O CNPJ é o registro de uma empresa, e a consulta e emissão periódica do cartão de CNPJ é um processo importante, pois evita surpresas como algum tipo de restrição no CNPJ. 

Para não ter problemas na hora de declarar o imposto de renda é importante fazer o procedimento periodicamente. Neste artigo vamos explicar como emitir e consultar o cartão de CNPJ sem erros. Confira!

Como emitir o cartão de CNPJ?

Para emitir o CNPJ é preciso, antes de tudo, constituir uma empresa. E portanto, a emissão do cartão CNPJ, de forma prática, é a regularização da empresa criada junto à Receita Federal.

Após requerer o contrato social, definir as características da companhia, fazer registro em cartório e na junta comercial, é necessário realizar a inscrição no CNPJ junto à Receita Federal. 

Após ter o CNPJ, é possível emitir o cartão no site da Receita Federal e seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Entrar na página de Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral;
  • Informar o número do CNPJ.

O cartão é emitido automaticamente no momento da solicitação. Vale lembrar que também é possível baixar cartão CNPJ e ter a versão digital ou imprimir.

No site também é possível incluir atividade secundária no cnpj, caso for necessário antes de emitir o cartão. 

Já no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI), esse processo costuma ser ainda mais simples, visto que a empresa pode ser aberta diretamente no Portal do Microempreendedor a partir do preenchimento de um formulário e a emissão do CNPJ se dará de forma automática.

Também é preciso entender a diferença entre mei e cnpj.

Documentos Digitais 

Para obter o e-CNPJ ou CNPJ digital é necessário apresentar os seguintes documentos do representante legal e da empresa, entre eles:

  • Documento de identificação do titular;
  • CPF (Cadastro de pessoa física);
  • Comprovante de endereço do titular (emitido há no máximo 3 meses);
  • Documento de constituição da empresa;
  • Alterações contratuais da companhia, se houver;
  • Documentos de eleição da diretoria vigente, se houver;
  • Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data de validação do certificado;

Como consultar cartão CNPJ?

Para fazer uma consulta no cartão CNPJ, é necessário acessar a página de Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral da Receita Federal. 

A partir disso, basta informar o número de CNPJ e clicar em consultar para ter acesso ao cartão CNPJ. É bem simples e prático. 

Onde ver o CNAE no cartão CNPJ?

O CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ele pode ser acessado da seguinte forma:

  1. Acesse o site do IBGE;
  2. Clique em Estrutura;
  3. Selecione a seção, divisão, grupo e a classe que descrevem a sua empresa e chegará a CNAE-Fiscal que tem sete números.

Como saber se o CNPJ é válido?

Consulta de CNPJ na Receita Federal traz informações sobre confirmação e situação cadastral da empresa. Essa consulta é totalmente gratuita e para realizar basta digitar o número do CNPJ no campo de pesquisa para ter acesso ao comprovante de inscrição e da situação cadastral da empresa. 

O empreendedor, seja MEI ou dono de grande empresa deve contar com um sistema de gestão como o Bling para facilitar os processos diários e fazer as integrações necessárias para o negócio operar on e offline. Acompanhe outros artigos do Bling e saiba como cancelar cnpj mei e também todas as informações sobre certificado digital mei

O Bling é parceiro do empreendedor e traz grandes vantagens ao lojista de e-commerce que precisa estar em dia com as questões burocráticas mas também precisa pensar no negócio de forma estratégica. 
Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis e confira na prática os benefícios que um ERP online e com armazenamento nuvem pode fazer pelo seu negócio.