O Mercado Livre é como um shopping virtual que trabalha com diferentes segmentos, dando ampla visibilidade a todos. Entretanto, muitos lojistas ficam em dúvida sobre o que vender no Mercado Livre em meio a tantas opções disponíveis.

Os empreendedores podem escolher entre as categorias de venda do marketplace que são bastante abrangentes, desde utilidades, acessórios, construção, eletrônicos até calçados, papelaria, entre outras inúmeras categorias. 

As opções são muitas e o lojista ainda usufrui do grande tráfego de clientes que um canal de vendas como o Mercado Livre tem para vender mais. 

Como saber o que mais vende no Mercado Livre?

Um e-commerce é uma grande vitrine virtual com muitas oportunidades. É possível comprar e vender uma infinidade de itens em categorias e canais de vendas diferentes.

Para saber o que mais vende no Mercado Livre é preciso entender o contexto do seu nicho de mercado, as tendências em alta no segmento e o que as pessoas mais buscam no momento.

Além disso, ajuda fazer a análise de como os mesmos produtos performam em outros grandes marketplaces de variedades, como a Amazon ou a Americanas.com. 

Entre os produtos mais vendidos estão eletrônicos, ferramentas, beleza e cuidados, celulares, itens de informática, itens esportivos, roupas, etc. A lista dos produtos mais buscados do Mercado Livre é extensa e serve de referência para apostar no seu segmento de vendas.

O que se pode perceber é que a parte de eletrônicos e acessórios é a mais buscada, podendo servir de dica na hora de escolher o que vender no Mercado Livre.

Para refinar a sua pesquisa e seleção do que vender no Mercado Livre com pouco dinheiro, por exemplo, acompanhe a página de ‘Tendências de pesquisa‘ do marketplace, que informa os produtos em alta na semana.

Assim, você decide o que vender no Mercado Livre e ainda atualiza o seu mix de produtos com itens procurados pelos consumidores, mantendo a relevância dos seus anúncios. 

Leia também: O que é mix de produtos? Saiba como montar o seu e vender mais?

O que vender no Mercado Livre? 5 ideias

Se você está de olho no Mercado Livre para vender online, saiba que as chances de ter um bom desempenho são grandes, pois dados da Conversion mostram que o marketplace tem a maior participação no mercado do segmento, com 13,8%.

A resposta para o que vender no Mercado Livre varia conforme o seu nicho de mercado. Pela página de tendência, você pode verificar as buscas mais populares na sua categoria, as que mais cresceram e quais são os anúncios com mais vendas, observando suas configurações.

Para te ajudar, listamos alguns segmentos de vendas atrativos. Confira!

1. Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos, como ventilador de mesa e de teto, batedeira, liquidificador, micro-ondas, ferro de passar roupa, entre outros, são produtos que as pessoas procuram para melhorar a rotina da casa.

A categoria é ampla, consequentemente, a variação de preços também é maior. Então, a escolha do que levar para o seu mix de produtos dependerá da sua capacidade para investir no estoque.

2. Ferramentas

O nicho de ferramentas pode ser uma opção do que vender no Mercado Livre se você conhecer bem as opções de produtos. Isso porque você vai lidar com profissionais que entendem sobre os equipamentos e peças, e também o público leigo.

Uma estratégia para direcionar as vendas é montar kits maiores com preços atrativos para profissionais que precisam constantemente de estoque. Assim, você eleve o seu ticket médio

3. Celulares e telefones

Os celulares, especificamente os smartphones, não poderiam faltar nessa lista do que vender no Mercado Livre, concorda? 

Um estudo da IDC Brazil Mobile Phone Tracker registrou uma queda nas vendas no setor, no segundo semestre de 2023. O relatório ainda destaca que os celulares de até R$ 999 foram os mais vendidos e o ticket médio dos smartphones foi de R$ 1.543 no período.

Para 2024, a expectativa é que o mercado retome o crescimento. Os aparelhos com tecnologia 5G são os destaques, segundo o estudo.  

4. Beleza e cuidado pessoal

O público feminino pesquisa ativamente na internet os itens de beleza e cuidado pessoal que deseja comprar em busca do melhor preço. 

Se você gosta desse nicho, escolha uma área, por exemplo, maquiagem e inclua as marcas no seu mix. O segredo para manter as vendas em alta é planejar o estoque com precisão para manter os anúncios sempre ativos. 

5. Calçados, Roupas e bolsas

Nos últimos dois anos, os preços no setor de vestuário aumentaram. A alta no varejo leva as pessoas para a internet, o que faz com que investir nos setores de calçados, roupas e bolsas seja uma boa opção.

Por isso, também é uma ótima escolha do que vender no Mercado Livre. Para ter uma boa evolução, escolha uma área para explorar, pesquisar fornecedores de qualidade e conseguir preços competitivos para fazer frente à concorrência.

Segurança para comprar e vender no Mercado Livre

São tantos novos marketplaces e lojas virtuais no setor de e-commerce, que os casos de fraudes e sites falsos tornaram-se ocorrências frequentes. 

Devido a esse problema, os consumidores escolhem os marketplaces mais conhecidos ou lojas nos que já compraram e confiam para fazer suas compras online.

No Mercado Livre, o vendedor pode apresentar seus produtos com a confiança dos consumidores, além de oferecer um meio de pagamento seguro pelo Mercado Pago e envio pelo Mercado Envios, o que facilita todos os processos.

Por estar em um ambiente de grande visibilidade e com estrutura para vender cada vez mais, o auxílio de um sistema de gestão se faz necessário para controlar a entrada e saída de produtos, gestão de anúncios, perguntas, estoque e também controle de preços e frete.

Leia mais >>> Sistema de gestão empresarial: o que é e como escolher o melhor.

Gerenciando as vendas no Mercado Livre

Agora que você sabe o que vender no Mercado Livre, é fundamental pensar no gerenciamento das vendas. 

Com o auxílio de um ERP, como o do Bling, você faz a integração direta com o marketplace do Mercado Livre e tem acesso à estrutura necessária para facilitar a gestão de vendas e aumentar o desempenho da sua loja. 

Além disso, o sistema unifica o controle de estoque, caso você venda em outros marketplaces, otimizando o acompanhamento e facilitando as atualizações.

O processo do faturamento e a liberação do envio pela transportadora ainda são mais ágeis para que o seu cliente receba o pedido em casa o mais rápido possível.

Quer entregar esse nível de eficiência no mercado? Faça o teste gratuito do Bling por 30 dias e veja na prática como o sistema pode ajudar seu negócio crescer!