Todo dono de e-commerce sabe que existem muitas variáveis que influenciam na escolha do seu consumidor pela sua loja. Algumas colaboram nesta decisão, outras atrapalham. Um componente que pesa muito para o consumidor e que muitos lojistas não dão a devida importância é o frete. 

Para entender melhor a relevância de um e-commerce com envios competitivos, vamos pensar no abandono de carrinho. Uma pesquisa da Opinion Box em 2022 sobre o tema mostrou que 78% das pessoas costumam desistir da compra na reta final, sendo que 15% delas fazem isso com frequência. E você sabe qual foi o principal motivador? O alto preço do frete. Vamos a outro dado: de acordo com o levantamento E-commerce Trends 2023, de realização da Octadesk com a Opinion Box, o frete está dentro dos três fatores que mais fazem com que um consumidor escolha comprar em um e-commerce ao invés de outro: em primeiro lugar está o frete grátis e em terceiro lugar o prazo de entrega. 

Estes dois breves exemplos são suficientes para convencer qualquer lojista de que uma estratégia de fretes pode fazer um e-commerce vender muito mais! 

E como aplicá-la? Como escolher a melhor das muitas opções existentes no mercado que colaboram com a oferta de envios mais competitivos?

Selecionamos alguns dos principais atributos que um bom parceiro logístico deve ter para você conseguir aplicar uma estratégia de fretes de sucesso. Vamos lá?

1. Oferecer fretes mais econômicos

Como vimos nos dados das pesquisas, o valor alto da taxa de entrega compromete a compra do seu cliente. Por isso, o parceiro logístico ideal deve estar apto a oferecer envios consideravelmente mais em conta, que fazem tanto você quanto o seu cliente economizarem.

2. Ter parceria com diversas transportadoras

É importante que o suporte na logística de envios do seu negócio tenha parceria com transportadoras reconhecidas no mercado e que atuem em todo o país. Isso garante diversos benefícios, como preços mais acessíveis, variedade de envios e expansão de vendas para todo o território nacional.

3. Garantir autonomia e variedade para o cliente

Uma pesquisa da State of Shipping Report 2021 mostrou que 49% dos lojistas preferem o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido. O que isso mostra? A importância de diversificar as formas de envio! Contar com uma solução logística que ofereça diferentes modalidades de frete (grátis, mais barato e com prazo maior, mais caro e com prazo menor, fixo, entre outros) traz autonomia para o seu cliente, pois ele escolhe a opção que mais lhe convém e ainda facilita para fidelizá-lo ao seu e-commerce.

4. Contar com pontos de postagem

Uma grande facilidade que envolve a rotina de postar pacotes é poder realizar este processo em pontos de postagem. Eles evitam grandes deslocamentos e o processo de bipagem é rápido e sem filas. Por exemplo, em único ponto da Kangu, plataforma de envios parceira do Bling, é possível postar os pacotes das 10 transportadoras parceiras. São milhares de Pontos Kangu espalhados pelo Brasil – só na cidade de São Paulo, há um ponto a cada 1,5 quilômetros.

5. Gerenciar envios em uma plataforma única

Ninguém merece ter que ficar acessando diversas plataformas para fazer gerenciamentos de forma “parcelada”, não é mesmo? O parceiro logístico ideal para o seu e-commerce deve contar com uma plataforma que faça a gestão de envios toda em uma única interface, a qual inclui ferramentas para facilitar, por exemplo, a solicitação de trocas ou devoluções, o status de rastreio de encomendas, a emissão de etiquetas e notas fiscais e outras funcionalidades.

6. Descomplicar burocracias

Contrato, mensalidade, envios não segurados, volume mínimo de envio podem complicar o dia a dia do lojista. A solução de envios que você escolher deverá reduzir todas essas burocracias para facilitar suas vendas. 

Mas e agora, é possível encontrar em uma única solução todos esses itens?

A boa notícia é que sim, é possível! A Kangu, a plataforma de envios que é parceira do Bling e empresa do Mercado Livre, oferece uma plataforma única para gerenciar toda a logística do seu e-commerce e ainda de forma integrada ao Bling.

Com a Kangu, você oferece fretes até 75% mais econômicos graças à parceria com 10 transportadoras reconhecidas no mercado, inclusive os Correios. Ter tantas opções de transportadoras possibilita que você oferte diversas modalidades de envio ao seu consumidor e consiga vender para todas as regiões do país sem contrato algum nem mensalidade – você só paga pelos fretes que gerar. 

Para postar os pacotes, também é simples: basta encontrar um dos mais de 3.500 Pontos Kangu espalhados por todo o Brasil. A bipagem é rápida, sem filas e segura. O grande diferencial da Kangu é ter 90 vezes mais pontos de postagem na cidade de São Paulo que outras intermediadoras de fretes, o que equivale a um ponto a cada 1,5 quilômetros. E caso a sua cidade não tenha Ponto Kangu, é possível fazer a postagem normalmente em uma agência dos Correios. Todos os envios são assegurados, independentemente do local de postagem!

Lojista do Bling, o parceiro logístico ideal para seus envios é a Kangu! Cadastre-se e conheça todas as vantagens de enviar de maneira descomplicada para começar a vender muito mais! 

Esse guest post foi escrito por Kangu, plataforma de envios parceira do Bling que ajuda lojistas a descomplicar seus envios, com cotações até 75% mais econômicas e milhares de pontos de postagem.