No Rio Grande do Sul, o processo de emissão da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) ainda é gradual, mas até 2018 todas as categorias de contribuintes já substituirão o uso de cupom fiscal físico. A proposta da NFC-e é oferecer uma alternativa totalmente eletrônica para a emissão dos documentos em papel utilizados no varejo, reduzindo custos aos contribuintes e possibilitando um controle fiscal mais ágil e eficiente. O consumidor gaúcho também sai ganhando, pois pode conferir a validade e a autenticidade do documento recebido. Que tal saber mais sobre a Nota fiscal do Consumidor eletrônica? Neste post você poderá tirar suas dúvidas sobre a emissão do documento e conferir os prazos para o RS.

Como funciona a Nota fiscal do Consumidor eletrônica

Na compra de um produto ou prestação de serviço, há ou não a emissão de um comprovante (Danfe NFC-e) impresso para ser entregue em mãos e, imediatamente, é emitido o cupom fiscal virtual (NFC-e). O documento é disponibilizado por e-mail para o cliente e também poderá ser feito pela leitura de um QRcode (código 2D) impresso no comprovante (Danfe NFC-e).

nota fiscal do consumidor eletrônica

Facilidades da NFC-e

A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica pode ser emitida por software de gestão, assim o controle de vendas fica ainda mais preciso. As principais vantagens da NFC-e são: dispensa do uso do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF); redução de gastos com papel; agilidade nas operações de compra; integração com programas de cidadania fiscal e plataformas de venda física e virtual.

Prazos no Rio Grande do Sul

Confira o prazo inicial da obrigatoriedade de emissão da NFC-e para os contribuintes gaúchos:

prazos-da-nota-fiscal-do-consumidor-eletronica-no-rs

Agilidade em dobro

Você pode emitir NFC-e pelo Bling, que envia o documento diretamente para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do seu Estado, além de efetuar os cálculos de impostos de forma automática. Online e integrado, o Bling é um software 100% em nuvem e seguro para emitir Nota Fiscal do Consumidor eletrônica.

Com planos a partir de R$ 50, o ERP também faz controle de contas a pagar e a receber; acompanhamento de envios via Sigep Web dos Correios e empresas de logística (Intelipost, SHL); cadastro de fornecedores, mercadorias e clientes; controle de estoque e fluxo de caixa; emissão e envio de Danfe; emissão de NF-e e NFS-e.

Cadastre-se, experimente o ERP grátis por 30 dias e descubra como o Bling simplifica a gestão de sua empresa.

Leia também:
– NFC-e: tudo o que você precisa saber!
– Como emitir Nota Fiscal de Serviço eletrônica com o ERP Bling