Sabe por que o marketing de influência é uma estratégia de divulgação que vem sendo cada vez mais procurada por grandes e pequenas empresas?
Imagine o seguinte cenário: em um momento aleatório do dia, você distraidamente rola a tela de uma rede social. De repente, se depara com um vídeo de um influenciador que você acompanha há tempos.
Ele fala com tanta propriedade e entusiasmo sobre um novo produto que você fica curioso. Afinal, se ele está usando e gosta, deve funcionar mesmo. Quando percebe, você já está procurando mais informações e avaliações, e, algum tempo depois, a compra está feita.
Pronto! Você foi influenciado.
Agora, imagine a possibilidade de isso acontecer com as milhares de pessoas que seguem o mesmo influenciador. Consegue perceber o potencial de impulsionamento das vendas de uma marca?
Por isso, hoje você vai ficar por dentro do que é o marketing de influência e como aplicar a estratégia no seu negócio.
O que você verá no artigo:
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia de divulgação que se concentra na colaboração entre empresas e influenciadores digitais para promover marcas, produtos e serviços. Como os influenciadores costumam ter uma audiência grande e engajada nas redes sociais, a ideia é aproveitar essa credibilidade para atrair e conquistar novos clientes.
E não pense que os influencers são apenas as grandes celebridades do Instagram, TikTok e YouTube, com centenas de milhares de seguidores — e parcerias pagas também na casa dos seis dígitos.
Na verdade, qualquer criador de conteúdo com uma boa base de seguidores engajados, um bom relacionamento com a audiência e que esteja alinhado aos valores da empresa pode ser uma ótima parceria para o seu negócio.
Afinal, o objetivo do marketing de influenciadores é criar uma ponte entre o seu negócio e o consumidor final, quer ele já conheça sua marca ou não.
Quais as vantagens de investir em marketing de influência?
Investir nas parcerias com influencers como estratégia de marketing para vender on-line costuma ser muito vantajoso para as empresas.
Para você ter ideia, pesquisam mostram que 40% dos brasileiros já compraram produtos por indicação de digital influencers. É muita gente, concorda?
Olhando além deste óbvio motivo quantitativo, existem outras vantagens para usar o marketing de influência na divulgação da sua marca. Confira!
Transmite confiança e credibilidade
As recomendações dos influenciadores são percebidas, na maior parte das vezes, como autênticas e confiáveis. Afinal, os criadores de conteúdo, via de regra, já têm um relacionamento de confiança com a audiência.
Em outras palavras, é como se cada um dos seguidores estivesse ouvindo de um amigo a indicação para comprar ou usar determinado produto ou marca. Praticamente uma versão digital da famosa propaganda boca a boca.
Torna a comunicação mais autêntica
Outro fator que contribui demais para que a conexão aconteça é a maneira como os influencers trazem a apresentação de uma marca para suas redes sociais.
Em vez de promover diretamente os produtos, eles incorporam o uso no conteúdo de uma forma que pareça algo genuíno e alinhado ao seu próprio estilo de vida ou interesses. A abordagem desperta interesse e fortalece a relação da audiência com a marca.
Seleciona o público-alvo adequado
Os influenciadores geralmente têm públicos específicos e segmentados, unidos por interesses semelhantes.
Quem acompanha um influencer fitness, por exemplo, normalmente compartilha — ou deseja compartilhar — dos mesmos hábitos de vida saudáveis, seja na prática de exercícios ou na alimentação.
Se sua empresa tem alguma relação com o universo dos esportes, esse influenciador vai falar da sua marca diretamente para o seu público-alvo, aumentando a relevância da mensagem e trazendo clientes qualificados.
Dá visibilidade à marca
A colaboração com influenciadores costuma aumentar a visibilidade da sua empresa, especialmente entre os seguidores do criador de conteúdo que ainda não conheciam sua marca.
Não é à toa que tantas empresas vêm investindo nas collabs para enriquecer o marketing de conteúdo, não é mesmo?
