; 
  • controlar e organizar os materiais do seu estoque; 
  • gerenciar suas vendas e o envio de orçamentos;
  • ter mais agilidade e organização na linha de produção;
  • monitorar as finanças da sua empresa. 

Demais, não é? Portanto, se você deseja tornar sua marcenaria uma das maiores e mais procuradas em seu estado, que tal conhecer mais sobre as nossas funcionalidades, e descobrir como podem te ajudar? Confira nossos planos e faça um teste gratuito!