As dívidas são tradicionalmente associadas à dores de cabeça. Isso porque dívida é sinônimo de débito, conta em aberto,, cobranças indesejadas e, por fim, algumas restrições que podem atrapalhar solicitações de crédito e possíveis novos contratos dentro de um negócio. 

Se um endividamento já é ruim para uma pessoa física, imagina para uma empresa. Logo, todos associam as dívidas com situações negativas. 

Mas o que pode ser uma surpresa para muitos é que existe um tipo de dívida “positiva”, também conhecida como endividamento saudável. Você sabe do que se trata? Entenda neste post!

Mas, afinal, o que é endividamento saudável?

De maneira simples, o endividamento saudável é uma forma de dívida que consiste em um investimento para a empresa. 

Por exemplo, uma solicitação de crédito para financiamento é uma dívida, mas um débito positivo para a empresa, já que futuramente pode se tornar uma aplicação que pode trazer lucro. Ou seja, não é apenas uma dívida por si só, mas uma perspectiva de crescimento para a empresa. 

É importante entender que as dívidas acontecem quando um empreendimento não possui recursos próprios e por isso precisa solicitar um crédito a terceiros, criando uma dívida com instituições financeiras, como bancos ou outras alternativas digitais, no caso de fintechs de crédito, por exemplo. 

Outro critério que faz uma dívida ser saudável é o planejamento que se atrela a ela. Se você precisa de crédito para sua empresa para investir em novos produtos ou na equipe, mas planeja como vai pagar o débito, temos neste caso um tipo perfeito de endividamento saudável. 

E planejar consiste em analisar o que precisa ser feito, quanto e SEBRAE.

Financiamento de equipamentos e produtos para uma empresa

Se o seu pequeno negócio está em fase de crescimento, é possível que você precise adquirir produtos para melhorar a oferta de serviço ou operação da empresa. Por exemplo, se você tem uma loja de confeitaria pequena e deseja aumentar a produção, você pode precisar de equipamentos de linha industrial com maior produtividade, como batedeiras e fornos industriais que possuem maior capacidade de fabricação.

Créditos oferecidos por fintechs 

As startups financeiras chegaram para oferecer soluções inovadoras para empresas e pessoas. No caso de financiamento para médias e pequenas empresas, escolher uma fintech pode ser a melhor opção para o empreendedor, já que elas oferecem condições melhores de pagamentos e menores taxas de juros, se comparadas aos bancos tradicionais e ainda com segurança

Como um sistema de ERP pode te ajudar a identificar os tipos de dívidas no seu planejamento e gestão financeira

Para finalizarmos o post com uma dica extra, vamos explicar o conceito de um sistema ERP e como ele pode auxiliar na gestão de dívidas da sua empresa. 

Por definição, um ERP (Enterprise Resource Planning) significa um sistema integrado de gestão empresarial. Este tipo de sistema implica na concentração de todas as informações, processos, documentações de uma empresa em um único local.

Com isso, é possível prevenir erros e corrigir processos de uma empresa sem comprometer a sua produtividade. Os sistemas de ERP são armazenados em nuvem para um melhor controle e facilidade de integração com outros sistemas de uma empresa, por exemplo com gratuito para entender melhor o sistema e enxergar como ele pode te auxiliar no negócios. Neste post, indicamos como o ERP pode auxiliar as vendas. Confira esta e outras dicas de gestão financeira no blog do Bling.

____________________________________________________________________

Este post foi escrito pela equipe da Gyra+, uma empresa que realiza financiamentos online para empreendedores digitais em busca de capital de giro. Faça uma avaliação no nosso