Como vender na Leroy Merlin Marketplace: conheça os benefícios!

19 junho, 2025

Como vender na Leroy Merlin Marketplace

Principais aprendizados

  • O Marketplace da Leroy Merlin é o número 1 em buscas do segmento de Casa e Construção, com mais de 20 milhões de acessos mensais, 3,3 milhões de pesquisas orgânicas no Google e 2,5 milhões de clientes cadastrados apenas no aplicativo de vendas da empresa;
  • alguns dos principais benefícios de vender na Leroy Merlin são a visibilidade e credibilidade de associar sua marca a uma gigante do segmento. Além disso, você desfruta de um suporte especializado para auxiliá-lo em todas as vendas, segmentação bem definida e total liberdade operacional;
  • o Marketplace da Leroy Merlin funciona de forma ligeiramente diferente dos demais. A empresa não oferece ferramentas para a gestão de e-commerce e processos logísticos. Ou seja, você precisa providenciar uma estrutura que assegure controle e entrega dos produtos.

Já conhece a central de integrações do Bling? Conecte seu negócio e venda mais no Marketplace da Leroy Merlin!

Não é novidade para ninguém que o uso das redes já é fundamental para negócios físicos ou digitais. Portanto, se o seu nicho é o de artigos para casa — da obra à decoração —, entender como vender na Leroy Merlin Marketplace pode ser uma ótima estratégia para alavancar suas vendas.

Veja, por exemplo, os dados do Statista: em 2023, um marketplace do Brasil recebeu mais de 440 milhões de visitas mensais. Em 2024, 88% dos brasileiros compraram pelo menos uma vez por mês pela internet. Ou seja, não investir em vendas em marketplace representa uma perda significativa para o seu negócio — um risco que você não precisa correr!

Se quer saber mais sobre como vender no Marketplace da Leroy Merlin, este artigo é especial para você! Continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber para ser um vendedor parceiro de um dos home centers mais visitados do país.

O que é Leroy Merlin?

A Leroy Merlin é uma rede multinacional francesa de materiais de construção, acabamento, jardinagem, bricolagem e decoração. No Brasil, a empresa atua desde 1998 e, desde então, inova no setor. Seu principal diferencial é que, além de oferecer insumos, presta serviços de consultoria, instalação de equipamentos, atendimento personalizado e reformas, por exemplo.

O que é Leroy Merlin Marketplace? Como funciona?

Em 2018, a Leroy Merlin lançou o próprio Marketplace — uma plataforma integrada de vendas para empreendedores sem relação negocial direta com a empresa. Resumidamente, é um site que reúne vendedores e seus produtos e os apresenta a um público já segmentado.

E, se você deseja saber como vender na Leroy Merlin Marketplace, precisa conhecer seu funcionamento, que é diferente dos demais. O primeiro ponto de atenção é que, neste, ao contrário dos outros, a empresa não oferece ferramentas para gestão de e-commerce ou processos logísticos.

Em outras palavras, a Leroy Merlin fornece a plataforma para cadastro dos produtos, mas a responsabilidade pelos envios é totalmente dos vendedores. Dessa forma, sua loja precisa ter estrutura para impressão de etiquetas de envio, emissão de notas fiscais, expedição dos pedidos, entrega das mercadorias, além do gerenciamento de trocas e devoluções.

Por um lado, essa característica do Marketplace pode ser muito positiva ao oferecer controle completo sobre o processo de entrega, políticas de frete e práticas logísticas próprias. Contudo, organizar essa operação exige um investimento inicial do lojista, o que pode limitar o uso da plataforma por pequenas empresas.

Quem pode vender na Leroy Merlin? Veja requisitos

A Leroy Merlin estipula alguns requisitos para quem deseja vender em seu Marketplace. Para ser um anunciante, você deve:

  • possuir CNPJ ativo;
  • oferecer serviços logísticos próprios, com entregas em todo o território nacional;
  • ter EAN (código de barras) para todos os produtos;
  • anunciar somente produtos que se encaixam em uma das categorias disponíveis no Marketplace.

Posso vender na Leroy Merlin sem CNPJ?

Não. No momento, o CNPJ ativo é um requisito obrigatório para quem deseja compor o time de vendas no Marketplace da Leroy Merlin. Se você deseja realmente integrar a plataforma, uma das alternativas é a abertura de uma MEI — Micro Empresa Individual.

O que vender no Marketplace Leroy Merlin?

Tão importante quanto saber como vender na Leroy Merlin Marketplace é saber quais produtos são aceitos na plataforma. Basicamente, você pode vender praticamente tudo o que é relacionado ao universo de casa e construção, da obra à decoração, como:

  • áudio, vídeo e TVs;
  • banheiros;
  • cama, mesa e banho;
  • ar e ventilação;
  • decoração;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis;
  • ferramentas;
  • informática;
  • iluminação;
  • materiais de construção;
  • materiais hidráulicos;
  • móveis.

