Já parou para se perguntar por que você usa o markup como técnica de precificação? Boa parte dos empresários usam pela facilidade e falta de conhecimento. Mas o perigo do markup está exatamente aí, a falta de dados.

Vivemos em um contexto de dados. Milhares de ferramentas e plataformas que nos fornecem insumos para tomada de decisão, e ainda assim grande maioria dos negócios usam markup.

Preço não nasce de custos

Primeiro, vamos a um erro de formar preços nascendo de custos. Toda estratégia de precificação deve vir dos finalmente. Da estratégia final do empresário.

O markup é um método que origina-se de custos envolvidos nos produtos, no qual é colocado um percentual de lucro e chegasse a um preço que cubra despesas e tenha lucratividade.

Porém, você chega a estimativas. Se seu produto custa R$ 70,00 e você chega a um índice de markup de 2,5 (25% de lucro), seu preço final seria de R$175,00, de acordo com esse método.

Só que formar preços baseado em custos não é critério ideal. Se o preço está diretamente relacionado a receita, então ele deve vir das metas de lucro.

Seu lucro não é exatamente essa porcentagem do markup

Mas aí entra um segundo problema. Boa parte dos negócios não usa markup corretamente, principalmente por não considerar custos variáveis. Mas mesmo se usassem, não é percentual e sim um cálculo mais complexo.

Despesas como cartão de crédito, impostos, taxa de comissão para marketplaces são exemplos que variam de acordo com a venda e por isso são chamados de despesas variáveis.

Ao não considerar todos esses fatores, essa margem calculada do markup não é real. Somente ao calcular usando esses custos é que se chega a porcentagem de lucro efetiva, a margem de contribuição.

Não se considera custo fixo no preço

Custos fixos não são relacionados a venda do produto e por isso não devem ser considerados no processo de precificação.

O ideal é separar receita, margem de contribuição e custos fixos. Uma vez tendo sua receita, você tem sua margem de lucro em cima dela e do lucro você diminui os custos fixos para chegar ao prejuízo ou lucro da empresa.

O que devo fazer então?

várias formas de fazer precificação, mas a ideal é usar por margem de contribuição.

Margem de contribuição é o lucro da venda ao retirar custos e despesas variáveis. Calcular seu preço corretamente é condição vital para o sucesso financeiro da empresa e por isso deve vir da margem desejada da estratégia do negócio.

Saiba como fazer isso com a calculadora de preços do Preço Certo:

 

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