bling nfe

Atualmente, a emissão de NFe (Nota Fiscal eletrônica) tem simplificado a forma de emissão do documento fiscal. Essencial para a legalização de compra e venda e garantia de um processo confiável nas comercializações eletrônicas.

No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como funciona este tipo de nota e o que é preciso fazer para emiti-la de modo que facilite as atividades de e-commerce. Por isso, neste post trazemos algumas informações importantes sobre nota fiscal eletrônica.
Confira a seguir:

Emissão de NFe virtualmente

Este tipo de Nota Fiscal pode ser emitida facilmente pela internet e é como uma versão eletrônica das notas fiscais convencionais, assinada com um certificado digital. Para emiti-la, é necessário estar regularmente inscrito na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Independente do porte ou regime tributário. É possível realizar a emissão de NFe (obrigatório nos casos em que o destinatário for um estabelecimento distribuidor ou atacadista de cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água mineral – segundo o ajuste publicado pelo Confaz, ou voluntariamente por qualquer empresa).

Documentos necessários para emitir NFe

Em primeiro lugar, é preciso ter o certificado digital. Ele serve para confirmar a autenticidade da empresa e funcionará como uma assinatura. Este serviço é pago e assim que a empresa tiver o certificado em mãos, pode instalar um software que ajude a fazer os cálculos das notas e enviar à Sefaz (como falaremos a seguir).

emissão de NFe

Impostos destacados na NFe

Independente de ter sido emitida eletronicamente ou não, as notas fiscais passam por cobrança de impostos praticamente do mesmo jeito. Respeitadas as especificações quanto ao valor, produto ou tributação local (federal, estadual, municipal e mesmo unificada, como no caso do Simples Nacional).

Deve-se ter em mente que, para fins legais, a NFe é a versão eletrônica do documento fiscal e possui a mesma validade e cálculos. Apenas substituindo o papel por um jeito muito mais prático, rápido e seguro de emissão via web.

Vantagens da nota fiscal eletrônica

A Nota Fiscal eletrônica (NFe) pode significar economia, rapidez e praticidade para sua empresa. Você reduz custos de impressão com notas em papéis, não precisa armazenar cópias em espaços físicos. Pois podem ficar  arquivadas eletronicamente, e reduz os deslocamentos até postos fiscais. Uma vez que todo o processo é feito pela internet.

Sistemas que facilitam a emissão de NFe

Sistemas online facilitam bastante os serviços comuns no dia a dia da empresa, como a emissão de NFe. Um software especializado, como o Bling, oferece diversos benefícios no gerenciamento de NFe. Como, por exemplo, tela para digitar os dados da nota fiscal similar à folha em papel (sendo que é possível ter informações já previamente armazenadas no programa sem necessidade de redigitação de dados), efetuação automática de cálculos de acordo com predefinições, envio para as seções competentes e possibilidade de cópia por e-mail ou download para ajudar no controle e contabilidade dos clientes.

Cadastre-se e experimente o Bling por 30 dias grátis.

 Ainda tem alguma dúvida sobre a emissão de NFe? Deixe o seu comentário!