Algumas pessoas usam o certificado digital diariamente, já outras só precisam desse recursos em raras ocasiões. Nesses casos, algumas dúvidas comuns podem surgir, como, por exemplo, “como saber se tenho certificado digital?”.

Se esse for o seu caso, pode respirar aliviado! Essa incerteza acomete muita gente. E isso acontece, geralmente, por conta da pouca utilização do documento ou devido à  falta de informação sobre o seu seu vencimento ou uso.

A boa notícia é que encontrá-lo é muito simples e você não terá grandes dificuldades para isso.

E além de responder “como saber se tenho certificado digital”, reunimos diversas outras informações úteis sobre o assunto, como, por exemplo, a resposta sobre como localizar o certificado digital no PC. 

Para facilitar a sua leitura, dividimos o texto da seguinte maneira, começando pelo assunto principal:

  • Como saber se tenho certificado digital?
  • Como localizar o certificado digital no PC?
  • Pra que serve um certificado digital?
  • Onde tirar certificado digital?
  • Quem precisa ter certificado digital?

Confira então a resposta para a pergunta “como saber se tenho certificado digital” e muito mais!

Como saber se tenho certificado digital?

Para verificar se possui um certificado digital instalado em seu PC, você precisa ir até a área de Opções de Internet, dentro do Painel de Controle do seu computador. 

Para isso, se você usa o Windows como sistema operacional, a forma mais rápida de chegar até o documento é:

  • Clique na lupa de pesquisa que fica ao lado do menu iniciar, na parte inferior da sua área de trabalho (ou dentro do menu iniciar em versões mais antigas do Windows);
  • Faça uma busca com o termo ‘opções da internet’ e aguarde que uma opção como na imagem abaixo, apareça.
como saber se tenho certificado digital
  • Clique em ‘Abrir’ e uma janela de opções se abrirá;
  • Selecione a aba ‘Conteúdo’; e em seguida ‘Certificados’ (como na imagem abaixo);
como saber se tenho certificado digital
  • Em seguida, uma lista dos certificados instalados aparecerá. Basta conferir se o seu é um deles.
como saber se tenho certificado digital

Neste contexto, é válido destacar que os certificados digitais que aparecem na lista são opções que já foram instalados em seu computador em algum momento. Para saber se ele está ativo ou se é o documento correto, verifique a data de validade. Se estiver dentro do prazo, você ainda poderá usá-lo. 

Os certificados aparecerão com a razão social registrada no CNPJ em que você fez o seu certificado digital. Logo, se houver mais de um arquivo instalado, para empresas diferentes, você também conseguirá identificá-los e diferenciá-los.

Agora, se você ainda não tiver  instalado o documento ou se quiser descobrir como achar o certificado digital no PC, basta seguir o passo que apresentamos na etapa seguinte.

Como localizar o certificado digital no PC?

Para explicar sobre essa etapa é preciso primeiro detalhar uma questão: quando você faz o download do certificado em seu computador, ainda será necessário instalar o certificado. 

Logo, será necessário encontrar onde o arquivo está, após o download, e então instalá-lo.

Contudo, se não se lembra qual pasta escolheu para o download, será preciso achar o certificado digital no PC. 

Fique tranquilo, porque esse não é um processo complexo. Basta saber que esses documentos possuem a extensão .pfx. Portanto, você precisará procurar arquivos desse tipo dentro de seu computador.

Para isso, você deve seguir o mesmo caminho inicial do tópico anterior:

  • Clique na lupa de pesquisa ao lado do menu iniciar (ou dentro do menu iniciar em versões mais antigas do Windows);
  • Escreva ‘.pfx’ e então seu certificado digital aparecerá. Como na imagem abaixo.
como saber se tenho certificado digital

Repare que, além do arquivo com o nome, você também pode visualizar  a pasta em que o arquivo está (indicada pelo local), sendo possível escolher abrir a pasta ou mesmo o próprio certificado digital para instalação.

O local onde fica o certificado digital no PC vai depender de onde você o salvou enquanto fazia o download, antes da instalação.

Vale a pena reforçar que, uma vez instalado, o certificado digital fica dentro das opções de internet, como indicamos na primeira parte deste artigo. 

Agora que você viu como localizar certificado digital no PC, veremos então para que ele serve.

Onde tirar certificado digital?

Comprar um certificado digital é bem simples. Basta que você vá até uma autoridade certificadora autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil) ou, para ser ainda mais fácil e prático, fazer a contratação online usando ferramentas como o Bling!.

Para isso, escolha o tipo de certificado que deseja, considerando, por exemplo, a validade, que pode ser de um ou três anos (A1 e A3 respectivamente).

Existem outras diferenças entre eles, por exemplo, os certificados digitais A1 são arquivos de computador e têm um preço bem mais baixo que o A3.

Os certificados A3 são certificados físicos, que ficam em dispositivos como tokens, por exemplo. Ou seja, não são arquivos de computador e você precisa conectá-los sempre que  precisar utilizá-los.

Para conhecer um pouco mais sobre cada um deles e qual escolher, leia o artigo, Certificado Digital A3 e A1: conheça as diferenças e escolha a melhor opção”. 

Perguntas frequentes sobre certificado digital

Pra que serve um certificado digital?

O certificado digital serve como uma identidade digital. Com ele, é possível assinar documentos, emitir notas fiscais, realizar operações online e tudo o que precisa de sua aprovação digital. É um tipo de assinatura digital para empresas e pessoas físicas, possuindo validade jurídica e oferecendo segurança para todas as partes.

Quem precisa ter certificado digital?

O certificado digital é obrigatório para toda empresa que precisa emitir nota fiscal eletrônica. Afinal, apenas com ele você será capaz de fazer os lançamentos de NF-e. Portanto, independentemente de ser MEI ou manter qualquer outro regime tributário, você precisará de um certificado digital.

Encontrou o seu certificado digital?

Agora que você viu como achar o certificado digital no PC ou mesmo descobrir se ele já está instalado, é hora de começar a tirar suas notas fiscais eletrônicas.

E caso você ainda não tenha o seu certificado digital, conte com o Bling! Aproveite o vídeo abaixo para ver como é fácil instalar esse arquivo usando nossas funcionalidades. 

O Bling! oferece o Certificado Digital em parceria com a Certisign, para simplificar e agilizar as tarefas da sua empresa. 

Com ele, é possível emitir os principais modelos de notas fiscais eletrônicas com todos os impostos calculados e transmissão XML.

Para começar a usar o Bling! hoje mesmo, você não paga nada. Isso mesmo! Oferecemos a você um teste grátis de 30 dias para o uso do ERP. Veja como o Bling! pode tornar os processos de sua empresa mais eficientes!