A marca é bem taxativa ao informar, no formulário de cadastro, que não permite a venda de artigos de vestuário, perfumaria, peças automotivas, brinquedos, produtos esportivos, produtos para animais de estimação e produtos usados.

Ou seja, o Marketplace é realmente voltado para o segmento de materiais, equipamentos, acessórios e utilidades para o lar.

7 benefícios de vender na Leroy Merlin

Agora que você sabe mais sobre o que é a Leroy Merlin e as funcionalidades do seu Marketplace, é natural pensar nas vantagens que esse modelo de vendas oferece ao seu negócio. Por este motivo, selecionamos os principais benefícios. Conheça alguns a seguir.

1. Alta visibilidade e credibilidade

A Leroy Merlin é uma das maiores redes de varejo de materiais de construção e decoração do Brasil, o que, por si só, já impulsiona tanto a visibilidade quanto a credibilidade da sua marca.

2. Público altamente segmentado

O Marketplace é focado em clientes que já buscam itens específicos para a casa ou construção. Ou seja, você não precisa investir na captação e segmentação de público: basta anunciar o seu produto!

3. Aumento de vendas e de alcance

A plataforma permite atingir clientes em todo o território nacional, mesmo que a operação da sua loja física seja regional. É como um canal de expansão digital e com valor inicial de investimento bem reduzido.

4. Integração de ERP e automação

A Leroy Merlin permite a integração de softwares ERPs (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) como o Bling: essa conexão facilita a emissão de notas fiscais, atualização de estoque e gestão de pedidos.

5. Suporte e acompanhamento

A Leroy Merlin oferece suporte especializado para os vendedores, tanto na integração inicial quanto no acompanhamento do desempenho. Além disso, a plataforma disponibiliza relatórios de desempenho e dados de venda.

6. Custo-benefício competitivo

A mensalidade para fazer parte do Marketplace é bastante acessível (R$ 49,00 mensais) e a comissão por venda é fixa em 18% para todas as categorias de itens. Outro benefício de vender na Leroy Merlin é que você não precisa investir em publicidade própria para atrair tráfego inicial.

7. Liberdade operacional

Uma decisão como vender na Leroy Merlin Marketplace é extremamente estratégica para empresas que desejam controle total das operações: preços, controle de vendas e estoque, envio e atendimentos são completamente isolados, o que permite personalização da logística.

Como vender na Leroy Merlin Marketplace?

Neste tópico, vamos explicar, na prática, como vender na Leroy Merlin Marketplace, com um passo a passo simples. Confira os 4 passos:

1. Acesse o site do Marketplace

No site da Leroy Merlin Marketplace, clique em “Venda com a gente”.

2. Preencha o formulário de cadastro

Nesta etapa, você precisa informar:

  • nome;
  • telefone;
  • e-mail;
  • razão social e nome fantasia da loja;
  • CNPJ;
  • categoria de produtos que vende;
  • se os produtos possuem EAN e quantos têm esse código;
  • qual ERP utiliza para a integração da sua loja com o Marketplace.

3. Aguarde o contato da empresa

Em até 2 dias úteis, a equipe de especialistas da Leroy Merlin entra em contato com você, por e-mail ou telefone, para orientar sobre o contrato e o uso da plataforma.

4. Configure sua loja e comece a vender

Com o seu cadastro aceito, você já pode acessar o site como vendedor, cadastrar seus produtos e começar a vender.

E pronto! Sua loja já está apta a vender diretamente pelo Marketplace da Leroy Merlin! A partir daqui, você só precisa acompanhar os números e desenvolver uma estrutura logística para atender às demandas.

3 estratégias para vender mais na Leroy Merlin

Compreendido como fazer parte do Marketplace da Leroy Merlin, o próximo passo é desenvolver boas estratégias para vender mais. Para ajudar, selecionamos 3 formas para começar:

1. Cadastre produtos otimizados para SEO

A forma de apresentar seus produtos faz toda a diferença na hora de vender. Utilize títulos descritivos e atrativos, capriche na descrição dos produtos e utilize palavras-chave estratégicas para atrair clientes com apoio do SEO. Uma boa imagem também é fundamental na hora de anunciar!

2. Ofereça frete competitivo e ágil

O público da Leroy Merlin Marketplace valoriza entregas rápidas e com preço justo, portanto, lembre-se de assegurar essas qualidades — são características que afetam diretamente seu posicionamento na plataforma.

