Com o final de um ano, sempre vem o desejo de um novo ciclo de metas de crescimento a conquistar nos próximos 365 dias. Para tal, o planejamento anual da empresa mostra-se como uma estratégia fundamental que prepara e guia as estratégias do seu negócio.

Afinal, o objetivo é focar em melhorias que possam contribuir para a expansão das suas atividades, mesmo que em longo prazo. 

Só que, para chegar lá, você precisa de um ponto de partida e de uma rota bem mapeada para não se perder no meio da jornada. E é exatamente esse caminho que você vai aprender a trilhar com o post de hoje.

Então, continue a leitura para entender melhor o que é e como fazer o planejamento anual da empresa para conseguir resultados promissores sem dor de cabeça.

O que é o planejamento anual da empresa?

O planejamento anual é um processo estratégico pelo qual uma empresa define seus objetivos, metas e planos de ação para o próximo ano. Ele envolve uma avaliação criteriosa da situação de um negócio para a elaboração de diretrizes que possam orientar as atividades e decisões ao longo desse período.

É uma ferramenta de organização, correção e previsibilidade de cenários desafiadores, pois capacita a empresa para enfrentar incertezas, aproveitar oportunidades e aprender com experiências passadas. Ou seja, é essencial para uma gestão eficiente.

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Como fazer o planejamento anual da empresa?

Para fazer o planejamento anual da sua empresa, você precisa:

1. Analisar a situação atual do seu negócio.

2. Definir novas metas e objetivos possíveis de serem alcançados.

3. Montar um plano de ação estratégico e detalhado.

4. Monitorar o desempenho da empresa durante o processo.

Veja porque cada uma dessas etapas é indispensável para um planejamento anual eficiente.

1. Analise a situação atual da empresa

A ideia, nessa primeira etapa, é fazer um diagnóstico de como a empresa se encontra ao final de um ano de operação, identificando o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado.

Essa análise deve ser minuciosa e cobrir as diversas frentes de ação do seu negócio: administrativo, financeiro, comercial, recursos humanos, operacional. 

A matriz SWOT faz o levantamento dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e de possíveis ameaças ao sistema organizacional da empresa. É uma ferramenta muito útil para conseguir uma visão abrangente dos fatores internos e externos que impactam o ambiente empresarial.

2. Defina metas e objetivos

O próximo passo de um planejamento anual é estabelecer os novos objetivos e metas da empresa para o ano que se inicia.

Esse é o momento de manter os pés no chão e trabalhar dentro do que é, de fato, possível alcançar nos 12 meses seguintes. 

Claro que nada impede que você defina uma ou outra meta mais ousada. Na verdade, essa estratégia pode servir de estímulo para dar aquele gás no trabalho e impulsionar o crescimento da empresa com resultados surpreendentes.

No entanto, lembre-se que seus objetivos devem seguir alguns critérios para que se mantenham condizentes com a realidade do seu negócio. O método SMART é um ótimo guia para não se perder nessa etapa.

Segundo essa metodologia, os objetivos empresariais devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado para serem alcançados.

3. Monte um plano de ação

Com os objetivos bem traçados, chegou a hora de definir as estratégias operacionais para que eles sejam atingidos com sucesso.

Basicamente, você precisa determinar o que deve ser feito, por quem, quando, onde, como e quanto isso vai custar para a empresa. Essa metodologia de plano de ação é conhecida como 5W2H.

Normalmente, os objetivos deixam bem claro o que deve ser feito e como essas ações precisam ser executadas. Porém, sem a definição de prazos e recursos disponíveis, é impossível colocar em prática tudo o que está planejado. 

Por isso, vale destacar duas etapas muito importantes: o orçamento e o cronograma. 

Orçamento

A avaliação de receitas e despesas envolvidas na execução do plano de ação é uma parte essencial de todo o processo.

Provavelmente, seus objetivos contemplam diversas áreas da empresa e você deve ter notado que algumas delas precisam de mais atenção do que outras.

Logo, a alocação de recursos deve ser estratégica, definindo o teto para cada setor ou meta, de acordo com as prioridades do seu negócio. 

Mais uma vez, seja realista e trabalhe dentro daquilo que seu caixa realmente pode dispor para concretizar as ideias. Lembre-se de que é essencial manter um fundo de reserva para possíveis situações imprevistas.

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Cronograma

O cronograma vem para amarrar todas essas pontas soltas ao definir prazos plausíveis de execução de todas as ações planejadas.

Além disso, ele organiza as frentes de trabalho e orienta todas as pessoas envolvidas no plano de ação quanto à rotina de atividades, a fim de evitar atrasos que possam comprometer o crescimento da empresa.

Procure criar micro-cronogramas — mensais, bimestrais, trimestrais — dentro do esquema maior para acompanhar o desenvolvimento das atividades.

4. Monitore o desempenho da empresa

Esse acompanhamento em curto, médio e longo prazo é realizado com a ajuda de indicadores de desempenho. São os famosos KPIs, como taxa de conversão, ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de cliente), faturamento, entre outros.

Em conjunto, os indicadores oferecem uma visão panorâmica da performance empresarial e apontam as áreas que precisam de maior ou menor intervenção, permitindo que você faça ajustes no plano de ação.

Sim, ajustes ao longo do desenvolvimento das estratégias. Precisa haver espaço para flexibilidade, já que previsões e intenções não dependem unicamente do desempenho da empresa. Quando — e se — necessário, você precisa se adaptar às novas circunstâncias.

Lembre-se de que a comunicação interna é essencial para que o planejamento anual possa ser executado da melhor forma possível. Oriente, peça feedbacks e certifique-se de que toda a equipe saiba que tem um papel importante para o crescimento da empresa.

Após a conclusão do ano, avalie o sucesso do plano, identifique lições aprendidas e aplique esses insights ao planejamento anual do seu negócio.

Planejamento anual empresarial: como um ERP pode ajudar?

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