Com mais de 150 milhões de usuários registrados, o Mercado Livre é um dos maiores e mais conhecidos marketplaces do Brasil. Estar nesta plataforma coloca o lojista em uma vitrine de vendas, por isso, todas as formas de divulgação são importantes para estar bem colocado na plataforma. 

E a partir de agora, o usuário do Bling poderá desfrutar de mais um benefício: o cadastro de múltiplos anúncios no Mercado Livre. 

Esta nova função do Bling possibilita assimilar mais de um anúncio para um único SKU. Vamos ver como funciona?

Como cadastrar vários anúncios de um produto para enviar para o Mercado Livre?

O Mercado Livre permite criar vários anúncios para o mesmo produto, permitindo o cadastro de preços e condições diferentes para cada anúncio. Através do Bling, é possível cadastrar múltiplos anúncios de forma simples e descomplicada. Vá até o menu Cadastro e clique em Produtos. Clique no carrinho verde e marque a caixinha ao lado do Mercado Livre. Preencha as informações do anúncio (preço, modalidade, frete) e adicione o anúncio. Confira aqui o passo a passo. 

Após finalizar esse passo, basta exportar o produto para o Mercado Livre, onde serão criados os anúncio. É importante que todos os anúncios tenham o mesmo SKU para manterem o vínculo com os anúncios cadastrados no Bling. Se no caso, você já tiver anúncios cadastrados, no Mercado Livre, basta importá-los para o Bling (com o SKU igual).  

Mercado Livre: Como funciona?

Como já citamos, vender no Mercado Livre é estar em um grande marketplace, e as vendas acontecem mesmo com anúncios gratuitos, assim como optar por anúncios pagos pode ser tornar vantajoso se essa for a necessidade do seu negócio.  A comissão é de 11% (anúncio Clássico) e 16% (anúncio Premium). A tarifa é descontada somente quando houver venda. 

Nestes casos o anúncio continua não tendo custo, somente em categorias especiais como venda de carros, motos, imóveis e serviços é que se paga uma tarifa de anúncio. Isso também dá a possibilidade de o lojista agregar foto na lista, 14 fotos adicionais e vídeo. 

Como vender no Mercado Livre?

Com a permissão para a atualização de anúncios, é possível realizar múltiplos anúncios ou duplicados. Até pouco tempo isso não era possível, pois as especificações eram validadas de acordo com as regras do marketplace Mercado Livre. Mas para fazer mais do que um anúncio, o processo é o mesmo de conexão ou atualização. Siga o passo a passo:

  • Selecione os produtos desejados e vá ao canto superior direito da tela e selecione Plataforma Meli e ações conectar ou atualizar e clique em executar. 
  • Crie a quantidade desejada de especificações e ao final do processo clique no botão azul para executar a operação. 

Bling + Mercado Livre

Usuários Bling dispõem de integração ao Mercado Livre, o que permite controlar o estoque concomitantemente ao da loja virtual. Também é possível gerenciar preços, gerir respostas aos usuários na plataforma, enviar produtos e emitir notas fiscais.

Entre os tantos benefícios, o destaque é para a rápida importação de pedidos e sincronização de informações presentes na plataforma e no sistema, sem ocasionar dados divergentes. 

Dicas para manter as vendas online

Vender em marketplaces é sempre um desafio e também uma oportunidade. Por isso, é fundamental diferenciar-se de seus concorrentes, desde pesquisar os melhores nichos de mercado até deixar o anúncio mais rico em informações, boas fotos e detalhes. Confira algumas dicas?

  • Analisar os produtos mais vendidos e diversificar o portfólio é importante para manter as vendas em alta, e apostar em múltiplos anúncios também é interessante, apostando em mais do que uma categoria de venda. Quanto mais anúncios, mais fácil será de efetuar vendas;
  • Fazer pesquisas constantes no Mercado Livre (Tendências) e também no mercado offline é outra dica interessante. Por que as pessoas compram o que está sendo dito, divulgado, falado e o bom comerciante precisa estar atento às novidades;
  • Compre produtos fora de temporada e venda na alta temporada, para obter mais lucro. Também acompanhe novidades internacionais do seu setor, para estar sempre atualizado;
  • Venda kits (combos) de produtos complementares;
  • A diversificação de produtos em relação ao concorrente é algo que deve ser observado sempre. Esteja à frente. 

Integrar para vender mais e melhor 

Estar presente no Mercado Livre é importante para alavancar vendas no e-commerce além da sua loja virtual. A grande tendência para 2020 é estar presente em múltiplos canais, com múltiplas abordagens e anúncios. No caso do Mercado Livre, os tipos de anúncios devem ser feitos com base no seu negócio. O melhor é sempre aquele que atende às suas necessidades, sendo o anúncio grátis ou o premium. 

Considere o investimento em anúncios também com relação a sua duração e exposição no marketplace. O anúncio grátis pode ser super positivo para lojistas que estão começando a vender e a conhecer a plataforma, assim como anúncios pagos geram resultados para lojistas mais experientes, que querem alavancar ainda mais suas vendas. 

No e-commerce, é preciso ter dinamismo e organização. Um sistema de gestão como o Bling, integra seu negócio aos principais marketplaces e ainda organiza os procedimentos diários de administração da empresa.

Faça um teste grátis por 30 dias e integre-se ainda mais ao mundo dos negócios promissores.