3. Aproveite produtos sazonais e kits de valor agregado

A Leroy Merlin tem um apelo forte em épocas específicas, como fim de ano ou datas promocionais, quando as pessoas resolvem reformar ou redecorar a casa. Invista em produtos e kits temáticos e tenha atenção redobrada nos estoques.

Aliás, como já mencionamos, as questões de estoque e logística são aspectos de atenção se você deseja utilizar a Leroy Merlin. E, para ajudar nesse aspecto, preparamos um tópico específico — a seguir!

Como fazer um bom controle de vendas e estoque no Marketplace da Leroy Merlin?

Não basta saber como vender pelo Marketplace da Leroy Merlin. Se você considerar que a plataforma não oferece gestão de logística e estoque, é crucial manter um bom controle sobre esses aspectos para evitar problemas. E, para ajudar nesse assunto, veja nossas dicas:

  • acompanhe os pedidos diariamente para não perder nenhuma venda ou atrasar o envio;
  • mantenha seu estoque atualizado para evitar faltas ou excessos desnecessários;
  • acompanhe os relatórios e métricas para compreender o que funciona ou não;
  • automatize a emissão de notas fiscais e etiquetas;
  • crie alertas para produtos em baixa quantidade no estoque;
  • sincronize sua conta do Marketplace com outros canais de venda.

Estes são apenas alguns passos que você pode adotar para controlar suas vendas e estoque, não apenas na Leroy Merlin, como em outros Marketplaces.

À primeira vista, essas ações parecem complexas e difíceis de executar — e realmente serão, se você não contar com um bom sistema de ERP. Contudo, graças ao Bling e à integração com o Marketplace, você não precisa se preocupar!

Veja, na tabela a seguir, como o Bling ajuda você a manter controle sobre vendas e estoque:

Controle de vendas e estoque com ERP Bling x Sem ERP

Integração Bling + Marketplace Leroy Merlin: essencial para sucesso nas vendas

Depois de entender como vender na Leroy Merlin Marketplace, o próximo passo é integrar o seu negócio a essa plataforma para turbinar as vendas e aproveitar os mais de 20 milhões de acessos mensais ao site!

O próprio site da empresa recomenda o uso de integrações com sistemas de gestão e conta com muitas opções de ERPs para conectar seu negócio. E é claro que o Bling está na lista!

Além de oferecer controle de estoque, gerenciamento de pedidos, impressão de etiquetas, emissão de notas fiscais e integrações com serviços logísticos diversos, com a integração Bling + Leroy Merlin, você faz:

  • exportação de produto para o Marketplace: cadastre seus produtos no Bling e envie para sua loja na Leroy Merlin com todas as informações;
  • importação de pedidos de venda para o Bling;
  • exportação de dados de envio para a Leroy Merlin: nota fiscal, código de rastreamento e status da entrega;
  • sincronização de preços e estoque.

Faça parte do site nº 1 em buscas no segmento de casa e construção, com todo o suporte que só o Bling pode oferecer! Quer saber como podemos te ajudar? Teste nosso ERP por 30 dias gratuitamente!

FAQ

• Posso vender na Leroy Merlin sem CNPJ?

Não. Para vender no Marketplace da Leroy Merlin, você precisa obrigatoriamente ter um CNPJ ativo, mesmo que seja de MEI. A empresa exige que os vendedores sejam pessoas jurídicas para oferecer mais segurança nas transações e garantir emissão de notas fiscais.

• O que é o Leroy Merlin Marketplace?

O Leroy Merlin Marketplace é uma plataforma online para lojistas. Nessa plataforma, as empresas anunciam e vendem seus produtos diretamente aos consumidores, com aproveitamento da visibilidade da marca. Funciona como um shopping virtual dentro do site da própria marca.

• Quais os benefícios de vender na Leroy Merlin?

Alguns dos principais benefícios de vender na Leroy Merlin são:

  • acesso a uma base sólida de clientes;
  • credibilidade da marca;
  • suporte técnico para vendedores;
  • integração com ferramentas de gestão;
  • visibilidade nacional;
  • mensalidade e comissão acessíveis.

• Como fazer o controle de vendas e estoque?

O controle de vendas e estoque pode ser feito por meio de sistemas de gestão (ERPs) para se integrar à plataforma. É importante atualizar o estoque constantemente, monitorar os pedidos e gerar relatórios periódicos para evitar rupturas e garantir uma boa experiência ao cliente.

• Estratégias para vender mais na Leroy Merlin?

O primeiro passo para vender mais na Leroy Merlin é investir em boas fotos e descrições dos seus produtos. Pratique preços competitivos, mantenha um bom prazo de entrega e responda às dúvidas o mais rapidamente possível para manter a experiência de compra positiva para os clientes.

Buscar no Blog