Você já deve ter ouvido falar de Inteligência de Negócios, certo? Em algum momento você escutou por aí que grandes empresas estão faturando alto com a adoção de tecnologias cognitivas. Esse tipo de tecnologia tem a capacidade de ler e analisar os dados e fornecer informações preciosas para potencializar as vendas.

A área da Inteligência de Negócios que tem ganho mais destaque é a Inteligência Artificial (IA). Pesquisas feitas pelo instituto de pesquisas de Harvard e de empresas como a Gartner e Salesforce indicam que a adoção da IA pode melhorar o setor de vendas em até 15%!

Pois é, com um banco de dados robusto, a IA começa a cruzar dados e provisionar vendas. Deste modo, é possível ter informações sobre faturamentos futuros, metas mais claras, informações mais concretas de crescimento e claro, saber onde estão os gargalos e falhas de operação. Corrigir estas brechas de operação que podem levar a estragos maiores, já deixa o empreendedor mais confiante de suas ações.

Inteligência artificial nos negócios

Muitos pensam que a IA é algo quase de ficção científica, mas a verdade é que a base da IA é a matemática, basicamente estatística. Ainda que um pouco complexa, é a matemática que já existe há um bom tempo.

O boom atual aconteceu por causa da grande velocidade dos equipamentos modernos. Um simples celular tem hoje um processador mais poderoso que os computadores que levaram o homem até a lua.

Através dessas análises estatísticas embutidas na IA é possível alertar o gestor sobre problemas quando eles ainda são sutis, difíceis de serem identificados por humanos.

Para entender melhor vamos imaginar um caso hipotético: As vendas para uma determinada região estão em queda devido ao mal atendimento do vendedor. Mas ao mesmo tempo há um aquecimento do mercado, gerando maiores vendas no geral. Com isso o faturamento fica estável, parecendo que está tudo bem. Porém na verdade o faturamento deveria estar crescendo.

Casos como esse podem passar despercebidos por muito tempo, gerando perdas de vendas desnecessárias, quando o gestor não dispõe de ferramentas de inteligência de negócios.

Parceria entre SW Soft e Bling

Enxergando todo este cenário, um grupo de amigos brasileiros com experiências neste nicho de mercado, resolveu fundar uma Startup que traz esta tecnologia para PMEs (pequenas e médias empresas). Nasceu a SW SOFT, que em parceria com o Bling, traz uma ferramenta acessível para as pequenas e médias empresas.

O gerente de Marketing da empresa explica sobre a animação de criar uma ferramenta que outrora era exclusividade de grandes empresas: “Um dos pontos mais críticos que enfrentamos foi de comunicação. Afinal, muitos destes pequenos e médios empresários nem sempre tem clareza ao ler um gráfico ou um dashboard de forma objetiva e aplicar soluções baseadas nestes dados em seu negócio. O que fizemos foi transformar estes gráficos em textos e já apontar automaticamente onde ele deve trabalhar para resolver gargalos antes que eles virem uma bola de neve”

A partir das vendas lançadas no Bling, o SW Soft irá gerar várias análises, índices e alertas sobre o desempenho da sua empresa. Veja aqui um exemplo do sistema.

A integração entre os sistemas acontece de forma totalmente transparente para o usuário. Basta preencher um cadastro e os sistemas irão se comunicar diariamente de forma automática. Ao entrar no sistema da SW Soft, você terá todas as informações já atualizadas e analisadas. Faça um teste gratuito.