Sabe aquele momento em que a expectativa sobre o produto comprado pela internet e a sensação de finalmente ter a encomenda nas mãos se encontram? É quando a magia da unboxing experience acontece.
A prática começou há alguns anos nas redes sociais, com vídeos de consumidores abrindo suas encomendas e comentando sobre os detalhes dos “recebidos pagos”.
Com sua popularização, lojistas de diversos segmentos passaram a usar o unboxing nas estratégias de marketing para suas marcas, como oportunidade de se destacar da concorrência e conquistar clientes.
Quer entender melhor como funciona a experiência e como você pode oferecê-la no seu e-commerce? É só continuar a leitura.
Aqui, você vai descobrir por que investir na estratégia e o que precisa para criar uma unboxing experience para sua loja.
O que você verá no artigo:
Afinal, o que é unboxing experience?
Unboxing experience é a expressão em inglês para “tirar da caixa”. Ou seja, é a experiência do cliente no momento de desembalar uma encomenda, quando ele tem o primeiro contato com o produto comprado e, muitas vezes, com a marca escolhida. Logo, o seu objetivo deve ser encantar o consumidor.
Para conseguir tal efeito, você precisa usar recursos que provoquem mais do que a satisfação de ter recebido uma encomenda. A proposta é despertar emoções que ajudem a criar um vínculo com o produto, com o seu serviço e com a sua empresa.
Entenda por que isso pode ser muito vantajoso para o seu negócio.
Por que investir em unboxing experience para e-commerce?
Quantas lojas on-line você já viu vendendo exatamente os mesmos produtos? O que faz o consumidor optar por comprar de uma e não de outra? Num primeiro momento, pode até ser o preço, o valor do frete e as formas de pagamento.
Porém, isso pode não ter o mesmo peso em uma segunda compra, já que, se o cliente encontrar condições mais vantajosas em outra loja, pode dar preferência a ela.
O que conta para fidelizar o cliente é o que você oferece como diferencial. E, nem sempre, esse diferencial é questão de cifrões. Na verdade, a fidelização de clientes é impulsionada por experiências positivas e memoráveis.
Além disso, a unboxing experience agrega valor à sua marca. Mais do que confiança, empresas que investem na prática conquistam o afeto dos consumidores, elevando consideravelmente a percepção de valor do produto e do seu negócio.
Sem contar que a geração de mídia espontânea nas redes sociais — muitos clientes adoram registrar o momento — é uma ótima forma de fazer propaganda boca-a-boca no meio digital.
Portanto, vale a pena proporcionar a experiência para quem consome seus produtos. Conheça alguns exemplos de unboxing que podem fazer com que ela seja um sucesso!
Como oferecer uma unboxing experience inesquecível para o seu cliente?
Lembre-se de que a ideia de oferecer uma unboxing experience é tocar nas emoções do consumidor para conseguir um espaço no coração — e na memória — dele. Veja o que você pode fazer com as 5 dicas a seguir.
1. Capriche na embalagem
O visual conta. Invista em embalagens criativas e atrativas, que causam um impacto assim que são vistas. Sozinhas, já criam uma primeira impressão marcante da preocupação que a sua marca tem com a satisfação do cliente.
Crie uma experiência sensorial, adicionando sachês perfumados ou borrifando uma essência que registre “o cheiro da marca”.
Essa dica só não pode ser usada caso você venda produtos alimentícios, combinado?
2. Inclua um elemento personalizado
Envie, dentro da caixa, um bilhete de agradecimento — os escritos à mão são os preferidos — ou uma mensagem personalizada.
Eles adicionam um toque a mais de humanização no atendimento e ajudam a criar conexão emocional, fazendo com que o cliente se sinta realmente especial.
3. Presenteie com brindes e pequenos mimos
Surpreenda com um item extra, incluindo um brinde ou um pequeno mimo relacionado à compra para mostrar que você valoriza o consumidor.
Se a sua marca é reconhecida por estar alinhada a alguma causa ou movimento, envie algo que faça o seu cliente se sentir parte do seu propósito.
Amostras de outros produtos também são uma boa ideia. As lojas de cosméticos, por exemplo, usam a estratégia frequentemente para incentivar que os clientes conheçam outros produtos do seu catálogo.
4. Ofereça cupom de desconto para a próxima compra
Não tem quem não goste de um desconto, não é mesmo? Um cupom de desconto como forma de agradecimento pela preferência motiva o cliente a comprar novamente na sua loja.
Os cupons são uma ótima maneira de fidelizar e reter clientes, portanto, não deixe de enviar esse tipo de agrado como incentivo para compras futuras.
5. Incentive seu cliente a registrar o unboxing
Você se empenhou em entregar o melhor para o seu cliente e é bem possível que ele queira compartilhar sua satisfação com seus amigos e seguidores nas redes sociais.
Não tenha vergonha de pedir que ele marque o perfil da loja nas fotos e vídeos que publicar para comentar o que achou da experiência de comprar no seu e-commerce.
Os relatos entusiasmados funcionam muito bem para atrair novos consumidores e ainda fortalecem a confiança na sua marca.
Lembre-se, a unboxing experience é muito mais do que a simples abertura de uma caixa. Na verdade, é a maneira pela qual o cliente percebe o cuidado e a atenção de uma marca com os seus consumidores.
E isso é essencial para a construção de uma relação sólida e duradoura com a sua empresa.
Confira o que você precisa levar em consideração na hora de criar a unboxing experience do seu e-commerce.
Como criar a unboxing experience da sua loja?
Para criar uma experiência de unboxing que atenda às expectativas do consumidor e seja vantajosa para o seu negócio, procure considerar as 3 dicas a seguir.
1- Conheça o perfil do seu cliente
Antes de qualquer coisa, entenda quem é o público que consome sua marca. Conheça seus gostos, preferências e expectativas.
A prática permite que você se comunique melhor com os clientes, personalize a experiência de acordo com o que mais os encanta e aumente as chances de fidelização.
2- Faça um bom planejamento
Planejamento financeiro é fundamental. Caixas e papéis personalizados, brindes e mimos… Todo esse plus na entrega dos seus produtos tem um custo e, por mais que não exija muito investimento, pode acabar pesando no seu caixa se não for pensado com antecedência.
Portanto, pesquise os melhores fornecedores, avalie custo-benefício e veja o que melhor se encaixa no seu orçamento.
3- Tenha uma logística eficiente
Na etapa de entrega, a responsabilidade pelo produto é compartilhada com a transportadora contratada. Porém, é sobre o seu negócio que recai toda a insatisfação de receber um produto quebrado ou com a embalagem danificada.
A logística do e-commerce precisa estar funcionando perfeitamente para garantir que a encomenda chegue até o seu cliente no prazo estabelecido e em perfeitas condições. Nada estraga mais uma unboxing experience do que atrasos ou avarias nas mercadorias.
Para isso, conte com um ERP para e-commerce — para automatizar e otimizar todas as suas operações comerciais, do pedido à entrega.
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