O mercado de moda íntima no Brasil tem grande potencial de investimento, pois, só em 2023, a indústria produziu 767,5 milhões de peças. Segundo o relatório versão Overview, as calcinhas e sutiãs corresponderam a cerca de 80% da fabricação. Então, se você pensa em ter o próprio negócio, abrir uma loja de lingerie é uma boa oportunidade de empreendedorismo. 

Para quem nunca empreendeu, embarcar nesse investimento parece um desafio e tanto. Porém, com planejamento e estratégias adequadas, é possível criar uma empresa no segmento e ter sucesso. 

Quer saber como abrir uma loja de lingerie on-line ou física? Conheça os principais passos, qual o investimento inicial e como se destacar no mercado. Continue a leitura!

Quanto custa abrir uma loja de roupas íntimas? 

O custo depende da estrutura do negócio ― se for uma loja física é necessário considerar os gastos com aluguel do ponto comercial e decoração do espaço. Assim, o investimento inicial fica em torno de R$ 50 mil, enquanto para uma loja on-line, custa cerca de R$ 5 mil. 

Vender pela internet costuma ser mais em conta, pois não há necessidade de alugar um ponto físico. Porém, é importante investir em estratégias de marketing digital para divulgar o negócio e se sobressair no mercado.    

Quantas peças preciso para abrir uma loja? 

A quantidade varia conforme o tamanho da loja, o público-alvo e o orçamento disponível. Para um ponto físico pequeno, por exemplo, é recomendado ter de 200 a 500 peças de tamanhos, modelagens e cores diferentes. Já para uma loja física, você pode  começar com um estoque de 100 modelos. 

Qual a margem de lucro de uma loja de moda íntima? 

O lucro depende da qualidade dos produtos, público-alvo, estrutura do negócio, estratégias e gestão. Uma loja de pequeno ou médio porte, por exemplo, pode faturar entre R$ 15 mil a R$ 50 mil por mês. 

Como abrir uma loja de lingerie? Passo a passo! 

Empreender exige planejamento, capacitação e persistência, portanto confira uma lista com as etapas essenciais de como abrir uma loja de lingerie e coloque em prática:

  • crie um plano de negócio;
  • escolha seu público-alvo;
  • encontre um ponto comercial adequado;
  • registre sua loja;
  • aposte em uma identidade visual;
  • busque bons fornecedores;
  • compre os equipamentos;
  • organize a sua loja;
  • preste um atendimento diferenciado.

A seguir, entenda melhor cada etapa.

Crie um plano de negócios 

O ponto de partida de como montar uma loja de lingerie on-line ou física é criar um plano de negócios. Por isso, é importante  responder a alguns questionamentos sobre o funcionamento da loja, que incluem:

  • Qual tipo de empresa se enquadra ao meu negócio?  Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Microempreendedor Individual (MEI), Sociedade Empresária Limitada (LTDA) ou Empresa Individual (EI)?
  • Qual é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do meu negócio?
  • Qual é o canal de vendas mais adequado para o meu perfil de vendedor? Loja física ou e-commerce? 
  • Para qual público pretendo concentrar minhas vendas? 

A partir das respostas, ficará mais fácil organizar as ideias, adotar estratégias e tomar decisões para tirar o projeto do papel e concretizá-lo. 

Escolha seu público-alvo

Para atrair clientes para o seu negócio e gerar vendas é essencial escolher o público-alvo para atender às necessidades e desejos de um grupo específico. Um bom exemplo, é o nicho de moda íntima plus size voltado para mulheres que usam tamanhos maiores que os considerados padrão. 

Encontre um ponto comercial adequado 

Outra etapa importante de como abrir uma loja de lingerie é escolher um ponto comercial estratégico. Procure por uma localização movimentada próxima a outros comércios para estimular o desejo de compra, além de um lugar de fácil acesso para o seu público. 

Registre sua loja 

O próximo passo é legalizar o seu negócio, mas para fazer esse processo, serão necessários os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • IPTU de compra ou aluguel do imóvel;
  • Alvará de funcionamento;
  • Inscrição Municipal.

Em geral, esses são alguns dos documentos necessários para a sua loja funcionar, mas é válido informar que a papelada varia conforme o estado e o município. Portanto, fique atento às exigências de cada local para reunir tudo o que for preciso.  

Aposte em uma identidade visual 

Certamente você já se deparou com cores, formatos, ícones e fontes de uma marca e logo percebeu de qual empresa se tratava. 

Essas são características de uma identidade visual para dar autenticidade a uma marca. Crie a sua com base no perfil do seu público e no nicho de atuação para se destacar entre os concorrentes. 

Busque bons fornecedores 

Encontrar um fornecedor que ofereça peças de qualidade com preços acessíveis é a chave para ter sucesso nesse mercado. 

Portanto, escolha um fabricante que confeccione produtos com bons tecidos e acabamentos bem feitos para conquistar a satisfação dos clientes. 

