Trabalhar no e-commerce exige disciplina e organização. Para que o processo de vendas ocorra em múltiplos canais, um ERP online e com armazenamento em nuvem é o mais indicado para garantir mobilidade e conectividade ao gestor.

A tecnologia do sistema de gestão, faz com que o negócio permaneça integrado e atualizado, sem que o empreendedor perca o controle das vendas, estoque e entregas, e ainda proporcionando ao cliente uma melhor experiência na jornada de consumo online.

Neste artigo, vamos entender como funciona o ERP online e como ele pode auxiliar o seu negócio a vender mais e melhor no e-commerce.

O que é ERP?

O sistema de gestão ERP é um sistema online que conecta o seu negócio aos canais de venda, também organiza as demandas internas e facilita o dia a dia e automatizar algumas funções burocráticas, como cadastrar e controlar vendas, gestão de estoque, emissão de notas fiscais e entregas ao cliente, unificando a gestão em uma única plataforma.


O ERP é um aliado ao negócio quando trabalha de maneira integrada e busca facilidade e assertividade nos processos.

Para que serve o ERP?

Um sistema ERP integra o seu negócio a diversos marketplaces, plataformas de e-commerce e inúmeras distribuidoras logísticas. Ou seja, as vendas e as entregas ocorrem de maneira mais organizada e automatizada.

O ERP serve para organizar o negócio internamente, unificar a comunicação entre os setores e otimizar tempo da equipe, além de agilizar as entregas ao cliente devido a organização do processo como um todo.

Como o ERP pode ajudar no E-commerce?

Além de automatizar alguns processos como emissão de notas fiscais, controlar o estoque e o fluxo de caixa, o ERP também ajuda a focar no aumento de vendas e na melhora da experiência do cliente na jornada de consumo.

O ERP também pode auxiliar nos seguintes processos:

  • manter os cadastros atualizados;
  • automatização de processos internos;
  • sincronizar os dados de estoque, compras e vendas;
  • unificar das informações do negócio;
  • deixar o gestor mais livre para pensar em campanhas de venda e menos no processo de gestão interno e burocrático.

Como escolher o melhor ERP para E-commerce?

Na hora de escolher um sistema de gestão ERP para utilizar no dia a dia do seu e-commerce, é importante levar em conta algumas questões:

  1. Qual o seu público alvo;
  2. Em quais canais deseja estar integrado;
  3. Quantidade de canais de venda que poderá vender;
  4. Como é a sua equipe de trabalho?

Essas questões já trazem algumas respostas, mas de maneira geral, quem está no e-commerce deseja ampliar o seu leque de vendas e contar com uma equipe enxuta para fazer as funções do dia a dia. E para isso, a tecnologia está na nossa mão para nos auxiliar a otimizar esses processos.

A escolha por um ERP online e com armazenamento em nuvem é fundamental para quem deseja garantir mobilidade ao seu negócio e flexibilidade na hora de armazenar e consultar dados. Com uma ferramenta de gestão ao alcance de qualquer lugar e podendo ser acessada de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador), faz com que o dia a dia de trabalho seja dinâmico e o gestor ganha agilidade e eficiência.

Quais vantagens do ERP para E-commerce?

Além das vantagens já citadas, o empreendedor que tem um ERP para e-commerce pode contar com fatores importantes, como:

Economia: além de ser uma ferramenta com preço acessível para diferentes tipos e tamanhos de negócios, o ERP também traz uma economia de mão de obra, já que a equipe não precisará ser tão grande devido às facilidades e automatizações que a ferramenta traz, e também representa uma economia de tempo ao passar menos hora em processos burocráticos.

Agilidade: quando automatizados, os processos passam a ser mais ágeis para serem efetivados, é o caso da emissão de notas fiscais e também integrações entre canais de venda e estoque. O cliente passa a ter uma experiência de compra mais assertiva e ágil, o que dá pontos positivos ao negócio em momento de recompra.

Conclusão

O ERP ajuda a aprimorar os diversos setores da empresa, pois agiliza tarefas cotidianas e padroniza a base de dados, evitando divergências de informações e otimizando a gestão empresarial.

Com um ERP como o Bling, também é possível entregar os dados do negócio de forma simplificada, facilitando a interpretação de relatórios sem grandes complicações.

O ERP integra diversos setores da empresa, e através dos relatórios e resultados, é possível tomar decisões com base na análise de desempenho e crescer cada vez mais.