Como fazer marketing de influenciadores? 7 dicas para obter sucesso
Confira um passo a passo com 7 dicas para colocar o marketing de influência em prática nas estratégias do seu negócio.
1. Defina seus objetivos
Aumentar a taxa de conversão? Gerar leads? Tornar sua marca mais conhecida? O que você pretende alcançar com o marketing de influenciadores?
Seus objetivos devem ser claros, pois é a partir deles que você — e o influencer parceiro — define as melhores estratégias, formatos de conteúdo etc.
2. Conheça seu público-alvo
Compreender os interesses, desejos, dores e necessidades do seu público permite que você encontre influenciadores sintonizados com todas as particularidades em questão.
Além do mais, um relacionamento sério com a sua audiência só pode ser construído com base em uma comunicação assertiva. Converse com as pessoas que te acompanham, que já compraram seus produtos ou que têm interesse em consumir o que você vende.
Ouvir o que o público espera da marca pode trazer insights valiosos para a sua estratégia de conteúdo com o influencer.
3. Encontre a parceria ideal
Pesquise influenciadores que estejam alinhados com o seu nicho de mercado e com os valores da sua marca. A parceria precisa fazer sentido para os produtos que você deseja promover ou para a mensagem que a sua marca comunica.
Portanto, não escolha o influencer parceiro apenas pelo número de seguidores. Considere também a autenticidade e a transparência na criação de conteúdos, além do nível de engajamento com a audiência.
Como dissemos acima, muitas vezes micro-influenciadores com 10 mil seguidores superengajados conseguem resultados mais expressivos, em termos de conversão, do que nomes mais conhecidos nas redes sociais.
4. Estabeleça as condições de parceria
Seja qual for a sua escolha de parceria, é imprescindível estabelecer as condições da colaboração.
Não é hora de ser tímido, concorda? Discuta os termos da prestação do serviço, incluindo preços, formas de pagamento e duração da collab.
Fale com clareza o que você deseja, o que espera e como gostaria que fosse conduzida a mídia criada pelo influencer. Ele pode apenas mencionar seu produto, fazer uma análise detalhada, participar de um evento ou criar conteúdo exclusivo.
Os preços costumam variar de acordo com o tipo de abordagem escolhida.
6. Desenvolva o planejamento de conteúdo
Embora seja importante direcionar o conteúdo, permita que o influenciador adicione sua própria voz à mensagem.
A tática faz toda a diferença para comunicar melhor com um público que já está acostumado ao modo de se expressar, aos gostos, preferências e opiniões do criador de conteúdo.
Por isso, deixe espaço para a criatividade do creator agir sobre o seu material, combinado? Até porque, antes de divulgar, ele precisa te informar como será a abordagem do seu produto/marca e você tem toda a liberdade para sugerir mudanças.
7. Acompanhe e analise os resultados
Com os seus conteúdos já promovidos, considere métricas relevantes para avaliar o sucesso da campanha: engajamento, aumento de seguidores, tráfego para o seu site e vendas diretas são algumas possibilidades.
Analise os resultados, identifique o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e use essas informações para ajustar as futuras estratégias.
Clientes influenciados com sucesso? Gerencie as vendas com o Bling!
Pronto para colocar em prática as dicas de marketing de influência e potencializar o desempenho do seu e-commerce? Só não se esqueça de manter a gestão do seu negócio funcionando perfeitamente para dar conta da maior demanda de pedidos.
Afinal, a satisfação do cliente não é garantida apenas pela qualidade do produto, mas por toda a jornada de compra na sua loja até a entrega — e o pós-venda, claro.
Para garantir que a experiência do cliente seja positiva e que o seu trabalho esteja livre de complicações, conte com o Bling!
Com o gerenciamento de vendas do Bling, você tem tudo o que precisa para controlar pedidos e pagamentos, emitir notas fiscais e organizar a logística de envio. Tudo isso monitorando de perto cada etapa do processo de venda!
Conheça o Bling! Faça um teste grátis por 30 dias e descubra todos os benefícios de contar com o ERP que descomplica a gestão do seu negócio.