Compre os equipamentos 

Se você optar por abrir uma loja de lingerie física, terá que comprar equipamentos essenciais para atender seus clientes. Entre os principais itens, estão:

  • balcão de atendimento;
  • estantes e prateleiras;
  • vitrine para expor as peças;
  • manequins e araras;
  • espelhos;
  • computador e máquina de cartão.

Agora para loja on-line, serão necessários:

  • araras para acomodar as peças no estoque;
  • embalagens para enviar os pedidos;
  • computador e impressora;
  • gateway de pagamento.

Organize a sua loja 

Um espaço organizado chama atenção das pessoas e a tendência é que elas entrem para conhecer a loja. 

Então, organize a vitrine com as melhores peças para atrair os clientes e estimulá-los a comprar. Também separe os produtos por categorias para facilitar o entendimento, dessa forma, os clientes apreciam os modelos com mais facilidade. 

Preste um atendimento diferenciado 

As chances de um cliente retornar à loja é muito maior quando ele fica satisfeito com o atendimento. Além disso, pode indicar o estabelecimento para terceiros e ampliar a sua cartela de clientes. 

Conforme pesquisa, 88% dos consumidores se sentem mais seguros em comprar quando recebem indicações. Então, inicie o seu negócio com foco em um ótimo atendimento. 

5 dicas para se destacar no mercado de lingerie

Não basta seguir todas as etapas de como abrir uma loja de lingerie e não adotar estratégias para se destacar no mercado. Portanto, veja dicas para driblar a concorrência e manter o seu negócio em alta.

1. Acompanhe as tendências 

A cada ano, a moda íntima passa por transformações com novos tecidos, cores, estampas e modelagens às fabricações para alavancar as vendas. Fique de olho nas novidades e aposte no que é sucesso no momento para surpreender os clientes. 

2. Ofereça promoções em datas comemorativas

O Dia dos Namorados é uma excelente pedida para montar kits promocionais e aumentar as vendas. Uma boa sugestão é criar presentes personalizados, com conjunto de lingeries e camisolas para presentear nesta data tão sugestiva. 

3. Aposte em programas de fidelização

Conforme a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 80,9% dos consumidores fazem parte de algum programa de fidelização. Então, ofereça cashback, cupons promocionais, descontos e outros benefícios para manter a cartela de clientes.

4. Amplie as formas de pagamento 

Nem sempre as pessoas têm acesso ao método de pagamento mais popular, então é válido expandir as modalidades para não perder vendas. Além da opção tradicional de dinheiro em espécie, inclua meios de pagar com cartão de crédito, débito e PIX, por exemplo. 

5. Invista em marketing digital 

Já dizia a filósofa Zoraide Franco que “a propaganda é a alma do negócio”, afinal, como os clientes conhecerão a sua marca se você não divulgá-la? Então promova  a sua loja por meio de blogs, sites e redes sociais. Crie conteúdos relevantes e poste imagens de qualidade para chamar atenção do seu público. 

Como montar uma loja de lingerie on-line? 

O processo é basicamente o mesmo de como abrir uma loja de lingerie física no que diz respeito ao planejamento, regularização do negócio, divulgação e atendimento ao cliente. No entanto, será necessário ter uma plataforma ou um site próprio para vender. 

Veja mais detalhes a seguir.

Escolha uma plataforma

Você define a forma mais viável conforme o seu perfil de vendedor e as condições financeiras. Para pequenos empreendedores com pouco capital inicial, uma boa alternativa é expor os produtos em plataformas como a Shopee

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Crie um site atraente 

Agora, se preferir uma loja virtual própria, é preciso criar um site com layout intuitivo, funcional e atraente. É fundamental que as páginas tenham letras com fontes fáceis de ler para não comprometer a experiência do usuário. Também não se esqueça de personalizá-las com as cores e elementos gráficos da sua marca. 

Cadastre e organize os produtos 

Organizar a página por categorias com listas estruturadas é muito importante para direcionar os clientes para o lugar certo. Então cadastre os modelos de lingerie e Insira um campo de busca para o público encontrar os produtos conforme o tamanho, modelo e faixa de preço. 

Não se esqueça de fazer uma boa descrição dos produtos! Veja como fazer:

Destaque as promoções

A página inicial de um site é o cartão de visita, portanto uma boa estratégia de atrair compradores é cadastrar promoções e programas de fidelização na home. Essa ação ajuda a despertar o interesse dos clientes e estimula as compras. 

Faça a gestão da sua loja de lingerie com o Bling

Além de aprender os principais passos de como abrir uma loja de lingerie é essencial fazer a gestão do seu negócio. Escolher um sistema ERP seguro e intuitivo ajuda micro e pequenos empreendedores a lidar com questões administrativas e otimizar processos. 

Na plataforma do Bling, você tem acesso às funcionalidades, como: 

  • integrações com plataformas de e-commerce e marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Shein; 
  • controle de estoque integrado;
  • automatização de entrada e saída de produtos;
  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • emissão de nota fiscal simplificada;
  • gestão completa da sua loja física ou virtual.

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