No mundo do e-commerce, existem diferentes formas de integrar a loja virtual aos marketpleces. O processo pode ser feito através de plataforma, hub ou ERP, mas você sabe quais as características e diferenças entre cada procedimento?

Essa é uma dúvida comum entre os varejistas online. O que é importante frisar é que não existe uma forma melhor ou pior, mas sim o processo mais adequado para o seu tipo de negócio e a necessidade da sua loja para poder vender em marketplaces. Pensando a longo prazo, separamos algumas características de cada meio para comparação fácil e sem mistérios. Confira:

Plataformas com integrações prontas

As plataformas são aplicações mais robustas, pensadas para grandes volumes de vendas. Entre as vantagens, estão a de poder adequar o catálogo em cada marketplace, o que ajuda o usuário a não perder tempo complementando informações dos produtos a cada marketplace que se cadastrar. Desta forma o registro fica mais completo e feito em um lugar único.

Vale ressaltar que as plataformas tem foco nelas mesmas, o que geralmente não dá ênfase na evolução de recursos que aumentem a competitividade nos marketplaces, por exemplo.

Com a utilização de uma plataforma de integração, o desafio é controlar o estoque, pedidos e pagamentos que entram através do marketplace. O controle não é tão apurado quando de um ERP, e o varejista acaba tendo dificuldades em manter organizados esses processos que envolvem vários canais. Essa alternativa é mais indicada para vendedores que mantem o marketplace como um canal de venda secundário do seu próprio e-commerce.

ERPs

O foco dos ERPs, do inglês Enterprise Resource Planning, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, é a gestão da empresa como um todo. Nas funções a serem destacadas estão a integração com marketplaces de maneira simples e eficiente. É possível disponibilizar dados do produto e também manter as vendas os estoques de forma sincronizados.

Entre os maiores benefícios de contar com um ERP na empresa, o destaque principal é a organização dos processos: desde o controle de cadastros, até o gerenciamento de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa.

Quando o assunto é e-commerce, a integração do ERP para a loja virtual é simples e automática. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística.

Uma gestão financeira otimizada também passa pelo ERP. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.

Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra, já que o ERP fará diversos processos (antes feitos de forma manual) automatizados. Com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além de os processos mecânicos diminuírem as chances de erros.

Hub

Geralmente são ferramentas simples de operar, mas se tem uma desvantagem nessa modalidade é ter que lidar com mais de um fornecedor, mas que no caso pode ser uma solução integrar diretamente com seu ERP sem passar pela plataforma e-commerce. A maior vantagem é que o hub não é necessariamente apenas um integrador, mas trata as especificidades dos dados de cada marketplace sem que o lojista se preocupe.

Outros destaque dos Hubs é a vantagem de flexibilização de políticas de preço e frete por marketplace. Também vale lembrar que os hubs são independentes de ERP e da plataforma do e-commerce, o que não sobrecarrega as operações do dia a dia, mas que também podem trabalhar de forma conjunta.

Essa ferramenta é indicada para sellers que visam competir diretamente nos marketplaces, por ter mais recursos neste tipo de operação. Porém, sempre depende do seu objetivo final e de da sua estratégia de negócio.

Tecnologia complementar

Cada negócio tem características diferentes e as alternativas que dão certo para um podem não dar tão certo para outros. Dispor de um sistema de gestão dentro da empresa é fundamental para ganhar em otimização de tempo e produtividade. Mesmo os ERPs tendo funções de integradores aos marketplaces, nada impede que o seu negócio se utilize de diferentes estratégias como as plataformas e os hubs para obter sempre resultados melhores.

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