Todas as atividades de rotina estão sujeitas a erros, no entanto, alguns problemas podem ser corrigidos antes que acabem por gerar algum tipo de prejuízo para a empresa. Porém nem todos sabem como realizar os procedimentos corretos. Como cancelar notas fiscais é um desses casos.

Não se preocupe! Se você está buscando uma orientação sobre como realizar a ação de cancelamento desses documentos acabou de encontrar. Neste post vamos mostrar os principais procedimentos para cancelar notas fiscais. Continue conosco e confira!

Notas fiscais

A nota fiscal eletrônica, conhecida como NF-e, surgiu para diminuir os erros e melhorar a agilidade de emissão dos documentos fiscais e seu envio para as receitas estaduais.

Como toda atividade de rotina, deve-se redobrar a atenção ao realizar o preenchimento de seus campos, para evitar a necessidade de cancelamento de uma nota e possíveis prejuízos.

Exigências de cancelamento

No entanto, mesmo com toda a segurança e contando com um sistema emissor, ainda podem existir situações em que sejam necessárias realizar o cancelamento de uma nota.

Geralmente essa necessidade é gerada por um erro de digitação ou troca de informações entre os campos apresentados para o preenchimento na nota fiscal. Segundo a regra básica, para estar sujeita ao cancelamento, a mercadoria, a qual a nota se refere, não pode ter saído da empresa.

Existe um prazo a ser respeitado para realizar o pedido de cancelamento, na maioria dos estados pode-se cancelar uma nota fiscal emitida em até 24h. Ocorrem duas exceções, no Mato Grosso, só se tem 2 horas e no Paraná e Rio Grande do Sul o prazo é maior, 168 horas.

Entre outras exigências para o cancelamento de uma nota estão:

  • o fisco deve ter autorizado a emissão da NF-e;
  • a Ciência da Emissão não deve ter sido realizado pelo destinatário da nota;
  • o fato gerador, que é a saída da mercadoria, não pode ter acontecido;
  • atentar-se ao prazo de seu estado.

Como cancelar notas fiscais

Caso todas as exigências de cancelamento sejam cumpridas é simples cancelar uma determinada nota fiscal e o procedimento pode ser realizado diretamente no sistema emissor que é utilizado pela sua empresa. Os passos são basicamente os mesmos em todos os softwares.

  1. verifique na lista de emissão qual a nota que você deseja realizar o cancelamento;
  2. clique sobre ela e verifique as informações do documento e se ele cumpre as exigências;
  3. encontre o ícone de cancelamento e clique sobre ele;
  4. verifique se ocorreu o cancelamento da nota.

Pronto! Sua nota fiscal foi cancelada com sucesso. Independentemente do sistema que você utilize, realizar esse procedimento não é algo difícil e pode-se cancelar uma nota com poucos passos.

Com o status atual da nota que você cancelou pode ser verificado o real cancelamento no portal nacional da NF-e ou site da Secretaria da Fazenda do seu estado. É importante relembrar que o documento, mesmo que seja cancelado, deve fazer parte da escrituração contábil da empresa.

Com este post você aprendeu como cancelar notas fiscais, o que é relativamente simples,desde que cumpra com todas as exigências. No entanto é preciso atenção para que não seja necessário realizar vários cancelamentos. Tal situação pode chamar a atenção do fisco para uma possível fraude.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia este post e entenda o que é inutilização de numeração de notas!

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Marcio

    06/03/2018 at 14:09

    Olá boa tarde.

    Não sei se o Bling faz isso, mas caso não faça fica a sugestão para que ocorra: o envio automático do e-mail que informa o cancelamento da nota fiscal. Assim o cliente fica cientificado que esta nota fiscal não terá mais validade.

    1. Bling

      Bling

      07/03/2018 at 08:46

      Olá Marcio bom dia! Por favor, entre em contato com o nosso suporte através de registro de ticket na home da sua conta! Ou por telefone: (54) 3449 0294 / (54) 3055 0479.Dá uma olhada em nosso manual também:

      Abraços da equipe Bling! 😉

Deixe um comentário